Sublimação – Como recarregar cartuchos

 Esta semana iniciarei uma sequência de posts falando mais especificamente sobre o processo de sublimação.

O que é necessário para fazer estampas de sublimação?Computador

Se você pensa em começar a fazer sublimação, você precisa de um computador, uma prensa térmica e uma impressora. Simples, não? Veja este post e comece a entender este processo simples de se fazer e rentável para você que quer abrir o seu negócio.

É recomendado usar as impressoras da Epson pois elas permitem que seja feita a recarga individual das tintas, sendo assim, podemos usar cartuchos recarregáveis que nós mesmo podemos recarregar manualmente.

Prensa térmica

Como funciona o sistema de recarga manual?

Para que possamos fazer a sublimação em tecidos, pratos, canecas, precisamos de uma tinta diferente da tinta comum das impressoras. A tinta utilizada nesse processo é a tinta para sublimação, e a recarga você faz diretamente no cartucho sem precisar mandar para assistência técnica.

 Como faço para recarregar os cartuchos?

É muito simples, basta retirar o cartucho vazio da impressora (1), retirar uma tampa que está sobre o cartucho (2), aplicar a tinta para sublimação através de uma seringa(3),  e recolocar o cartucho na impressora.

Recarregar cartuchos

  O vídeo abaixo, mostra detalhadamente como recarregar cartuchos com tinta para sublimação.

 Muito Simples! No próximo post, falarei um pouco mais sobre prensa térmica e como ganhar dinheiro!!

Gostou deste post? então comente! Dê a sua sugestão!

51 comentários em “Sublimação – Como recarregar cartuchos

  1. Opa!
    Primeiro de tudo parabéns pelo ÓTIMO site.
    Eu fiz as coisas bem como está dizendo no video, porém a impressora parou de imprimir. O cara que me vendeu os cartuchos disse que é pq entrou ar no cabeçote, que era pra eu usar os cartuchos abertos (sem as borrachinhas)que eu preciso ficar “limpando os cabeçotes”. Depois de limpar umas 20 vezes, consegui imprimir. Ficou bem boa a impressão, mas logo parou de novo.  Existe alguma forma de impedir que isso aconteça? Já gastei mais da metade de cada frasco de tinta APENAS limpando os cabeçotes.

    • Boa tarde Rafael,
      Agradeço as considerações ao portal da sublimação!

      Bom, concordo com o que o vendedor te disse em tirar as borrachinhas do cartucho para imprimir pois elas impedem a entrada de ar dentro do cartucho criando vácuo nele e impedindo a impressora de puxar a tinta, fica o conselho! Em relação ao problema de a impressora não imprimir, pode ser sim pela entrada de ar no cabeçote, isso pode acontecer por dois motivos: 1 – a tinta pode ter acabado durante a impressão e ao invés da impressora puxar a tinta, ela acabou puxando ar, isso é normal acontecer, fica a dica de verificar sempre os níveis de tinta direto na impressora, e 2 – pode acontecer de a borrachina que controla a saída de tinta no bico do cartucho estar com algum defeito e a impressora não conseguir puxar a tinta direito, isso raramente acontece, neste caso entra em contato com o fornecedor solicitando a assistência técnica, é bem provável que você consiga trocar os cartuchos.

      Acho que é isso, se você ainda tiver dúvida, os comentários estão abertos, e pode ficar a vontade!
      Obrigado por visitar o portal da sublimação, e fica o convite de acompanhar a gente no facebook… facebook.com/portaldasublimacao
      grande abraço!

  2. Olá, Luiz

    Estou querendo começar um negócio em casa com sublimação e tenho ” N ” dúvidas, porém uma delas é a seguite. Comprei uma impressora da epson normal na Kalunga, quero saber se posso fazer esse processo de traca de cartuchos nela e se ela funcionará normalmente??
    Ou você me recomenda comprar uma já certa para esse função??

    desde já agradeço

    • Olá Kelly,

      Neste caso teria que se verificar qual é o modelo da impressora que você comprou… acredito que é possível sim, pois as impressoras epson possuem cartuchos individuais, sendo assim é só substituir o cartucho da impressora e colocar um cartucho recarregável possibilitando o uso da tinta para sublimação. Você encontra tanto a tinta quanto os cartuchos na Metalnox, fica a dica!!!

      até mais!!!

  3. OLÁ
    ESTOU TENTANTO ENTRAR NO RAMO DA SUBLIMAÇÃO. COMPREI UMA IMPRESSORA HP OFICEJET ALL J3600. CUJOS CARTUCHOS SÃO 21 C9351A E 22 C9352A. PERGUNTO EU POSSO USAR ESTA IMPRESSORA PARA O PROCESSO DE SUBLIMAÇAO COMPRANDO CARTUCHOS ESPECÍFICOS PARA SUBLIMAÇÃO?. DESDE JÁ AGRADEÇO O RETORNO

    • Oi Ana Rita.

      Até onde eu sei, algumas impressoras da HP (que é o seu caso) possuem o cartucho com as tintas coloridas todas juntas… Não sendo possível utilizar a tinta para sublimação, outro ponto que devemos analisar, é o fato de a tinta ser um pouco densa para os cartuchos da HP podendo aumentar as chances de entupimento de cabeçote de impressao.
      O aconselhável é utulizar impressoras da epson…

      Até mais Ana!

  4. Quero parabenizar pelo site, está ótimo e queria tirar umas duvidas eu possuo uma impressora Epson Stylus tx410 com bulk-in de quatro cores, uso tinta comum para realizar meus trabalhos, só que um conhecido meu me pediu uma ajuda pois ele precisa fazer 1000 copias de um desenho para colocar em sacolas, ele me disse que me dá os pápeis para isso e me pagaria pelo serviço, só que eu vi que vem a ser uma outra tinta então eu teria que comprar 4 frascos desta tinta de sublimação, a minha pergunta seria como faço para tirar a tinta comum e colocar essa outra no bulk e para imprimir 1000 copias do tamanho de uma sulfite A4? minha impressora consegue fazer isso? essa tinta vai prejudicar minha impressora? depois poderei voltar a colocar tinta comum?  quanto eu gastaria com tinta eu vi pela net que um frasco com 100 ml esta 45,00 reais.
    Obrigado pela atenção aguardo contato.

    • Obrigado Rogério!

      Acredito que vai depender da sua necessidade posterior, você poderia comprar uma impressora mais básica como uma T40 e continuar a fazer trabalhos através de sublimação. Caso você não venha realizar mais trabalhos com sublimação, basta você esvaziar os cartuchos que tem a tinta original, mandar algumas impressões para acabar com a tinta que restam nos cartuchos, colocar a tinta sublimatica e realizar limpezas de cabeçote e impressões até a impressão sair corretamente. Faça o mesmo para trocar pela tinta normal novamente.

      Certo?
      Muito obrigado pelos parabéns!

  5. Boa noite Luiz!
    Adorei as dicas, os alertas que seu blog nos disponibiliza. Te agradeço por isso.
    Bem, eu gostaria de fazer uma pergunta bem simples e até um pouco boba, mas melhor fazer do que ficar calada. Tenho uma Tx125 e fui tentar fazer a impressão sublimática. A imagem saiu completamente horrivel, algo entre azul, e depois amarelo esverdeado, saturado quase. Depois de muito stresse descobri com as verificações de jato de tinta que o magenta provavelmente estava entupido. Estou em dúvida se retiro o cartucho e tenho de alguma forma, desentupir, mas fico receosa, afinal, se estragar, vai ser mais uma dor de cabeça. Então, você tem alguma dica de como desentupir esse ‘cabeçote’ ou cartucho?
    Obrigada!

    • O que eu indico é não usar essa Tx125, pois é uma impressora multifuncional, aconcelho você deixar essa impressora para imprimir documentos e outras impressões e comprar um t25, por exemplo, para fazer sublimação.

  6. tenho interesse em sublimação em sandalias havaianas,queria saber se tem um curso q equipamento comprar ,tudo sou leigo e minha necessidade compreende produzir ate os transfers devido os motivos.obrigado.

    • Olá élio

      Não precisa de curso para fazer sublimação, mas comprando com a Metalnox os produtos, você pode ganhar um DVD de treinamento que ajuda um bocado para quem está começando.

  7. tenho interesse em sublimação em sandalias havaianas,queria saber se tem um curso q equipamento comprar ,tudo sou leigo e minha necessidade compreende produzir ate os transfers devido os motivos.obrigado.aguardo contato.

  8. boa tarde

    eu uso a impressora epson t50 e agora quando ela imprimi esta saindo uns pontinhos pretos sobre a imagem e continuam no restante da folha sendo asssim quando faço a sublimação nos produtos os mesmo ficam com falhas por causa desses pontinhos pretos . o que devo fazer ja fiz a limpeza de cabeçote verificação  de jatos e os cartuchos estão corretos e com tintas
    .fico no aguardo do seu socorro .abraços

    • é que as impressoras têm uns aneis de metal que “empurram a folha para frente” estes aneis encostam no papel sublimático e acabam borrando a impressão, o que pode solucionar é tirando esses anéis da impressora, mas não posso te dar certeza se é o jeito certo de fazer. Talvez uma outra impressora possa resolver, use essa para impressões normais.

  9. O site é ótimo tirou bastante minhas dúvidas. Porém ainda tenho algumas…
    Qual o tipo de papel usa p/ imprimir com a tinta sublimática(tranfer?)? E se possível, quais modelos de impressora Epson vc me recomenda a comprar?
    Desde já agradeço!

    • Eu uso a Epson T1110 é excelente, e se você precisa de uma impressora para tecidos de algodão, é aconselhável ter duas impressoras, uma pra sublimação e outra para transfer de algodão.

  10. Boa Tarde!
    Muito bom esse artigo, esclareceu muito minhas duvidas; mas ainda tem uma coisa que eu gostaria de saber: tenho uma impressora Canon IP2700 com cartuchos 210 black e 211 Color. dá pra carregar com tinta para sublimação nesses Cartuchos ?

    • Não dá, pois esses cartuchos entopem fácil fácil com a tinta sublimática, você só vai ter problemas, use uma impressora epson que você não vai se arrepender.

  11. Parabéns pelo seu site,nos ajuda muito
    Queria uma informacao tenho a impressora epson t25,gostaria de saber se realmente preciso comprar o BULKIN ou a tinta pode ser colocada no cartucho com seringa?a qualidade da impressão é a mesma?
    obriga
    Selma

  12.   Parabéns pelo trabalho Luiz. Estou entrando no ramo de foto produtos, tenho uma impressora Epson Stylus PHOTO R200, queria saber se ela serve para trabalhar com sublimação? Obrigado… 

    • Pelo modelo, acredito que você deva ter ela há algum tempo… ela dá pra ser usada sim, mas tem que ter os cartuchos recarregáveis para ela, eu te aconselho a comprar uma impressora mais nova para isso…

  13. tenho uma epson T1110 com bulking e trabalho com tinta sublimatica, mas as vezes preciso imprimir com tinta normal (cartuchos originais) e depois voltar a usar o bulking com tinta sublimatica.. É possivel fazer a troca sem prejudicar a impressora? e como faço a troca?

    • Não é bom fazer isso, pois faz com que misture tinta sublimática com tinta convencional na cabeça de impressão.
      O correto é você ter duas impressoras, uma para sublimação e outra para impressões comuns

  14. Bom dia Luís…

    Então recapitulando…A impressora deve ser Epson.Mas a minha dúvida gira em torno do sistema de cartuchos, o que é Bulk Ink?É melhor que os cartuchos fiquem externos ou internos?Eu já compro uma impressora preparada ou posso preparar? é complicado fazer isso?To encontrando Impressora T25 muito cara para o modelo.

    aguardo seu breve retorno.

    Grata 

  15. Olá. Sou novo no ramo de sublimação e estou com um pequeno problema, tenho uma impressora epson t1110 e comprei alguns transfer com a descrição para ser usado em produtos rígidos, mas precisava fazer um serviço em tecido, a impressora imprime bem nesse tranfers e ele funciona muito bem em caneca mas no tecido a impressão sai bem clara, ai comprei no mesmo lugar (fornecedor X) um transfer que tinha a descrição para ser usado em tecido, bom a cor sai totalmente no papel cores bem vivas mas na hora de imprimir onde tem a cor preta borra, como se a tinta não secasse direito, comprei outro tranfer em outro lugar e a impressão tb sai clara.
    Poderia me ajudar? Não sei o que fazer. Obrigado.

    • Transfer para superfície rígida é diferente de transfer para sublimação ou até mesmo para o tecido.
      Se você quer estampar uma camiseta ou qualquer tipo de tecido, você terá que verificar qual é a composição do tecido e assim, comprar o transfer necessário para o tipo de tecido. Os dois tipos mais usados é o algodão e o poliéster, para o algodão, existem vários tipos de transfer para serem impressos em jato de tinta e laser todos os transfers se usados corretamente, devem dar bons resultados, desde que comprados em um fornecedor de confiança e que ofereça produtos de qualidade, eu por exemplo, compro com a Metalnox Foto Produtos e nunca tive problemas, confio na empresa e nos produtos deles, e sempre que preciso de ajuda, eles me dão um suporte excelente. Tirei o nome do fornecedor que você citou para não haver discussões desnecessárias. Mas deixo aqui a minha dica.

    • Se for tratar de rapidez e diversidade de aplicações compensa comprar a epson T1110 que imprime A4 e A3, fora isso, qualquer outra impressora é válida comprar, dou destaque para a T33

  16. Boa noite,
    Luiz, estou começando a trabalhar com sublimação, comprei a impressora e a prensa de caneca. Ao instalar a impressora surgiu uma dúvida: A impressora é uma epson T33, ela vem com cartuchos originais para a impressão e instalação, dúvida: os cartuchos originais são de tinta sublimática? Posso instalar a impressora e usar a tinta dos cartuchos originais para os primeiros trabalhos com sublimação? Grata pela atenção, seu site tem esclaracido várias dúvidas
    Att Luciana

    • Claro que não Luciana, é como está neste post, você precisa colocar um cartucho recarregável com tinta sublimática. As tintas que estão no cartucho original é tinta pigmentada e não serve para sublimação.

      • Nossa coloquei os cartuchos originais e imprimi duas folhas !!! Ai que vi que a tinta nao é sublimatica como fazer agora pra colocar a tinta sublimatica!!??  estou preocupada e sem  saber o que fazer

        • Olá Angelica. Com relação ao seu problema, provavelmente você utilizou os cartuchos originais que acompanham a impressora. Certo?
          Você deverá subsitituí-los por cartuchos recarregáveis e realizar o procedimento de limpeza de cabeçote por aproximadamente três vezes. Os cartuchos originais são lacrados e não devem ser perfurados para recarregar a tinta. O seu fornecedor com certeza disponibiliza os recarregáveis para venda.
           
          Espero ter esclarecido sua dúvida.
          Obrigado pela sua participação. 

  17. Oi, tenho uma epson T42 com tinta sublimática. Qdo faço uma impressão a gravura sai com cores claras, já fui nas configurações e mesmo assim na hora de imprimir as imagens saem com tonalidades opacas e qse sem cor. Será se a tinta que veio junto dessa impressora é de má qualidade? Já levei num técnico e ele disse que não havia nada de errado com os bulk inks, pediu que eu trouxesse a impressora para testar ela novamente. Contudo continua do msmo jeito.

    • Olá, Nathana. Tudo bem?

      Obrigado por visitar o Portal da Sublimação, espero que tenha gostado.

      Verifique se a sua tinta é sublimática, e os cartuchos também.
      Além disso, use sempre papel próprio para sublimação, pois ele absorve menos tinta, papéis comuns absorvem a maior parte da tinta.

      Espero tê-la ajudado.

  18. tenho uma impressora tx125 que utilizo com tinta comum, porem quero mudar ela para sublimática, basta apenas botar so cartuchos com a tinta sublimática e fazer as limpezas? daria certo? obrigado.

    • Olá Antonio. É isso aí mesmo. Basta você eliminar toda a tinta pigmentada da impressora através de limpezas de cabeçote e posteriormente trocar os cartuchos, originais ou não, por cartuchos recarregáveis e com tinta sublimática. Após instalá-los, faça algumas limpezas novamente, dessa vez para que a tinta sublimática circule pelos tubos de impressão e uniformemente. Pronto, você já pode iniciar os trabalhos com sublimação. 

  19. Olá! Parabéns pelo Blog, muito bom.
    Em relação aos cartuchos recarregáveis, essa borrachinha tem que voltar para o cartucho quando acabarmos de imprimir? Ou fica fora constantemente?
    Mais uma dúvida: tinta corante serve para impressora epson que tenha o símbolo Dura Brite?
    Agradeço muito.
     
     

    • Olá Leila. Gostaríamos de agradecer a sua participação aqui no blog e também agradecer pelos elogios feitos. Sempre que tiver dúvidas ou sugestões, fique a vontade pra participar. O blog também é seu.

      Com relação ao seu questionamento, creio que a “borrachinha” que cita, é a da imagem detalhada no post. Certo? Após fazer a recarga com tinta sublimática, você a elimina  pois ela não é necessária. Não tem problema algum o cartucho ficar sem.

      Sobre a sua outra dúvida, para sublimação somente a tinta sublimática é que serve para sublimação. Ela pode sim, ser utilizada na sua impressora.

      Obrigado mais uma vez pela sua participação e se tiver qualquer outra dúvida fique a vontade em deixar seu comentário. Não deixe de conferir também, nossos novos posts sobre oportunidades com a sublimação e confira as dicas que podem aperfeiçoar ainda mais seu trabalho. Forte abraço!

    • Olá Bartolomeu. Toda e qualquer impressora que possui tinta pigmentada precisa de limpeza de cabeçotes para aceitar a tinta sublimática. Você pode utilizar os cartuchos recarregáveis compatíveis com o modelo do equipamento e recarregar com tinta sublimática. Com ele instalado na impressora basta realizar algumas limpezas até que o resultado seja satisfatório. Sobre o modelo de impressora citado, podemos dizer que esse é um equipamento mais simples se for comparado com outros existentes no mercado. Por isso, não poderá exigir os melhores resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

8 + nove =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>