O que é sublimação?

O Portal da sublimação está aqui para esclarecer suas dúvidas!

Muita gente se pergunta como funciona as coisas, até mesmo antes de eu conhecer esse mundo mágico e lucrativo dos foto produtos, eu ficava me perguntando “como que eles fazem para a foto ficar estampada na caneca, como que acontece para a caneca ficar bonita e encantar tanta gente (inclusive eu que estou aqui ainda encantado com tanta vantagem de saber como se faz isso)".

Depois que eu descobri como se faz para fazer a caneca e vários outros foto produtos, me veio outra dúvida corriqueira que não queria mais sair da minha cabeça:O que acontece para a tinta que está no papel ficar grudada na caneca? Sim! O que rola ali, nas entrelinhas do papel com a superfície lisa e brilhante da foto-caneca? Fiquei um bom tempo me coçando e me perguntando: O que de fato acontece naqueles 3 minutos que nós esperamos para que a tinta saia do papel e fique grudada na caneca? O que realmente é a sublimação?

E o que eu fiz? Fui atrás dessas respostas, e acabei descobrindo… o que é a tal da sublimação? E acabei sabendo o que acontece… um processo bem interessante, algo que nunca eu tinha imaginado que fosse, e que realmente é! Continue lendo que eu explico para vocês como funciona!

O que é Sublimação?

Para quem ainda lembra as aulas de química vai recordar das aulas de mudanças de fase da matéria como condensação, solidificação, liquefação e sublimação… Mas vamos ao que nos interessa: Sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo estado líquido.  Como por exemplo, a naftalina, que se evapora diretamente de seu estado sólido. Na estampa sublimática, bastante utilizada na confecção de foto produtos, acontece o mesmo processo. A tinta para sublimação que está no papel transfer em seu estado sólido entra em contato com o tecido ou superfície do foto produto e através de calor e pressão que evapora penetrando nas fibras do tecido, ou demais superfícies. Para ser mais claro veja essas imagens:

sublimação

Como vemos nesta imagem, temos o papel transfer (Sublimático), a camada de tinta e a superfície do foto-produto (neste caso usei um tecido como exemplo) o material a ser estampado deve ser poliéster pois sua absorção é alta para esse pigmento obtendo-se melhores resultados.

Pigmentação por sublimação

 

Quando expostos a altas temperaturas a tina sublimática (como já diz o nome) ela sublima, ou seja, ela passa de seu estado sólido diretamente para o gasoso, e se estiver em contato com alguma superfície que absorva essa tinta (caso do foto produto), o vapor irá penetrar nas fibras de poliéster da camiseta ou na resina de poliéster que está presente nos pratos e nas canecas personalizáveis tingindo essas superfícies.

Foto produto sublimado

 

Resumindo tudo: A tinta que estava no papel evaporou e migrou para as fibras ou resina de poliéster presente nos foto produtos, que voltou ao seu estado sólido quando em contato com essas superfícies!

Muito fácil isso, não é! Quais dúvidas que vocês leitores do portal têm que ninguém teve paciência de explicar? O que vocês acharam desse post? Comentem, perguntem, opinem! É vocês, leitores do nosso portal, que farão dele um grande site de relacionamentos, conhecimento e aprendizagem sobre foto produtos!

391 comentários em “O que é sublimação?

  1. Muito bom o artigo Luiz!
    Realmente o processo é muito simples.
    Minha dúvida é se esse processo pode ser feito em camisas de algodão, e quais são os prós e os contras!

    Obrigado, e parabéns!

    • Obrigado Danilo!

      Como você mesmo falou, isso é bastante simples de fazer sim, e quando sabemos como funciona o processo, parece mais fácil ainda.
      Quanto a sua dúvida em relação à aplicação no tecido de algodão, eu não recomendo usar a sublimação para ele. A transferência irá acontecer em alguns casos, porém a qualidade da aplicação é muito inferior, pode ser que a transferência aconteça no algodão, mas quando você for lavar a camiseta, a tinta será removida como se fosse uma mancha de sujeira. Por isso o poliéster é utilizado para a sublimação, os pigmentos da cor fixam nas fibras do tecidos e não saem, são iguais as camisas de futebol, os abadás usados no carnaval, etc. eles são estampados através do processo de sublimação.

      Obrigado pela sua participação no blog!

    • Ola. Tenho uma duvida quanto a preparação do poliéster para o processo de sublimação. você pode me dizer se o poliéster recebe algum tratamento antes de receber o corante, e qual o nome desse produto utilizado,?? pois trabalho com isso, e em alguns testes percebi o poliéster esta absolvendo muito corante e esta deformando a figura.

      aguardo resposta.

      • O que pode corrigir o problema é o tempo e a temperatura usado para aplicar a sublimação, verifique com seus fornecedores qual é a configuração correta para o tecido que você usa.

    • Olá fabio!

      Vou continuar com a resposta dada anteriormente para o Danilo, vai fixar a imagem sim, mas não vai ter uma durabilidade legal, pois no tecido de algodão a pigmentação não fixa no tecido, quando lavar a camiseta a tinta tende a sair como se fosse uma mancha no tecido, o aconselhável é uma proporção de 70/30 poliéster/algodão… Além é claro, da qualidade do tecido que você vai comprar. A Metalnox Foto Produtos fornece camisetas 100% Poliéster com uma qualidade excelente, sempre usei as camisetas da Metalnox e nunca tive problemas com elas, os resultados das imagens saíam com qualidade fotográfica.

      qualquer dúvida Fábio, pode entrar aqui no Portal, deixar seu comentário que estaremos prontos para atendê-lo!

  2. Olá Luiz, muito boa as suas explicações, mas a minha pergunta é: Então não posso
    estampar fotos em camisetas de algodão ou malha?, se posso como devo proceder?Obrgada
    Sandra.

    • Isso mesmo Sandra! É possível, mas quando falamos de foto, prefira fazer estampas através da sublimação em camisetas de poliéster como as da Metalnox. Para proceder com a camiseta de algodão, existe transfers específicos para o algodão como o InkPro, Inneo, Dark e o Max, porém eu aconselho a sublimação no tecido de poliéster por causa da qualidade da imagem, o conforto também não fica legal, o trabalho que você terá na produção, etc. Por exemplo, se você quiser fazer uma imagem recortada de uma pessoa, no transfer para o algodão você terá que fazer o recorte à mão para não ter sobras do transfer, já no sublimático não. E também tem as camisetas, se você usar as camisetas da Metalnox, você vai ver que o tecido é de uma qualidade muito boa, bem parecido com uma camiseta de algodão. Claro que tem N fatores que dariam até outro Post de motivos que eu escolheria o tecido de poliéster para fazer foto produto. É isso aí… Respondida a sua pergunta?

      Obrigado pela sua participação!

    • Olá Douglas…
      Obrigado por acessar o portal e usar de nós fonte de referência. Eu, particularmente, nunca ouvi falar desse tipo de material para camisetas. Para você saber se a camiseta é durável ou não, aconselho a fazer um teste, pois é um material sintético, dependendo da mistura feita no processo de fabricação do produto, a sublimação irá fixar bem ou não nas fibras do tecido. Um exemplo é a ECOBAG personalizável da Metalnox, ela é 100% reciclável e composta por fibras feitas a partir da reciclagem de garrafas pet.

      Certo Douglas?

    • Oi Elaine, bom dia!
      Entra no site da Metalnox (www.metalnoxfotoproduto.com.br) que lá você vai encontrar esse papel e a tinta certa para sublimação. Falando um pouco mais sobre: O papel correto é o transfer para sublimação, ele é bem diferente de um papel comun por que ele não absorve toda a tinta impressa ficando fácil ela se desprender do papel e passar para o insumo a ser sublimado. já a tinta possui compostos químicos que permitem a termo-transferência aconteça com maior precisão, qualidade de cores e melhor rendimento, permitindo assim, que seus foto produtos apresentem qualidade superior.

      Obrigado Elaine!!

  3. Uma dúvida: Quais são as matérias que podem ser subliminadas ?
    Vi quebra-cabeça, caneca, camiseta, relógio de parede, etc.
    Gostaria de saber qual gama, e por ex se dá para fazer em vidros..
    etc

    • Bom dia ivana, obrigado por acessar e acompanhar o Portal da sublimação.
      A altura da caneca é de 9cm, o diâmetro dela fica em torno de 23cm, mas o que eu indico é fazer a arte na altura de 8cm e cerca de 19 cm de comprimento. Outra dica é você usar gabaritos com os tamanhos das canecas e qualquer foto produto. Se você quiser você pode baixar diversos gabaritos no site da Metalnox
      Eu aconselho usar o Corel Draw ou Photoshop para fazer as artes, pois os gabaritos que tem no site da Metalnox são em CDR ou JPG, podendo ser aberto nos dois programas.

  4. Luiz Ivan gostaria de saber qual tipo de maquinário você indicaria para quem está começando agora , já que sou desenhista e não gostaria que meus trabalhos ficassem presos às figuras pré- estabelecidas. Desde já agradeço e o parabenizo pelo trabalho prestado.

    Ronan

    • Bom dia ronan

      Primeiramente, obrigado pela sua visita e pelas apreciações! Falando de maquinário, você tem que pensar em qualidade, para a sublimação você precisa de uma prensa térmica que tenha uniformidade de pressão e temperatura em toda a extremidade da forma térmica, isso te assegurará cores vivas e uniformes sem partes que ficam desbotadas. Procure prensas térmicas de tamanhos que atendam as suas nessecidades, por exemplo se você quer estampar camisetas com tamanhos de arte até A4 uma Hobby Line da Metalnox é indicada é uma prensa que atende um público que está iniciando e não tem muita verba para investir, já uma Metalnox PLI 280 é uma prensa mais profissional, ela é mais robusta e atende a grandes quantidades, caso você queira estampar artes maiores que uma A4 por exemplo uma A3 você precisará de uma prensa térmica ELI Metalnox nela a forma térmica pode ser de até 40x50cm. A impressora, eu indico as impressoras espon que tenha os cartuchos de tinta individualizado, pois você precisará substituir os cartuchos originais para recarregar eles e a qualidade de impressão é boa. Toda a parte de insumos de foto produtos, eu indico a Metalnox, eles tem uma gama muito extensa de foto produtos e insumos para produção, procure comprar um kit de primeiros negócios, a Metalnox tem um kit que vem a prensa térmica plana, prensa de canecas e um pacote de foto produtos para você começar a vender… sem contar que o preço é dos melhores!

      isso é o que você vai precisar para fazer o seu trabalho, entra em contato com o pessoal da metalnox que vc vai encontrar tudo que vc precisa! Grande Abraço Ronan! Feliz Ano novo!

  5. Amigo,
    Pretendo comprar uma prensa térmica, mas estou na dúvida se minha impressora com Bulk Ink serve para fazer os transfers, o modelo dela é a Epson CX4900 e como saber se a tinta que estou usando é sublimática.
    Desde já agradeço

    • Bom dia Fabio!

      Se você vai comprar uma prensa térmica, já vou indicando a Metalnox, como eu disse para o Ronan você tem que pensar em qualidade e falando de prensa térmica vc tem que procurar uniformidade de temperatura e pressão, sem isso o resultado final não vai agradar!
      Mas vamos ao que te interessa, se o cartucho pode ser recarregado, serve. Basta você comprar as tintas sublimnáticas. Para saber se ela já usa tintas sublimáticas basta você consultar o seu fornecedor, ou até mesmo verificar os frascos de tinta se eles indicam ser sublimáticos.

      Obrigado por sua visita!

    • Traduzindo gente:
      Parece que você é um expert neste campo, suas observações são muito interessantes, muito obrigado.

      - Daniel
      (via google translate – Francês > Português)

  6. Gostaria de saber com quanto de investimento começo um negócio de canecas personalizadas. O que vou precisar de inicio? Quais materias vocês indicam (impressora, tintas, papel, etc.) ?

    • Olá David, Para você começar um negócios de canecas personalizadas, você irá precisar de cerca de R$ 1.000,00 (estimativa para uma prensa e uma caixa de canecas) se você já tiver um computador, a impressora você precisará de uma impressora Epson para colocar os cartuchos recarregaveis. Quanto a prensa, papel, tinta e as canecas, você encontra tudo com a Metalnox (www.metalnoxfotoproduto.com.br). E para começar a produzir basta você imprimir a arte e prensar na caneca. Simples assim!

      Obrigado por participar do blog com seu comentário!

  7. Olá, vc poderia me ajudar, fiz um estampa com tranfer em uma camiseta de algodão e a imagem passou para o outro lado da camiseta tambem, porque será. Será que isso acontece em uma camiseta de poliester.
    Obrigado!

  8. Boa tarde Luiz!

    A sublimação só serve para foto, ou eu posso imprimir frases e qualquer imagem com sublimação?
    Sabemos que a sublimação é somente para camisetas 100% Poliéster e para camisetas de algodão, qual seria a melhor tinta e maneira de transferir?
     
    Desde já agradeço

    • Olá Alex, desculpa demorar um pouco para responder!

      Você pode soltar a sua imaginação e fazer o que você quizer com a sublimação! Pode imprimir fotos, imprimir textos, frases, palavras, vetores ou até mesmo juntar tudo isso e criar uma arte diferente. Já para camisetas de algodão, você pode usar papéis transfers Ink Pró para algodão que você imprime em uma impressora jato de tinta comum, sem precisar de tinta sublimática. Você também encontra transfers para algodão no site da Metalnox.

      Grande abraço Alex e obrigado por visitar o portal!

  9. Boa tarde Luiz:
    Trabalho com silk screen e gostaria de começar a estampar camisetas com transfer sublimático. Tenho uma impressora Epson e faço a arte final em Corel ou Photoshop.
    Gostaria de saber se a sublimação obteria um bom resultado em tecido PV (poliviscose) onde a composição é 67% poliéster e 33% viscose. Faço essa pergunta porque aqui em minha cidade as confecções que presto serviço com estampas em silk screen utilizam somente este tipo de tecido em suas camisetas e pretendia fazer uma parceria com essas empresas já que não possuo confecção.
    Desde já agradeço a ajuda.
    Abraços…

  10. Boa noite! Muito interessante e esclarecedor este seu canal de comunicacao, meus parabens!
    Tenho uma duvida, possuo uma Prensa Termica Rimaq Stampcor Plus, impressora Epson Tx125 e gostaria de saber o que seria necessario para comecar a trabalhar com material sublimatico, para estampar, quebra cabeças, por exemplo?
    Obrigada, 
    Abraços

  11. Olá Luiz , parabéns por tantas informações , em um ramo que temos pouca informação .
    Luiz , gostaria de saber como faço sublimação em tecidos de 100% poliester porém de cores escuras , o que fazer ?

    • Olá marcos,

      infelizmente, não temos como fazer a sublimação em tecidos escuros, pois o processo de sublimação ele tinge o tecido, e sendo um tecido mais escuro que a tinta utilizada, não tem como a pigmentação contrastar com o tecido. use outras formas de estampa como transfers digitais para tecidos escuros.

      grande abraço!

    • Boa Tarde!!!

      Marcos,

      Para tecidos escuros, eu ouvi falar em um papel OBM no mercado livre, ainda não testei, estou querendo comprar para ver tbm se funciona ou não.
      Caso vc compre primeiro que eu, me fala como ficou pelo e-mail: danilo_senun@hotmail.com

      Espero ter ajudado.

      Abraços

  12. Olá Luiz, estou iniciando na impressão sublimática com foco na personalização de camisetas,camisas e moletons. Pretendo trabalhar com cores diversas. No caso de cores escuras qual a melhor combinação entre tipo de papel e tecido? Obrigado pela atenção, um abraço.

    • Bom dia M. Braga,

      só lembrando que a estampa feita através do processo de sublimação é feita somente no tecido de poliéster, é bom tomar cuidado e não acabar tentando fazer a sublimação em moletons de algodão, não vai dar certo. Outro pondo que você deve analisar é a cor do tecido, se ele for muito escuro, a sublimação não terá contraste com o fundo e você terá resultados insatisfatórios em relação a aplicação.

      obrigado por participar do blog!

  13. ..nossa vc não sabe como vc me ajudou! a varios dias tenho procurado ,sobre esse assunto e não conseguia enteder! vi num site umas almofadas ,e gostei muito! e elas eram tipo personalizada mas com fotos , testo e temas de festa infantil! estou começando atrabalhar com festa infantil e gostaria de incluir essas almofadinhas nos kits e não sabia cm fazer numca tinha ouvido falar!uma duvida se minha impressora so consegue imprimir no tamanho da folha a4 cm vou transferir um desenho maior mesmo que a maquina  de transferir seja maior? da pra fazer isso em minha impressora ela e a hp fhotosmart? desdes já lhe agradeço! Deus te abençoe!

  14. Olá!
    Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa de nos ajudar a entender a sublimação! Tenho um duvida:
    É possivel imprimir o tranfer para tecidos de algodão com a tinta sublimatica?
    quero trocar de tinta (pigmentada para sublimatica) para abrir mais opções de produtos, + vou poder continuar usando o transfer “normal” ??

    Obrigada desde já pela sua atenção
    Flávia

    • Olá Flávia

      Como escrito no post, A sublimação acontece com qualidade e durabilidade nos tecidos de poliéster, no algodão ele vai sair nas primeiras lavagens. Se você for trocar de tinta para a sublimática, deverá adequar seus insumos para ela… Papel transfer neste caso deverá ser transfer para sublimação.

      att.
      Luiz Ivan

    • Olá gilmar,

      Nunca encontrei essa informação, não sei dizer quem ou quando foi criado a sublimaçao, com certeza se eu descobrir isso, vou publicar aqui a mérito de curiosidade!

      grande abraço!

    • Olá Gilmar, estive na China em 1990 e a sublimação já estava em alta por lá. Em conversa com profissionais da área por lá tive a informação que é uma técnica desenvolvida pelos chineses mesmo. Se procede eu não sei, a verdade é que há 21 anos os chinese já faziam bem o que estamos começando agora. Abraços

  15. Bom dia!
    Sou leigo e bastante interessado em iniciar um negócio que cuide da venda camisetas (principalmente de bandas de rock). Uso este nobre espaço para buscar respostas a estas questões:
    a) é recomendado usar tecido de algodão (mais receptíveis pelo público rockeiro) para estampar pelo processo de sublimação?;
    b) é possívil sublimar com qualidade em tecidos de cor preta?;
    c) quando se fala em tinta para sublimação, fala-se na tinta que vai no papel (tinta de impressão) e depois no tecido? Essa tinta é usada em impressoras caseiras, como HP, Epson?;
    d) qual a melhor impressora para se trabalhar com a sublimação?.
    Grato pela solicitude.

  16. Comprei uma impressora T50 para fazer impressão em camisetas,fiquei em dúvida, qual a tinta a usar e papel transfer para sublimção em camisetas de algodão e  ou 75% poliester e 25%algodão.Quero fazer transfer em algodão branco crú.Preciso informação urgente pois quero comprar as tintas e papel.

    • Bom dia Valéria,

      No caso das camisetas de algodão, não recomendo usar a sublimação pois no algodão não terá uma boa fixação da tinta, já no caso do tecido 75% poliéster e 25% algodão é aceitável para a aplicação da sublimação, porém ele não terá 100% de qualidade… o ideal é você usar para sublimação tecidos em 100% poliéster. No caso das tintas, cartuchos e papéis transfer, use esses insumos específicos para sublimação… você encontra eles na Metalnox (http://www.metalnoxfotoproduto.com.br), é lá que eu sempre compro.

      abraços!

  17. Olá Luiz!
    Tenho uma fábrica de tecidos, (Tecelagem), e quero partir para sublimação em alguns artigos que fabrico, poliéster 75/36 Brilhoso, Micro fibra e Poliamida. Porem tenho duvidas sobre como aplicar o processo já que irei sublimar todo tecido ou seja uma área muito extensa.
    A dúvida é, se posso usar uma calandra de tinturaria para sublimar o tecido sem ter de usar uma prenssa convencional? Se não tiver jeito o que você poderia me indicar para este trabalho?
    Obs. O trabalho da calandra é de fornecer pressão e calor entre dois rolos chegando a altas temperaturas, porem fica em constante movimento para que faça o rolo e passe o tecido.
    Obrigado, e aguardo retorno.
    Luciano.

    • Legal a sua dúvida luciano,

      Como você mesmo falou acredito que a calandra seja a opção ideal para solucionar o teu problema! Eu assino os Feeds RSS da Metalnox e, se não me engano, recebi na semana retrasada ou semana passada um anúncio do lançamento de uma calandra desenvolvida e fabricada por eles, uma calandra que foi desenvolvida para a aplicação de sublimação. Não vou te dizer em termos técnicos como ela funciona, acho que isso você pode entender mais do que eu, mas pelo fato da empresa já ter um know-how em tecnologia para estamparia e sublimação, com certeza essa calandra tem a qualidade que as prensas térmicas que a Metalnox sempre fabricou, e pelo fato de ser fabricação nacional e não importada você terá um bom suporte deles para a implantação desse sistema na sua empresa!
      Fica aqui a dica: http://www.metalnoxmaquinas.com.br

      grande abraço Luciano!

  18. Oá Luiz! vc sabe tudo de sublimação e acredito de transfer tb. Eu estou começando agora e quero fazer camisetas de rock no caso elas seriam pretas e a sublimação nao tem como,ai eu queria saber se a impressão litográfica é a melhor no meu caso, e se o transfer fica bom,estou fujindo do seu artigo pesso desculpas.mais é que é muito complicado alguém ajudar a gente que precisamos de pessoas asim como vc de bom cioração.. grande abraço!

    • Olá Adriano,

      Somos eternos aprendizes! Entendo bastante coisa sobre sublimação, e estou sempre aprendendo coisas novas!
      Quanto a impressão de transfers para camisetas na cor escura ou preta, acabo sendo um pouco leigo no assunto, mas quando tenho essa necessidade uso o papel transfer Dark (impressora laser) que permite imprimir imagens e serem aplicadas em tecidos pretos, no mais, nunca cheguei a pesquisar mais a fundo sobre outros processos…

      Obrigado pelo seu acesso ao portal!

      grande abraço,
      Luiz

  19. Boa tarde. Trabalho em uma escola e achei muito legal essa idéia de lembrancinhas personalizadas… Normalmente já faço os convites, cartõezinhos e outros tipos de lembrancinhas. Mas o fato é que fica caro para comprar para todos os alunos.
    Você sabe me dizer se dá certo colocando a tinta para sublimação em uma impressora comum e depois usar o ferro ao invés da prensa para transferir a imagem?
    Grata,
    Rachel.

    • Boa tarde Rachel!

      Realmente Rachel é bastante interessante este trabalho, além de ser lucrativo! Bom, eu digo o seguinte: para que haja a sublimação com qualidade, ela vai depender de dois fatores: o calor e a pressão, quando usamos um ferro de passar roupa ao inves de uma prensa térmica, nem sempre teremos um resultado de qualidade, sem contar que o aquecimento de um ferro de passar roupa acontece das bordas do ferro para o centro. A vantagem de você ter uma prensa térmica é de você poder fazer além dessas lembrancinhas para a escola que você trabalha, você fazer essas lembrancinhas para outras escolas ou outras empresas e você ganhar dinheiro com isto! Por isso eu indico que você procure um Kit Básico de uma prensa plana e uma prensa de canecas, você pode ser dona de sua prórpria empresa, e lucrar muito com isso. Entra no site da Metalnox e dá uma olhada nos planos de negócios que eles prepararam! Vale a pena arriscar!

      Grande Abraço Rachel!

  20. Olá Luiz Ivan, gostei muito doscomentários e suas respostas…mas estou tendo problemas. Trabalho com camisas personalizadas, tenho a prensa, impressora, consigo tirar uma boa coloração mas o problema é q fica a marca da prensa na camisa, e as vezes até do papel da estampa, como tirar essas marcas? qual a tempertura ideal para a sublimação? Meu tecido é PES(96% poliester 4%elastano), estou a uma temperatura de 220 por 25 segs, mas os tecidos estão ficando bem marcados. Responde p meu email: desiringdesign@hotmail.com
     
    Muito obrigado…

    • Esdras, acredito que o problema esta na temperatura e no tempo, reduza a temperatura para 200° e o tempo para 20″ acredito que possa resolver!

    • Olá Josué!

      Não, o papel usado para sublimação é bem diferente do usado para o algodão, existem vários tipos de transfer para algodão como o Ink pró (mais usado), INNEO, DARK, MAX e FLEX.

  21. olá luiz, muito bom esse blog eu ñ sabia nada e estou aprendendo muito aqui, mais tenho varias duvidas ainda uma delas é qual material necessario para sublimação em chinelos tipo havaianas? é o mesmo papel para transfer em poliester? desde ja agradeço muito

    • Bom dia Josué

      É muito bom saber que está contente com o conteúdo deste blog!
      Neste caso Josué, você só precisa de um chinelo que possa receber sublimação como por exemplo o chinelo da Metalnox, ele vem pronto para você estampar: basta imprimir e colocar na prensa para prensar (claro que seguindo as especificações de tempo e temperatura necessárias). Acessa o site da metalnox e pede um orçamento para eles: http://www.metalnoxfotoproduto.com.br/chinelo-personalizavel-156.html

      Grande abraço, e volte sempre Josué!

  22. Prezado Luiz,
    Gostaria de uma informação tua se possível, tenho uma impressora HP officejet 8000 pro, com bulk instalado e funcionando e a qualidade da impressão é otima. Mas te pergunto posso imprimir em papel tranfer pra algodão e papel tranfer sublimático, a tinta dela pelo que pesquisei até agora é pigmentada.
    Comprei uma prensa de camisa e uma de canecas da compacta print, fiz o teste numa caneca pronta para receber a sublimação, utilizei na impressão um papel photo tranfer ligth da paulimaq e nas duas vezes que testei a imagem tranferiu só que fica meio borrada nas extremidades
    Pelo que penso a sublimação aconteceu, então porque ficou borrado, agradeço a ajuda amigo.
    Atenciosamente
    Albérico Santos

    • Bom dia Albércio!

      O primeiro questionamento que você fez, sobre a impressora, transfers e tintas, neste caso eu não recomendo usar a mesma impressora para os dois transfers, pois o transfer para o algodão tem vários formatos diferentes: uns que podem ser impressos em jato de tinta e outros que tem que ser impressos em impressoras à laser, não sendo possível usar a tinta pigmentada. Já o transfer para sublimação você tem que imprimir em uma impressora jato de tinta que tenha a tinta para sublimação, fica muito vago você dizer se a tinta é pigmentada pois pode ser outro tipo de tinta. Procure comprar tintas para sublimação, mais abaixo te indico um fornecedor.
      No caso das prensas, nunca usei as que você citou, nem o transfer que você usa, para isto eu sempre procurei centralizar as minhas compras com um único fornecedor que possa oferecer todos os insumos necessários para meu trabalho, desde as canecas, os tranfers, as tintas e as prensas, assim eu tenho mais garantia de qualidade no produto final. Como você falou no caso da caneca, eu identifiquei isso, você tem varios fornecedores, um para cada tipo de insumo, não que isso seja errado, mas cada caso é um caso, e como estamos tratando de foto produtos e sublimação o conselho que eu dou é esse, você tem vários fornecedores e quando dá esse tipo de problema você vai procurar assitencia técnica liga para o forn. de transfer eles vao dizer q é problema de tinta, liga para as tintas eles dizem q é problema da caneca, e assim vai, vira um círculo vicioso e você só vai se estressar. Eu teria que ver uma imagem da tua caneca para dar um parecer mais específico.
      Aproveitando um gancho, eu vou te indicar a Metalnox que possui tudo que você precisa em um único lugar e você raramente tem problemas com eles. acessa o site http://www.metalnoxfotoproduto.com.br

      Grande abraço Albércio!

  23. Bom dia, eu trabalho com lembranças personalizadas, em canecas, chinelos, camisetas, azulejos, mas agora quero trabalhar com adesivos personalizados para colocar em cxs ou em outro objeto e com convite de aniversario que iria ser impresso em papel normal ou em papel foto, o que eu quero saber é a impressora é a t33 epson com bulk in com tinta sublimatica, eu posso imprimir esses tipos de papel com essa impressora e com essa tinta ou teria que comprar outra impressora???

    Desde já obrigada
    Miriam

    • Olá Miriam,

      Eu não aconselho você fazer isso, acredito que comprar uma outra impressora para este trabalho é o que eu faria, pois a tinta para sublimação não vai aderir muito bem a certos tipos de materiais, tem mais o fato de a tinta desbotar com mais facilidade se nao for feita a sublimação. o mais correto a fazer é usar uma outra impressora para este tipo de aplicação.

  24. Olá Ivan, eu não sei sobre a sua experiência com sublimação, mas pelo o que eu conheço de sublimação (trabalhei durante seis anos estampando camisetas de times como: Juventus, Barcelona, Inter de Milão, Corinthians, Flamengo e CBF) e até onde eu sei não é tão fácil a estampa sobre tecidos,aliás o processo é fácil, porém é preciso dominar a técnica. Por exemplo: para que a cor da estampa fique bonita é preciso saber a temperatura e o tempo certo de prensagem de modo que a peça não fique com aquela aparência de queimada(se possível estabeleça um padrão de cor), e mais as máquinas não são iguais se você tiver duas máquinas do mesmo modelo, com certeza elas não vão operar de maneira idêntica, é preciso ficarmos atentos com o manuseio e armazenamento do papel transfer que será utilizado  para que a estampa possa sair perfeita e sem manchas!!! Obrigada pelo espaço.

    • Ótima colocação Aline!

      A minha experiência com a sublimação é com foto produtos, sei que trabalhar com uma padronização, buscar estabelecer padrões de cores é muito importante para o bom resultado dos trabalhos. Mas para isso precisamos de um certo investimento, eu percebi que muitas pessoas que tem dúvidas sobre sublimação está começando, são empreendedores que estão correndo atras de todas as informações para abrir seu negócio e melhorar seu trabalho, e muitas vezes não tem estrutura suficiente para implantar esses sistemas, também tem o fato de para trabalhar com foto produto, fazemos peças exclusivas, e não precisamos manter um padrão de cores em escala, fazemos uma peça para um cliente, e não repetimos a mesma produção.

      agradeço a sua colaboração!!!

  25. meu caro Luis,
    andei lendo seu blog e me enterecei, pois como algumas pessoas q li perguntas e respostas
    o meu caso é o mesmo,sou novo no ramo,mas já  comprei uma prensa térmica e pretendo me expecializar nessa área.Tenho uma impressora  jato de tinta da hp, e também já entendi q com ela só dá para mim fazer estampas em papel transfer para tecidos de 100% algodão. então lhe pergunto. Qual impressora de qualidade e q seja barata(entre R$ 500  com bulk ink) vc me aconselharia a comprar?
    Ficarei muito grato se puder me responder!
    abç

    • Bom dia Magno.

      Você pode comprar uma impressora da EPSON, porém não recomendo o bulk ink… basta você comprar cartuchos recarregáveis e tinda para sublimação, que você encontra na Metalnox, a impressora pode ser uma T50 ou uma T33.

      até mais

  26. Luiz Ivan,Parabêns por este portal
    Gostaria de saber Qual papel é apropido para algodão e polieste
    Minha impressora é a HP officejet j4660 all-in-one  jato de tinta, consigo imprimir com ela uma boa qualidade de imagem em camisa?e quando lavar não sair  a figura?
    OBS devo fazer alimentação continua? 
    por favor me ajude
    desde de já uma obrigado e felicidades.   

    • Olá Denis,
      para o tecido de algodão, existem os transfers digitais Ink Pró, INNEO, DARK, MAX e FLEX, cada um com seu modo de impressão e aplicação, já para o poliéster, tem o transfer para sublimação. A impressora, eu nunca usei a HP sempre uso a EPSON (t33 ou T50) com cartuchos recarregáveis e tinta para subilmação. A tinta, cartuchos e transfer você encontra na Metlanox, já a impressora você pode comprar em qualquer loja de informática.

      valeu!!

  27. olá amigo!! esse sit tem me ajudado muiiito, acabei de comprar minha preensa termica e tô fazendo alguns testes. mais min ha maior duvida é a seguinte: recebi em casa uma resina para fazer um teste em chinelos havaianas. mais veio apenas a resina e catalizador. mas navegando aqui no forun vi falando a respeito de solução de limpesa da peça antes da aplicação da resina e tbm de um selador de borracha. entrei em contato com a pessoa que me enviou e ele mandou eu limprar o chinelo com thinner e depois de seco aplicar a resina. oque vc me diz???

    • Olá Isabel.

      Eu não uso e nem recomendo usar resina para aplicação no chinelo… pelos seguintes motivos: você gasta muito mais tempo, mexe com produtos químicos que podem acarretar danos à saúde, a qualidade final do produto nem sempre é boa, a durabilidade da estampa é baixa, consequentemente seus clientes não vão gostar muito do resultado. O que eu indico é sublimar um chinelo pronto para subilmação, pois você vai pegar o chinelo e só aplicar sem precisar se preocupar com secagem, limpeza do cinelo, modo de aplicação, etc. e também a qualidade e durabilidade final da estampa é muito maior. Entra no site da Metalnox para ver os chinelos que eles têm para vender, são prontos para sublimação!

      Obrigado Isabel!

    • Olá José Cláudio…

      O processo de sublimação só é possível fazer com qualidade e durabilidade no poliéster mesmo, se fizer no algodão, você terá que usar outro tipo de transfer, caso contrário, a tinta sairá na primeira lavada.

      valeu!

  28. Boa noite. Gostaria de saber se para imprimir fotos em canecas de porcelana devo usar somete tinta sublimática. Tenho uma HP Jto de tinta e uma prensa térmica com papeis transfer. Consigo imprimir dessa forma?
    Agraddeço e aguardo retorno.
    Abraço a todos!

    • Olá Andrea…

      Primeiramente a caneca tem que ser preparada para subilmação, a impressora eu nao recomendo a HP, mas sim a EPSOn e também a impressora deve ter uma tinta específica para sublimação.

      att.

  29. Nossa, seu site é ótimo! Parabéns!

    Sou leiga nesse assunto, mas resolvi presentear meu namorado com uma colcha e uma fronha personalizadas com nossas fotos e desde minha idéia, venho pesquisando sobre o assunto e estou com dúvidas. Fui em duas lojas que utilizavam técnicas diferentes. Na primeira o material era 100% poliéster e como vi aqui em seu site é o mais indicado, só que eu achei o tecido muito “grosseiro” comparado ao algodão, mas fui informada que com esse tecido e a técnica da sublimação, pode passar ferro depois e botar na maquina de lavar sem problemas. Na segunda loja, eles utilizavam o tecido 100% algodão mas a técnica não era por meio da sublimação e sim por impressão digital. Gostaria de saber qual é o mais indicado para esse tipo de trabalho, se na técnica da impressão digital só pode passar ferro pelo avesso e o que tem maior durabilidade, já que irão para a máquina de lavar. Desde já agradeço.

    Andressa 

    • Obrigado!

      ótima esta pergunta que você me fez! e tenho uma resposta bem legal!
      Você já deve ter visto as camisetas de futebol do flamengo, vasco, santos, grêmio e outra que tenham listras, não é? Pois bem, essas camisetas são feitas através do processo de sublimação. Você pode passar essas camisetas, pode colocar na máquia de lavar, fazer várias coisas que a tinta não sai, correto? A sublimação é um processo de estamparia que o pigmento da tinta penetra na fibra do tecido e não sai. A não ser que caia água sanitária e possa manchar o tecido, isso já aconteceu comigo rsrsrsrsrsrsr…

      Até mais!

  30. MUITO OBRIGADO PELA AJUDA! MINHA PERGUNTA É COMO ESTAMPAR EM TECIDO POLIESTER ESCURO,  QUAL SÉRIA O MELHOR PROCEDIMENTO? POIS ESTA E A UNICA DUVIDA QUE TENHO.

    • Olá Francisca!

      No poliéster escuro, a tinta não vai aparecer pois ela não irá sobrepor seus pigmentos e não fará contraste com o fundo.

  31. Olá Luis Ivan,

    Adquirir a alguns dias o kit profissional da Metalnox e gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas se possível, pois já tenho uma encomenda em vista porém como é fardamento o mesmo é da cor azul marinho, utilizando letreiros vermelho e branco. Já li muito das dicas dadas por você acima, mesmo assim pergunto mais uma vez, não é possivel fazer sublimação em camisas de cores escuras ou não é possivel prensar fotos nas camisas de cores diversas?
    Estive em uma empresa grande da minha cidade que faz diversos tipos de personalizações em confecções e conversando com um rapaz de lá ele me esclareceu que para eu fazer sublimação em tecido escuro preciso utilizar um papel específico, além do papel tranfer sublimático. Sendo este papel especifico de um preço muito elevado, ou seja ficando quase inviável fornecer um preço de fardamento. Você tem algum conhecimento como posso fazer essa sublimação em tecidos azul marinho ?
    Aguardo um retorno e agradeço atecipadamente pela sua atenção
    Joana

  32. Olá gostaria de tirar outra dúvida.

    Vi pela internet que existem resinas liquidas que podemos passar em produtos que desejamos fazer sublimação. Estas são de boa procedencia? Posso estar utilizando ou é melhor os produtos prontos de fábrica?

    Aguardo resposta e agradeço
    Joana Liriss

    • Olá Joana.

      Vou responder as duas dúvidas postadas por você.
      Em relação à resina, vários leitores ja me perguntaram sobre elas, e eu sempre vou bater na mesma tecla, que não compensa utilizar resinas para aplicar manualmente pelos seguintes motivos… A qualidade final do seu foto produto não será boa, assim, seu cliente sai insatisfeito com o resultado e pode não voltar comprar com você. Como são produtos químicos, eles podem trazer algum risco para a saúde de quem manuseia, sua aplicação dá trabalho e tira muito do seu tempo. Realmente compensa mais comprar produtos prontos para aplicação como os que você compra com a Metalnox.
      Em relação à personalização de fardamentos que você comentou, não é possível ser realizada a sublimação direta em tecidos escuros, aconselho, neste caso, procurar empresas que confeccionam etiquetas termocolantes que são utilizadas neste tipo de material.

      Então, é isso aí.
      Se tiver mais dúvidas, podes ficar à vontade para chegar aqui e comentar!!

      Grande abraço!

  33. Bom dia!
    Gostaria de saber se é possivel sublimar fibras de poliamida?
    E o que quer dizer a expressão “aderencia aos fusionados”? é um nome tecnico para transfer?
    Obrigada

    • Olá Cristiane,

      Tem que analisar como é a Poliamida que será utilizada, dependendo da composição ela pode danificar, como por exemplo o nylon, agora se tiver outras fibras como poliéster, pode até dar certo, nunca fiz um teste para saber…

      abraços!

  34. Olá,
    Gostaria de saber se é possível personalizar caneca de porcelana colorida – vermelha, preta, amarela, etc – vejo sempre canecas brancas personalizadas, existe alguma máquina ou processo que faça? SObre a impressora Epson com tinta sublimática, comprei uma TX125 nesse modelo consigo colocar um Bulkink com tinta sublimática?
    Grato desde já.
    Esdras

    • Se a caneca for preparada para sublimação, ela receberá a sublimação, mas como é um fundo escuro, ela não aparecerá com perfeição, pois a tinta tem que contrastar com o fundo, como o fundo branco é claro, a tinta contrasta com o fundo e aparece a imagem,
      quanto a impressora TX125, não posso te dar certeza se tem cartuchos para esta impressora, é só dar uma pesquisada no google para encontrar.

      valeu!

  35. boa tarde com a mesma tinta q eu uso para estampar camisetas de 100% algodão com o papel transfer especifico, essa mesma tinta eu consigo estampar chinelos com o papel para sublimação

  36. luiz gostaria de saber se vale a pena entrar nesse ramo de transfer, pois moro numa cidade turistica e pretendo produzir camisetas canecas como lembrança para os turistas  minha meta e montar uma loja com esses produtos. grato rafael

    • Cidades turísticas são um bom negócio justamente porque turistas geralmente estão dispostos a gastar…
      aconselho realizar um plano de negócios para você começar a trabalhar…

  37. ola muito bom,esclareceu muitas duvidas da galera ae mais eu ainda tenho algumas duvidas.
    eu tbm sou leigo nesse assunto,tenho uma prensa termica e compro transfers prontos em uma loja em bh, consegui estampar eles em algodão e poliester,poliester com eslastano,mais realmente algumas empressoes nao ficaram boas,algums racharam.bom gotaria de saber se tem como diferenciar tansers sublimaticos dos pigmentados,qual temperatura usar em algodao em qual usar em poliester?

    agradeço desde ja, e fico feliz por ter pessoas como vc pra esclarecer nossas duvidas
    DEUS ABENÇÔES

    • ótimas dúvidas,

      O Sublimático nunca vai rachar, pois a pigmentação vai direto no tecido e também só fixará no poliéster, em relação a outros transfers, eu aconselho seguir as orientações passadas pelo fornecedor, pois não existe uma fórmula única para a aplicação de transfer, apenas seguir as instruções que cada fornecedor passa.

      att.

    • Sim é possivel, existe um removedor pastoso em lojas de tintas, porém é um ácido, para usa-lo vc deve estar com luvas e mascara, e passar com pincel, aguardar alguns minutos e lavar, a caneca volta a ficar branca, depois é so comprar as resinas q o pessoal vende pela internet e resina-las. Lógio que a durabilidade nunca será a mesma, a não ser q vc use o processo de forno etc. Como resinar? por imersão.

      • É possível, mas eu sou meio adverso a fazer isso, pois como você falou, é um ácido, e mesmo que você use luvas ou máscaras, trará sérios danos à saúde se não manuseado corretamente, o mesmo ocorre com a resinagem da caneca, eu sempre vou prezar pela saúde de quem trabalha comigo a tentar fazer mais “baratinho”, posso levar, por exemplo um processo trabalhista se um funcionário meu se intoxicar com isso, e mesmo que foi erro do funcionário, se ele se coloca contra a empresa e resolve abrir um processo, ai, complica, podendo até balançar a situação financeira da empresa podendo fechar as portas, por isso prefiro fazer tudo com segurança e com os pés no chão.
        Mas obrigado pela dica, Miro!

  38. Gostaria de sua ajuda ! Comprei uma impressora t33 com bulk ink para sublimação, comprei os papéis próprios para sublimação, comprei uma camiseta de poliester para teste. peguei uma imagem imprimi e quando prenso não sai nada absolutamente nada, ja virei o papel para o outro lado para ver se era o lado do papel e nada . o que pode ser ? estou utilizando 200 Gr e 12 Segundos, maquina stampcor plus, fico no aguardo de sua ajuda

    • Olá Willians,

      Terá que verificar a qualidade dos produtos de seus fornecedores, o tempo e temperatura que você utiliza está errado, você deve usar 20 segundos para aplicação…
      eu indico para você a Metalnox (www.metalnox.com.br) eles fornecem tudo que você precisa para sublimação, acessa o site e entra em contato com eles, tenho certeza que você terá bons resultados!!!

    • A arte sairá através de alta temperatura e pressão da prensa, terás que verificar como está sua presa, se a pressão e a temperatura está de acordo com o indicado pelos teus fornecedores.

      Obrigado!

  39. Sou leigo no assunto mas estou interessado em trabalhar com fabricação de chinelos personalizados. Pesquisando na internet notei que a personalização pode ser feita utilizando o papel transfer ou com a impressora digital imprimindo a imagem diretamente no EVA. Mas nao encontrei nenhum artigo ou matéria esclarecendo vantagens e desvantagens de um e outro, o melhor método a ser usado quando se trata de sua utilização em chinelos de EVA, qual dos dois métodos me proporcionaria um custo menor de produção. Pode me auxiliar a respeito?  

    • Bom dia Adilson,

      Bastante informação reunida é muito importante, se você se diz que é leigo, posso dizer que você é muito inteligente e quando tomar as rédias do mercado de foto produtos poderá ter muito sucesso. Pesquisa é fundamental para a abertura de negócios e ou planejamento empresarial…
      Mas, fiz alguns testes com o EVA, e ele não suportou a temperatura, outro ponto que eu analisei é o fato de desbotar mais rápido que o chinelo resinado, pode ser que o cuisto de produção seja menor, mas a qualidade do produto final acaba deixando muito a desejar… embora o chinelo eu aconselho usar para decoração e lembrança, pois o uso do chinelo desgasta a resina com muita rapidez.

      Obrigado por acessar o Portal!!!

  40. Boa tarde, vi que aqui encontramos várias informações úteis para o processo de se estampar uma camiseta. Já tenho tudo para poder trabalhar, fiz alguns testes em tecido de poliviscose branco, os primeiros resultados foram bem positivos, gostamos e tudo. Após isso, utilizamos os MESMOS papéis, a MESMA tinta sublimática e tecido igual, no entando o resultado está PÉSSIMO, está tudo dando errado e não faço nem idéia do que possa ser, porque o procedimento e o material foi o mesmo. Será que algupem pode me ajudar por favor???
    Obrigada 

  41. Luiz, muito obrigado pela sua atenção e pelo incentivo. Estou, de fato, idealizando um plano de negócio e, por isso, estou reunindo todas as informações possíveis, inclusive contactando fábricas já existentes (público alvo, métodos de produção, melhores máquinas, técnicas de vendas, etc). A sua observação será bastante útil e sou muito grato. Os chinelos personalizados  será um dos itens de vendas mas não o único de minha pretensão. Gde abraco. Adilson.

  42. Olá parabéns pelo site, eu sou novato neste ramo de sublimação, gostaria de saber como faço para colocar o texto a ser impresso ao contrario para que ele possa ficar certo ao sublimar o tecido, tem algum programa para isto. ou outra forma que não precise fazer isso.

  43. Oiee Luiz,
    Gostaria de saber como faço a arte de sublimação em corel mesmo, e depois a impressão deve ser em um impressora especial????

    Obrigado,
    Camila

    • Pode fazer a arte da forma que você quiser no corel, a impressão você faz em uma impressora epson com tinta e papel para sublimação.

  44. bom dia Luiz, me ajuda… tenho camisetas de polieste preta e vermelha,qual processo que devo fazer para transferir pra ela pois so consigo fazer isso na branca… obrigado aguardo resposta…l

    Luciano andrade

    • São cores mais escuras que as tintas, por isso não aparece a sublimação, a sublimação é indicada para tecidos claros, quando são tecidos escuros, é utilizado o transfer DARK que a Metalnox fornece.

  45. Olá Luis,
    Tenho uma impressora com bulk ink TX300f epson, eu posso transformá-la para usar tinta sublimática ou terei de comprar outra impressora específica para imprimir em poliéster?
    Muito grata pelas dicas

  46. Oi boa noite, por favor me ajude…
    comprei uma maquina de transfer em caneca de louça, só que já perdi varias canecas pois as imagens (foto) sai avermelhadas e eu não consigo configurar a impressora para deixar as imagens com cores naturais, você pode me ajudar? a minha impressora é a t33, eu não sei o que fazer…
    desde já eu agradeço

    • Verifique se as tintas e o papel que você está utilizando é de qualidade, talvez a impressora possa estar com problema, entre em contato com seus fornecedores, eles podem te dar um suporte mais preciso em relação a isto.

  47. Olá gostei ou melhor achei o maximo a sua explicação, a minha duvida e: Eu posso usar um ferro de passar, a tinta e resistente a lavagem, posso usar camiseta de malha ou so poliester, e nas canecas tem alguma maquina especial. Fico aguardando na maior curiosidade me responda um forte abraço.

    • Oi Saionara

      Primeiramente obrigado!, o ferro de passar pode até sublimar, mas não vai te dar qualidade e não é nada aconselhável para a sublimação. A sublimação ocorre apenas no tecido de poliéster como diz o post, nas canecas você precisa de uma prensa térmica para canecas.

  48. Olá Luiz, adorei esse portal e suas explicações, realmente me tirou muitas dúvidas que martelavam minha cabeça. Mas como sou muito leigo com relação à transfer ainda ficaram algumas mas eu gostaria de começar por aqui: Eu trabalho com comunicação visual faz algum tempo, só que com impressão serigráfica, tanto em adesivo como em outros produtos muito conhecidos. E agora desde uns 2 anos pra cá eu venho personalizando sandálias com silk-screen e vendendo, e até que vendendo bastante, mas este trabalho fica limitado ( apesar de durar bastante ) quando aplicado em sandálias, e com transfer fica muito bonito e sem limites de imagens. Gostaria de saber, somente com resina posso fazer transfer no chinelo? Quais as formas que existem pra eu fazer isso?

    • Não,

      o que diferencia as duas canecas, é o processo químico aplicado na caneca mágica que permite que ela faça essa mudança de cor…

  49. Olá, meu nome é Meg, Parabéns, desde já, por tudo o que li, gostaria de saber como faço para transformar o desenho em sublimação, pois ele tem que ficar ao contrario?

  50. Olá Luiz Ivan Schroeder


    Li e gosteri muito do seu artigo sobre sublimação. Parabens!!!

    Gostaria de saber se poderia me indicar uma resina propria e onde encontrar, para aplicar sobre vidro e ceramica, para posterior decoração por sublimação.




    aguardo


    abs
    Vanderlei

    • Como falei para o flávio em como personalizar canecas, não use resina, pois dá muito trabalho e traz riscos para saúde, compre os foto produtos prontos para sublimação, assim você tem qualidade muito maior em seus produtos. Entra no site da metalnox http://www.metalnoxfotoproduto.com.br e lá você encontra os foto produtos para sublimação

  51. Olá Luiz! Aprendi muito aqui no blog, Mas tem uma coisa que estou procurando e ainda não encontrei. Eu vi no youtube um rapaz imprimindo em um papel de adesivo vinil e ele faz uma impressão nesse vinil e depois coloca na maquina.Você sabe como é esse processo? Desde já agradeço!

  52. Olá Luis muito bom o seu blog, pode me dar uma dica de como posso tirar manchas de tinta sublimática as vezes aparecem pequenas manchas na hora de retirar o papel,abraço.

    • Neste caso não tem como retirar as manchas…
      tens que tomar um cuidado se o transfer não está borrado de tinta, verificar a pressão utilizada, e cuidar na hora de transferir, assim você diminui o risco de acontecer isto.

  53. Amei o site!!!
    Mas estou arrasada que não pode aproveitar as canecas…
    Algumas das minhas canecas saí alguns “borros”, cabelos laranja, mascára no rosto.
    O que pode ser?
    A tinta pode ter ficado velha?

    Aguardo!!!

    • Olá Alessandra,

      Já aconteceu isso comigo, entrei em contato com meu fornecedor e eles Resolveram o problema rapidinho, nesse caso eu estava fazendo o procedimento errado.

  54. Olá Luiz, realmente seu blog está magnifico, eu gostaria de saber se quando eu usar o Papel especial para Poliéster mais escuros eu irei usar a mesma tinta de sublimação, e como eu imprimo o desenho no transfer, pois pelo que vejo ele tem que sair ao contrário ! 

    Grato desde já ;
     

    • Olá João!

      Obrigado pelas considerações!!!!
      Camisetas poliéster mais escuras não precisam de papéis diferentes para sublimação. Porém a sublimação vai aparecer dependendo da claridade da cor do tecido.
      Nestes casos, use camisetas de algodão com papel transfer para algodão, como o papel InkPró, Dark, inneo.

      Abraços!

  55. oi Luiz, tenho uma duvida.
    Tenho uma pcm100 da metalnox, epson t50, papel transfer, e tinta sublimatica de boa qualidade, mais memos assim, perco algumas canecas quando a cor é muito forte e quando são nas bordas, ficam manchadas, meio desbotadas, queria saber se você poderia me explicar por que.
     
    Desde já agradeço.
    Nycolas.

    • Olá Nicolas,

      É bem simples…
      Em relação às bordas, elas são meio curvas e não é indicado sublimar a superficie total da caneca… no próprio gabarito da caneca disponível no site da empresa você vai ver isso…
      sempre deixe uma borda de uns 5mm para cima e para baixo para não acontecer isso.

      Eu que agradeço sua visita.

  56. Boa Tarde!!!

    Luiz,

    Primeiramente Obrigado por esclarer nossas duvidas.

    Eu comecei a trabalhar com sublimação agora, nunca trabalhei em ramos parecidos, meu material é 100% metalnox.

    Os clientes me envia as fotos para fazer os produtos, estou notando que alguma imagens não ficam com as mesmas qualidade, tipo umas ficam perfeitas e outras mais ou menos.

    tem alguma exigencia sobre a qualidade da foto, tamanho ou minimo de DPI`s ?

    As canecas tem brilhos e as Camisetas não, na hora de imprimir tem que mudar alguma coisa para não perder a qualidade ?

    abraços.

    Danilo

    • Sim Danilo,

      tem tudo a ver com a qualidade da imagem…
      elas devem ter o tamanho na qual vão ser impressas e possuir no mínimo 300 DPIs

      Até mais!

  57. Ola, comprei tudo da metalnox e to com problemas na cor da caneca as imagens estão ficando magentas, vc teria alguma dica para me dar??? ja calibrei o monitor mas ainda num atingi a cor de pele ideal…

    agradeço desde já e parabens pelo seu apoio das respostas

    abraços Anna Maykot

    • Olá Ana Carolina,

      O problema não tem nada a ver com o equipamento usado, mas sim com o modo de impressão, tente fazer limpezas de cabeçote na impressora, pode ser o tempo de uso que você está trablahando com a impressora que pode ocasionar isto.
      Outro ponto, é que nem eu consigo atingir uma cor ideal, como trabalhamos com cartuchos, tintas e o processo é diferente do padrão da impressora, sempre teremos uma pequena diferença de cor em relação ao que vemos no monitor.

  58. Boa noite!
    Prezado, estampei algumas canecas brancas com sucesso, conforme o figurino, mas, em outra ocasião comprei outras canecas da fabricante(fornecedora Biona), e na verdade nem se quer passou nenhum tracinho do desenho, me diga qual é o precedimento que devo fazer, passar algum produto antes de estampar ou a caneca não é apropriada para receber a subllimação.

    • Olá Gustavo,

      neste caso, a caneca não é apropriada para sublimação, pois as canecas sublimáticas, elas são preparadas para receber a sublimação, caso não for, ela não vai estampar.

  59. Gostei muito do blog, me tirou diversas dúvidas porém sobraram outras…
    Estou no ramo de camisetas personalizadas a 2 meses e meus clientes estão reclamamdo que as estampas estão desbotando. Coloquei algumas na vitrine e pude perceber que o sol desbota e quando lavo realmente desbotam. Uso a EPSON T40W - transfer e tinta sublimática. Minhas camisetas são 100% algodão. Um cliente me disse que eu deveria usar para este tipo de tecido tinta pigmentada. Isso seria verdade?

  60. Ola, Luiz
    estou com uma maquina da metalnox intercambiavel em casa parada, que era da minha sogra. A minha dúvida é a seguinte: a tinta para sublimação é diferente das tintas normais de impressoras a jato de tinta, ou é so o papel q muda ou as duas coisas..? posso pegar uma impressora jato de tinta e imprimir alguma coisa em um papel para sublimação..? desde já agradeço…

    • Olá David,

      É as duas coisas, como descrito no post. Você precisa usar as tintas e o papel transfer sublimático. Sem contar que os foto produtos que você for personalizar devem ser preparados para sublimação.

  61. Parabens pelo site, esta ajudando cada dia mais a tirar nossas duvidas, gostaria de saber se consigo fazer sublimaçao com papel comum e tinta sublimatica , ou necessito de papel transfer? … sou leigo ainda no assunto.

    e se eu usar papel tranfer e tinta sublimatica gostaria de saber se o branco do papel tranfer que sobrar no desenho ou dentro do desenho ele sai na camiseta por ex?…

  62. Obrigada por todas as explicações. Sempre que posso leio e acabo tirando muitas duvidas.
    Trabalho com sublimação em canecas. Algumas vezes e por destenção colocamos a arte de cabeça pra baixo ou a impressão fica fosca (tempo excessivo da caneca na prensa) e perdemos a caneca. Teria como reaproveitar essas canecas. Tenho muitassss lá assim .
    Obrigada
    Marlucia

    • Olha, não tem como reaproveitar as canecas não, pois ela é preparada para receber sublimação, por isso digo sempre: é preciso ter o máximo de atenção para não ocorrer erros…

  63. Preciso fazer chinelos personalizados com transfer, já tentei vários papéis e não dá certo de jeito nenhum, não transfere a arte de forma nítida, então ouvi falar numa impressora sublimática laser, ela é chinesa, e o papel usado nela é tipo um plástico, a minha impressora é jato de tinta.Alguém sabe me dizer a marca dessa impressora, onde encontrar?Quero comprar uma.Obrigado

    • Olá Sonival.

      Simples. Você compra uma prensa plana para fazer chinelos na Metalnox e uma impressora jato de tinta da epson, na metalnox eles tem todos os insumos que você precisa e te da garantia dos equipamentos, diferente de equipamentos importados que é complicado a garantia… acessa o site deles… http://www.metalnoxfotoproduto.com.br

      obrigado!

  64. Ola amigo boa tarde eu esto com um problema nas minha camisetas elas ficam com a impressão mais frte de uma lado do que em outro o que eu posso fazer para arrumar pois queria vender com qualidade  e assim ela fica feia a minha maquina é uma A3 da metalnox e a impressora é uma epson t1110 a impressão no papel sai perfeita mais na prensa da esse problema sera que voce poderia me ajudar agradeço desde ja

    • Não deveria acontecer isso Diego. Talvez você colocou a prensa desnivelada, ou não está aplicando a pressão correta, entre em contato com a empresa e eles te dão dicas mais precisas de como aproveitar ao máximo a qualidade das prensas da Metalnox.

  65. BOA TARDE COMPREI TODO MATERIAL PARA FAZER SUBLIMAÇÃO EM CAMISETA, POREM A PRENSA E METAL PRINTER E NÃO VEIO COM MANUAL DE INSTRUÇÕES , JA SOLICITEI A FABRICA E NADA. COMO FAÇO PARA SABER ATEMPERATURA IDEAL E QUANTO TEMPO LEVA PARA ATINGIR ESTA TEMPERATURA? E QUANTOS SEGUNDOS DEVO DEIXAR PARA SUBLIMAR A CAMISETA? ALGUMAS VEZES PASSA A TINTA PARA O OUTRO LADO DA CAMISA E EM OUTRAS ATÉ MANCHA O ESCRITO. ESTOU DESESPERADA JA PROCUREI ATÉ APOSTILA DE COMO FAZER SUBLIMAÇÃO OU CURSO E NÃO ENCONTRO PARA COMPRAR. OBRIGADO PELA ATENÇÃO .

    • Olá Valéria,
      O ideal é você contar com bons fornecedores, aqueles que te dão o melhor suporte depois que você compra seus equipamentos e insumos, mas em grande maioria dos foto produtos se usa 200°c e 20 segundos, as informações de tempo e temperatura para aplicação, seus fornecedores devem te fornecer, caso contrário, troque imediatamente de fornecedor para que voce não fique na mão. Eu, por exemplo, sempre trabalhei com a Metalnox e nunca tive nenhum problema, eles fornecem o manual de instruções, dão dicas,o site deles é completo tem tudo que você precisa.

  66. Boa noite Luiz,
    é possível fazer sublimação em adesivo poliester?
    o vinil poliester aceita bem a sublimação?
    obrigado Geraldinho Pena

    • Olá Geraldo.

      Nunca tentei fazer isso, você tem que se informar com seu fornecedor se o material resiste à alta temperatura, pode ser que dê certo, faz os testes.

  67. OLÁ LUIZ. ESTOU VENDO SEU SITE E GOSTARIA MUITO QUE ME AJUDASSE. ESTOU QUERENDO MONTAR UM PEQUENO NEGÓCIO DE ESTAMPARIA EM CAMISETAS, CANECAS E SANDÁLAIS AQUI NA MINHA CIDADE, MAS ESTOU TENDO DIFICULDADE PARA ENCONTRAR O MAQUINÁRIO, MATÉRIA PRIMA PARA MONTAGEM. PODERIA ME ORIENTAR. OBRIGADA.

    • Olá Flávia, entra em contato com o pessoal da Metalnox eles terão tudo que você precisa para abrir sua loja, desde o maquinário, materia prima, insumos e apoio com artes prontas para canecas, chinelos, camisetas, além de disponibilizar no site material de propaganda em algumas datas comemorativas… Acessa http://www.metalnox.com.br e entra em contato via chat ou email.

  68. Boa Noite.. Preciso de ajuda… Estive fazendo um estudo mais aprofundado dos produtos que quero inserir na loja… que seria a impressão em vinil, as tintas sublimaticas.serve para isso???? E para usar no papel TYVEK??? desde já obrigado..

    • Não, tintas sublimáticas são para estamparia e não impressão digital, você aplica elas em foto produtos, camisetas através de uma prensa termica com pressão e calor, o vinil não aguenta a ata temperatura da prensa térmica.

  69. Gostaria de saber se a impressora HP Deskjet F 4100 All-in-One series imprime com nitidez transfers sublimáticos e qual o melhor tipo de tinta a ser usado? Tem que ser a tinta original ou posso usar cartucho recarregado?

  70. Olá tudo bem? quero entrar neste negócio de camisas personalizadas, como faço:
    qual a melhor prancha e com o menor preço?
    qual a melhor impressora?
    como faço para começar ?

    • João… como sempre trabalhei e indico para todos que pedem pra mim… quer começar o negócio com foto produtos, vai na Metalnox. Eles tem tudo que você precisa para começar a faturar com foto produtos, desde as máquinas, produtos, insumos e te dão um suporte de pós venda bem legal com artes prontas para os foto produtos, artes de divulgação, etc. entra lá: http://www.metalnoxfotoproduto.com.br

  71. Ola, estou abrindo uma loja de estampas com transfer e gostaria de saber se trabalhar com camisetas de algodão utilizando a tinta pigmentada é um mal negocio? e tambem gostaria de saber se camisetas de poliviscose aceitam bem a tinta sublimatica, assim como o poliester?
    desde ja obrigado

    • Desde que usar o transfer correto para algodão, você terá bons resultados. o transfer indicado para este caso é o InkPró.
      A sublimação pega sem perca de qualidade em tecidos que tenham pelo menos 70% de sua composição o poliéster.

  72. boa tarde! Com aimpressora espson T33 com bulk ink eu posso estampar camisetas piliester  com tinta sublimatica e algodão com tinta  pegmentada, ams minha duvida é?
    A tinta sublimatica fica no bulk ink e a pegmentada fica nos cartuchos?
      

    • Não. Quando você coloca o Bulk Ink com tinta sublimática, sua impressora imprimirá apenas com tinta sublimática, se colocar cartuchos com tinta normal, ela imprimirá com tinta normal. Se pretende usar tanto as tintas sublimáticas quanto as tintas comuns, te aconselho ter 2 impressoras.

  73. Olá Luiz, estou começando agora no ramo da sublimação, estou trabalhando com camisetas, e queria saber se tem alguma ferramenta ou técnica, para ter uma centralização perfeita ou mais próximo disso?

    Muito obrigado!!! 

    • Olha Ruan, eu uso a milenar técnica do “olhômetro” rsrsrsrs mas você pode usar uma régua para medir e posicionar o transfer com maior precisão, fora isso, a centralização você faz com o olho mesmo, não tem outro segredo.

  74. OBRIGADA PELAS DICAS! FORAM DEMAIS. ESTOU INICIANDO MEU NEGÓCIO NESSE RAMO E PRECISO DEMAIS DE MAIORES INFORMAÇÕES E QUASE TODAS AS INFORMAÇÕES QUE PRECISO NESSE ÍNICIO DE NEGÓCIO  ENCONTREI COM VC E AS DÚVIDAS VÃO SURGINDO CADA VEZ MAIS RSRSR. ESPERO QUE ME AJUDE A RESOLVÊ-LAS. DEUS TE ABENÇOE SEMPRE! E ACREDITE QUANTO MAIS AJUDA DER AO PRÓXIMO MAIS ABENÇOADO SERÁS.OBRIGADA MEEEESMO!

  75. Caro amigo! parabéns por estar sempre passando suas experiências e assim tirando dúvidas das pessoas que se interessam pelo assunto, por isso estou aqui com uma tremenda insatisfação com um pequeno detalhe onde não tem dado certo quando vou sublimar uma caneca.

    Tenho tido sucesso em algumas sublimação, porém tenho tido também problemas no tratante a duas cores, tipo vermelha e preta. 

    Normalmente as tintas vermelhas e pretas quando apllicadas no centro da caneca, me da uma total uniformidade, ficanco assim um ótimo trabalho, porém quando aplicadas nas beirasdas superior ou inferior da canecas, as mesmas saem manchadas, tipo parte a cor sai real e parte clara.

    Percebi que quando coloquei mais pressão na prensa as mesmas realçaram suas cores, mas já estou no limite da prensagem e sempre nas beiras da caneca, saem manchadas.

    Teria algo eu a fazer para resolver tal problema ? Desde já lhe agradeço a atenção.      
       

    • Tem que ver há quanto tempo tem a resistência, elas tem uma vida útil que varia de fornecedor para fornecedor, talvez o aumento da pressão seja a solução existente para este teu problema, como você disse;

  76. Tenho duas impressoras T33, que comprei na Metalnox em maio deste ano, para sublimacao em canecas. Mas acontece que elas tem apresentado muitos problemas, uma delas foi para assistência técnica autorizada por 4 vezes ( e ainda estah lá ), a outra estah com um barulho grande durante a impressão e distorcendo as cores, ora ficando com cor azulada, ora avermelhada. Gostaria de saber se há outra impressora que substitua a T33 e que deh menos problemas. Obrigada

    • Que eu sei, a Metalnox não vende impressoras, mas uma boa impressora par substituílas é a Epson T1110 que imprime, além do A4, o tamanho A3. Vale a pena o investimento, ela é mais rápida, tem mais qualidade e imprime em A3.

  77. Prezado Luiz, parabéns pelo seu ótimo trabalho desenvolvido aqui neste blog!!!
    Tenho estudio fotografico e vou abrir LOJA de Comunicação Visual com fabricação de brindes.
    Estou comprando uma prensa térmica 8×1, vc recomenda alguma?
    Impressora, pelo entendi no seu blog tem que ser de sublimação esta atende? Impressora Epson Stylus Office T1110 (A3) + Bulk Ink + Tinta Epson Sublimatica
    comentários e sugestões serão muito bem vindos.
    FORTE ABRAÇO E QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO E ABENÇOANDO!!!

    • Ótima impressora, Ede, eu tenho uma dessas…
      Compra os equipamentos da Metalnox, (www.metalnoxfotoproduto.com.br é de fabricação nacional, tem qualidade e eles dão garantia…
      muitas das prensas que vendem por ai, vem de fora e se dá algum problema, o que faz?
      prefiro comprar produtos nacionais, assim valorizamos o que é daqui, fortalecemos nossa economia, e assim por diante… você entende o que eu estou falando, né!

      Grande Abraço, siga minha dica, tenho certeza que você só terá a agradecer!

      Valeu Ede!

  78. Prezado amigo, 

    Por gentileza, peço sua orientação para o o meu caso.

    Meu pai possuiu uma estamparia pequena, porém trabalha apenas com silks…  estou pensamento em me juntar a ele no negocio e percebo que ele perde clientes por ainda nao trabalhar com sublimação. para conhecer mais sobre este ”negocio” pesquisei e achei seu site.  Eu gostaria de adquirir uma maquina que permitisse sublimar bermudas de praia e camisas ( escolas de samba por exemplo ) principalmente, objetos como canecas e etc nao seria tanto o foco.  Qual maquina vc indicaria neste caso?!       

    • Eu indicaria uma PTS 700 da Metalnox… ela faz tudo isso que você faz e o custo-benefício dela, é excelente, eles também tem a prensa de canecas lá… acessa o site: http://www.metalnoxmaquinas.com.br e confere, eles te dão uma ajuda bem legal no site, pq lá tem um guia de prensa térmica, bem na página inicial, lá você escreve o que vai fazer, diz o tamanho dos trabalhos que você pretende fazer e o site te indica a máquina ideal para o seu caso, vale a pena conferir, é muito simples. Além de a Metalnox ser a melhor empresa de prensas térmicas do Brasil, e isso não é só eu que digo, é o mercado inteiro que diz… entra lá e confere Rodrigo!

  79. Maravilhoso o blog, parabéns!
    Eu trabalho com convites e alguns fotoprodutos. Estou muito interessada nesse tipo de produto
    (http://portoalegre.olx.com.br/convite-de-15-anos-e-lembrancinhas-de-15-anos-iid-34248511) e não tenho idéia de que tipo de impressão é, se dá pra fazer. Em nenhum lugar, até agora, que fornece material para brindes encontrei esses mouse pads e almofadas. Alguém tem alguma informação??? “Gradicida” u.u

  80. tenho umas maquina de estampa camisetas caneca e caneta queria saber quais os materia que eu preciso pra mim monta meu proprio negocio
    eé pq comprei umas maquinas de estampa camisa caneta e caneca e nao sei o materia q precisa
    queria q me ajudasse pra me monta meu negocioo

  81. Tirei muitas duvidas no blog a respeito de sublimação, sou nova no ramo e tenho muito o que aprender… Fiz hoje a primeira sublimação em camiseta poliéster, porém a mesma saiu com uma qualidade ruim, parece que esta umpouco desbotada a imagem, ficou meio amarelada… Sabe me dizer o porque disso?

    • Pode ser vários fatores: o papel transfer é correto? a tinta que você está utilizando é para sublimação? o modo de impressão está correto? verifique esses pontos, pode ser que isso resolva.

  82. Olá Luiz.. interessantíssimo seu blog, parabéns!
    Li “quase” todos os comentários, porém não encontrei resposta concreta a minha pergunta…
    Estou fazendo uma pareceria com uma amiga que tem uma prensa térmica ELI da Metalnox, ela tbm. adquiriu uma impressora epson para trabalhar sublimação em materiais polyester.  Porém preciso comprar, para dar complemento total aos nossos produtos, ouseja, vamos fabricar roupas artesanais em tecido algodão cru, ou seja 100% algodão, nos informaram que devemos comprar uma epson T33. Procede?
    Afinal, please…qual impressora comprar?? agradeço e aguardo, poderia responder no meu e-mail, se possível?

    Sucesso e prosperidade!! 

    • Olá Vera Lúcia, procede sim, mas eu compraria uma Epson T1110 que imprime até o tamanho A3, o transfer é maior e você pode cobrar mais por isso…
      e não esqueça de um detalhe… a sublimação não fica no algodão tá!! você terá que comprar transfers para algodão e a impressora tem que ter a tinta normal ou a indicada pelo fornecedor.

      Obrigado.

  83. Boa noite, nem sei se vc verá essa pergunta ainda mas tenho algumas dúvidas. Vi que existe o papel de transfer próprio para camisetas escuras, mas posso utilizar a mesma tinta sublimática? TEnho uma impressora Epson t50 e a prensa térmica. Parabéns pelo site, me ajudou bastante. E outra coisa, posso utilizar o tecido em poliéster em outras cores claras, sem ser branca? (rosa, azul, amarelo claros). Grata.

    • Olá Bruna, Claro que vou responder.
      Não atualizo o blog com postagens, pois tenho muito trabalho pra fazer e não consigo um tempo aqui, mas estou atento aos comentários, sempre respondendo…
      No transfer de algodão você tem que usar outra tinta… verifique com seu fornecedor qual é a indicada…
      E as camisetas em poliester pode ser de outras cores sim, desde que sejam claras o suficiente para aparecer a estampa…
      Obrigado !

  84. Bom dia!
    Estou lançando uns produtos com imagens de minhas telas.
    Minha pergunta é: a impressão por sublimação em porcelana – canecas, etc… é resistência a lavagens? é durável? ou é uma técnica utulizada apenas para itens promocionais?
    Grata
    Sandra Souza

    • é resistente sim, sandra.
      Pode fazer que é garantido, mas desde que você escolha o fornecedor certo.
      Eu trabalho com produtos da Metalnox e sempre tive ótimos resultados!

  85. Bom dia, estou começando no ramo, tenho os tranfers a impressora com o bulk ink, que você diz a cima que nao é legal, o bom é o catucho recarregável, mas minha dúvida é a seguinte: qual midia da impressora eu uso para mandar os tranfers, ou seja, qual tipo de papel eu seleciono na hora de mandar, papermatte, fotoglos, fotográfico? Tem Vários na T50 e cada um com um resultado diferente. Desde de já agradeço a atenção.

    • Na hora de mandar imprimir, você manda no papel normal, não precisa mudar nada ali, apenas na qualidade de imagem que você tem que deixar em foto. só isso.

  86. Olá amigo, tudo bem? Não conheço muito sobre o assunto, talvez a minha pergunta seja meio boba. É possível realizar sublimação em papel kraft? Pergunto pelo seguinte: Possuo uma pequena loja de utensílios domésticos e deixo a disposição sacolas plásticas (iguais de supermercado), mas com a nova lei, terei que confeccionar sacolas em papel. Um fornecedor me ofereceu a sacola de papel personalizada com meu logotipo a um custo de R$ 0,80 centavos a unidade.

    Tenho produtos a venda que custam R$ 2,00 e preciso entregar uma sacola para o cliente. Ou seja, se for uma venda pequena terei prejuízo!

    Minha idéia é comprar um kit com a metalnox e eu mesmo colocar um funcionário da loja para ficar estampando as sacolas de kraft. Pois se for sem a personalização consigo comprá-las a um preço bem mais vantajoso. O que você acha? É viável? Abraços! e tudo de bom! 

    • No papel Kraft, não recebe a sublimaçao, talvez outra forma de impressão como offset mesmo pode ser o correto, mas isso vai depender de custos para sua empresa,
      as fica a dica das sacolas ECOBAG da Metalnox mesmo, mas essa é algo personalizável, você poderá colocar um valor agregado maior, fazer algo exclusivo, mas não seria viável se você investisse apostando somente na sacola, é viável sim você investir no equipamento para revender todos os outros equipamentos. Conheci uma lanhouse que investiu nos foto produtos, e teve um retorno gigante, conseguindo com isso ampliar sua loja…
      tudo vai do seu empreendedorismo e visão de negócio.

      valeu Marcio!

  87. Gostaria de saber se tem algum lugar que dá curso de sublimação? Gostaria de comprar uma máquina de estampar em chinelo e uma para estampar em caneca, é usado o mesmo papel transfer?

    • Olha, tem a Metalnox que vende as duas máquinas, tanto a máquina de estampar chinelos quanto a máquina de estampar canecas, é usado o mesmo transfer, e lá mesmo, quando você compra algum kit ou equipamento da Metalnox, você ganha um DVD de treinamento para sublimação. Entra lá: http://www.metalnoxfotoproduto.com.br

  88. Ola,parabens pelo blog.
    preciso saber como posso fazer uma impressao em uma cuba de banheiro com 36 cm de diametro, ja vi produtos similares em vidro. tenho uma pequena industria de cubas pra banheiros,e preciso produzir novos modelos com estampas na parte interna.tem como? conhece alguem que possa fazer a maquina com o molde? agradeço muito.
    Dilson

    • Obrigado Dilson,

      Hey, você me pegou agora, viu, nunca imaginei fazer uma cuba de banheiro personalizada, também nunca pesquisei sobre isso,
      mas se for possível fazer, através de técnicas de impressão diferenciadas… Eu sei que a Oxford uma empresa que trabalha com cerâmicas em Santa Catarina eles fazer pratos, louças e canecas com serigrafia, não sei como você poderá conseguir alguma informação a respeito, mas tentar saber como eles faze isso, pode ser que você encontre a resposta…
      rsrsrsrsrsrs desculpas não poder te ajudar com essa informação!
      Obrigado por acessar o portal!

  89. Bom dia,
    Adorei este site, há tempo procurava algo assim, que sanasse minhas dúvidas. Trabalho com sublimação em Florianópolis, canecas, chinelos, camisetas…Minha prensa e meus insumos são da Metalnox e realmente são ótimos.
    Bom, mas tenho uma dúvida que está me impedindo de seguir em frente com meus planos, pretendo fazer camisetas para uniformes, eventos, etc…, mas o problema está no tecido de algodão em tonalidades escuras, o transfer que utilizei até o momento é da marca bright, e o processo é o seguinte: a imagem não é impressa espelhada, o verso do tranfer deve ser retirado, então coloca-se a imagem no tecido com a estampa virada para cima, coloca-se o verso que foi tirado do transfer em cima da imagem e se faz a prensagem. O problema está em tirar o verso do transfer, é muito difícil, e chego a tirar um pouco da tinta da imagem. É muito trabalhoso, então não compensa, então estou à procura de um transfer para tecido escuro de algodão que seja mais simples de usar, para o algodão claro uso o inkpro, e é prático. Alguém pode me ajudar?
    Obrigada.

    • Eu já ouvi falar do transfer de OBM, nunca usei, mas terceirizei um serviço com esse material, ficou um resultado bom, eu gostei pra caramba, andei pesquisando e parece que a J-tek de Balneário Camboriúem SC tem esse material.

  90. Bom dia,

    Tenho uma outra dúvida: a impressora que utilizo para sublimação é a epson t25, quando a imagem era impressa saia com linhas pontilhadas de cima a baixo, comprometendo a qualidade de meu trabalho, levei na assistência e fizeram testes que não apresentaram problemas, fui então em outro local que trabalha com transfer e me falaram que o problema é causado por causa da gramatura do papel, ou seja, o papel é muito grosso para a epson t25, me deram um transfer de gramatura mais fina, mas a qualidade no produto não ficou tão boa quanto a do papel mais grosso, então me orientaram a tirar os carrinhos de impressão, o que puxa a folha, tirei deixando apenas os da lateral, mas começou outro problema, quando a imagem ocupa a folha A4 inteira, no final da impressão acumula um pouco de tinta na imagem, ou ficam algumas falhas de tinta, comprometendo a qualidade de meu trabalho, e em muitos casos é necessário que a imagem ocupe a folha inteira, por exemplo para estampar tábua de vidro, almofada e camisetas. Alguém tem alguma sugestão de como resolver o problema ou que impressora aceita uma gramatura superior a 90?
    Obrigada.

    • Tem a Epson T1110 que imprime no tamanho até A3, e tem outra, eu não uso imprimir na página inteira, justamente por esse fato, não tem resultados legais, o que eu faço é imprimir com pelo menos uma borda do final da página para não acontecer isso. Quanto aos pontilhados, realmente a solução que você usou era a mais cabível ao problema.

  91. ola, eu posso por exemplo tenho a prensa porem a impressora imprimi sómente em tamanho A4
    tenho uma arte que vai ocupar toda a frente da camiseta e usaria pelomenos duas folhas a4 viradas de lado… eu queria saber se eu posso colar as folhas com uma fita ou algum produto pra prensar as duas folhas juntas?

    a sublimação consegue ser feita nessas cores de tecidos? são 100% poliester!

    amerelo- verde limão – azul claro – laranja fluorescente -

    ou sómente em tecidos brancos? o que acontece é que minha prensa não consegue prensar a camisa inteira e minha impressora só imprimi em tamanho A4 então eu precisaria colar as folhas e no caso imprimiria com o fundo da cor que eu quero e prensava na camisa branca..

    outro detalhe, minha prensa é menor então eu precisaria prensar uma parte de cada vez… posso fazer isso?

    exemplo: minha camisa vai ser laranja fluorescente com um desenho na frente e outro atras.

    vou usar camisas brancas e na arte eu vou colocar com o fundo fluorescente nas imagens.. vou colar as folhas e vou prensar na maquina em partes até a camisa inteira ficar laranjada e o desenho ficar no meio da camisa….

    duvidas: posso colar? posso prensar em partes ?

    obrigado e parabéns pelo site!
     

    • Olá Jeferson,
      vamos com calma, o que você está pensando, é possível fazer, porém, não fica nada bom, se você conseguir fazer isso ficar bom quero contratar você pq vc é o MacGyver rsrsrsrsr
      é possível estampara em camisetas poliéster nas cores que você perguntou, mas você tem que lembrar que como o fundo não é branco, as cores não ficarão como você vê no computador em fundo branco, a cor da imagem vai se misturar com a cor do fundo. Você consegue estampar uma camiseta inteira com uma prensa maior, talvez uma solução interessante para você é terceirizar esse serviço em uma empresa de estamparia maior, assim, você pode estampar uma camiseta com foto nela inteira.

  92. Adorei suas colocações, foram de grande proveito. pena que já tínhamos adquirido a máquina de estampar canecas. Estampamos algumas para deixar para teste. Uma delas, depois de quase um mês, a estampa manchou como se estivesse sublimando ainda. A tinta e o papel são para  sublimação e vieram junto com a máquina. Nas instruções da máquina existe tempo diferente para a sublimação. 1 caneca é sublimada em um tempo menor, se for sublimar um lote o tempo de sublimação é maior. Isto está correto? Você poderia me ajudar  nestas 2 dúvidas?
    Grata. Glória 

    • Olá glória,

      está errado. se uma caneca é feita com um tempo e temperatura, todas devem ser feitas com o mesmo tempo, não tem lógica mudar o tempo e temperatura de outras canecas do mesmo lote. Pois assim como a primeira caneca, ela será colocada fria na prensa que já está quente.

  93. Olá Luiz gostaria de saber se vc sabe onde posso comprar a matéria prima tanto para a fabricação do chinelo quanto para a caneca, ou seja onde posso comprar a borracha e as canecas em atacado. Entro em vários sites e só aparece onde se personaliza canecas. Tenho outra dúvida, para personalizar chinelo tenho que passar algo antes para fixar o desenho? Parabéns o seu blog é SHOW !!!!!!!!!!!!!!

  94. Olá, parabéns pelo Blog. Enfim alguém pra tirar as nossas dúvidas!!

    Gostaria de saber mais sobre o processo de sublimação. A impressora tem que ser epson e pode ser qualquer modelo? A prensa é a mesma para camisetas e chinelos? Tem uma tal resina que é preciso passar nos chinelos antes da sublimação, os chinelos já vem com esta resina?  Aproximadamente quanto fica para sublimar um par de chinelos (contando os chinelos, o papel e a tinta)? Obrigada pela atenção.

    • Olha Priscila, de preferência use uma impressora epson porque você consegue usar cartuchos recarregáveis. A prensa é a mesma para camiseta e chinelos, a resina tem sim, mas não precisa comprar a resina, você pode comprar os chinelos prontos para sublimação. em relação ao custo, vai depender do fornecedor que você escolher, você pode contar um custo de uns 12 reais, mas isso é variado.

  95. olá.estou entrando neste ramo de estampas,gostaria de uma ajuda em camiseta de algodão a tinta tem que ser pigmentada ou ñ ou vai sair na primeira lavagem,eu tenho 2impressoras uma com tinta sublimatica e outra com pigmentada este e o caminho para fazer no caso os dois tipos de camisetas,o que eu quero fazer e azulejo e camisetas o q vc acha obrigado….

    • Tem que verificar como está essa imagem, pode ser que acabou as tintas da impressora como o azul e o magenta… de uma olhada na sua impressora.

  96. Então, como todos os outros, eu também adorei ter encontrado este blog.
     minha duvida é quanto  a impressão, eu não estou conseguindo imprimir os arquivos do corel, há algum segredo ou não é este editor de imagem que deverei usar. para poder produzir os transfers no tamanho para as canecas.
    ajuda-me por favor.
     

  97. Olá Luiz, minha dúvida é a respeito da divisão de cores para sublimação em camisetas. Quantas linhas são ideais para uma imagem ficar mais próxima possível de uma criada em CorelDraw. Qual o tamanho ideal dos pontos, também são pontos x polegadas, os ângulos são – C 15 – M 75 – Y 0 e K 45. Agradeço desde já.

    • Quando falamos em sublimaçao você pode esquecer a separação de cores, você fará a impressão digital, a separação de cores, quem faz é a impressora.

  98. Olá Luiz, bom dia! Gostaria  de saber para eu personalizar chinelo  oque eu preciso é somente do chinelo do papel transfer e da prensa? Não preciso passar nada no chinelo para receber o desenho?

    • Nâo precisa passar nada no chinelo, desde que você compre o chinelo adequado para sublimação, verifique no site da Metalnox, eles tem tudo que você precisa;

  99. Olá, gostaria de saber se a tinta sublimatica usadd em uma epson cx4100 com bulk ink pode ser usada em malhas com 50% algodão e 50% poliester se funciona se não saberia me informar uma tinta que  possa ser usada para estampar algodão ou malhas mistas com moleton.Aguardo e desde já agradeço.Grata

  100. boa noite , 
    eu comprei uma epson t1110 e estou trabalhando com ela com os cartuchos originais eu gostaria de saber se eu posso instalar nela o bulkink com tinta de sublimação para trabalhar com estampas em poliester depois de ja esta usando os cartuchos originais..

    • Pode colocar, mas coloca, ao invés do bulk ink os cartuchos recarregáves, pois nao danifica o equipamento, você só vai ter que tirar os cartuchos, recarregar e colocar denovo, como faria com os cartuchos originais. A Metalnox tem pra vender esses cartuchos.

  101. ola Luiz,

    eu e meu namorado estamos pretendendo iniciar um negocio com chinelos estampados com sublimação e gostariamos de uma opinião sua a respeito.
    o que vc acha que compensa mais….comprar os chinelos ja prontos ou comprar a placa de borracha EVA e confeccionar em casa o chinelo e passar a resina para sublimação e depois estampar???

    aguardo

    Fernanda.

    • Compensa mais você comprar os chinelos prontos para resinar. Desta forma você terá menos trabalho para fazer o chinelo. Reduzindo o custo final.

    • Hola, mi español es aún débil, yo no entiendo muy bien lo que dices.
      La pregunta que usted tienes es cómo no se debe obstruir la cabeza de impresion de la impresora?
      Lo que estoy diciendo es que hacer algunas pruebas de impresión, para que su impresora no se queda quieta.
      Espero que hayan comprendido y resuelto a su pregunta.
      Gracias por comentar aquí en el portal.

  102. Sou o Antonio Marcos que te perguntou sobre separação de cores em sublimação. O problema é que eu não irei imprimir em Impressora Digital, eu mandarei as cores separadas em PDF para uma Gráfica, que irá fazer chapas de Alumínio e rodar em uma máquina de Off Set para transferir para o papel. Terei que fazer grandes quantias e assim é mais rápido. Abraços.

    • Bom, neste caso, eu nunca trabalhei com sublimação, mas trabalho também com material gráfico, nunca precisei fazer a separação de cores, pois com a tecnologia gráfica que temos disponível, você só precisará mandar o arquivo fechado em PDF, por exemplo com o perfil de cor fornecido pela gráfica, a separação de cores, a organização dos ângulos de retículas, e outros detalhes técnicos são feitos no CTP da gráfica, através de seus aplicativos. Você não precisa fazer esse trabalho, só precisará fechar o arquivo. O certo é entrar em contato com a gráfica e verificar o que deve ser feito.
      Até mais!

  103. Bom dia Luiz, Agradeço as informações adquiridas no site.Tenho uma dúvida,comprei uma prensa térmica e os materiasi necessários para estampar camisetas.Acontece q o caminhão de entrega sofreu um roubo de cargas e com isso,a prensa vai demorar a chegar,sendo q eu já havia mandado instalar o bluk ink nas impressoras.Minha pergunta é, eu poderia já começar a imprimir alguns tranfers sublimáticos e outros em algodão, e deixa-los guardados para passar para as camisetas quando a prensa chegar?Comprei duas impressoras, uma com tinha sublimática e outra com tinta pigmentada para o algodaõ.Mas, fui informada, q devo usá-las pelo menos a cada tres dias,por isso pensei se é possível imprimir os tranfers, ou se se posso fazer isso quando for passar direto para camiseta?
    Se possível, vc tem alguma recomendação de como guardá-los de modo q não se danifiquem?
    Desde já agradeço a atenção e o apoio q vc dá a todos no site.
    Obrigada!
    Felipe Costa

    • Neste caso você pode imprimir sim, agora, acredito que a máquina ja deva ter entregue a máquina, rsrsrsr, o certo é deixar em um local arejado sem umidade, onde não esteja pegando sol, uma estufa seria uma boa solução.

  104. Prezado Luiz Ivan

    As vezes quando faço a prensagem em camisas 100% poliester branca , estas ficam manchadas com pequenos pigmentos azul e preto. Uso o papel chamex 90g e uso tempo de 25s e temperatura 225 graus. Acho que a temperatura estar alta demais e os pigmentos estão saindo do papel por esse motivo. O que me deixa com grande dúvida que não é sempre que acontece isso. já que uso esse mesmo  tempo e temperatura padrão. as vezes funciona as vezes não.

    Para os tecido de cores claras uso o mesmo tempo e a mesma temperatura? Lembrando que estamos falando de sublimação.

    Comente!

    DESDE JÁ AGRADEÇO! 

    • Não se usa papel chamex (sulfite) para fazer sublimação, se usa papel sublimático, por mais que o papel sublimático custe mais caro que o papel sulfite, você terá resultados muito mais satisfatórios com o transfer de sublimação, e também a durabilidade da estampa será, obviamente muito maior. O tempo e a temperatura, também estão acima, você pode usar 200°c e 20″.

  105. Amigo, preciso muito esclarecer certas dúvidas antes de me aventurar na sublimação, achei seu blog ótimo e me esclareceu muita coisa como sublimação em cores claras e canecas.

    Mas ainda tenho uma dúvida e vou exemplificar pra ficar mais claro:

    Gostaria de fazer essa estampa nessas mesmas cores de camisa
    http://www.the-king-of-games.com/english/shop/main/news/images/25top.jpg 
    http://www.fanboy.com/wp-content/uploads/2011/12/zelda25_1.jpeg 

    De acordo com os comentários do blog não poderia usar papel sublimático para tecidos brancos (cores claras) pq esse verde é mt escuro correto? Logo quais papéis e métodos devo usar?

    Muito obrigado e espero ansiosamente pela resposta, abraços! 

    • No caso que você me passou acima, não tem como fazer com sublimação pois a pigmentação usada ali, é especial.
      esta camiseta foi feito com um transfer litográfico, ou feita através de serigrafia.

  106. Amigo, preciso muito esclarecer certas dúvidas antes de me aventurar na sublimação, achei seu blog ótimo e me esclareceu muita coisa como sublimação em cores claras e canecas.
    Mas ainda tenho uma dúvida e vou exemplificar pra ficar mais claro:
    Gostaria de fazer essa estampa nessas mesmas cores de camisa
    http://www.the-king-of-games.com/english/shop/main/news/images/25top.jpg 
    http://www.fanboy.com/wp-content/uploads/2011/12/zelda25_1.jpeg 
    De acordo com os comentários do blog não poderia usar papel sublimático para tecidos brancos (cores claras) pq esse verde é mt escuro correto? Logo quais papéis e métodos devo usar?
    Muito obrigado e espero ansiosamente pela resposta, abraços! 

  107. Boa dia, 

      eu faço camisas estampadas para revenda em sublimação, porem um cliente considerou o tecido de 100% poliéster transparente demais, teria algum tecido menos transparente que seja indicado para sublimação (sem ser o de abadá e o mais parecido com algodão) 

    Grato  

  108. Olá Sr Luiz!
    Fiz umas estampas, para teste, em tecido Helanca Ligth, branco, com transfer sublimático, há 20 segundos, 200º, a astampa fica meio escura, mas quando reulitizo o mesmo transfer, na segunda vez a stampa fica bonita, vc saberia me explicar isto?
     

  109. Olá Lui Luiz, minha duvida é em relação as sobras de imagem no produto final. Gostaria de saber se isso acontece na sublimação? Por exemplo: a imagem na camiseta poderia ficar vasada ou seja, só os contornos como no próprio desenho criado? Sem aquele quadrado como nos silks.
    Aguardo, obrigado!
    Rafael 

  110. Bom dia, Luiz,
    Por favor, temos um enigma para decifrar e tenho certeza de que você poderá nos ajudar. Um cliente quer cobrir o nome do Rivaldo que está nas costas da camisa oficial do Barcelona com uma faixa amarela ou da cor da camisa. Você saberia nos informar como poderiamos fazer esta tarefa? Pode ser feito em sublimação? 
    Agradecemos antecipadamente.
    obrigada
    Miriam

    • Olha, eu nunca tentei fazer isso, não sei se da certo, mas talvez aplicar um powerfilm por cima pode resolver, mas já vou avisando, é questão de tentativa e você pode perder a camiseta

  111. Olá. Estou com algumas dúvidas e não tenho encontrado muito a respeito: pq o chinelo sublimado fica com aspecto de enrugado nas bordas? E uma aparencia amarela onde é bco? Obrigado.

  112. Olá, Luiz!
     
    Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pelo site, e por dispor-se a responder as dúvidas da galera! Muito legal de sua parte!
    Bem, estou pensando em começar a trabalhar com camisas, mas mais pra frente, tenho interesse em trabalhar com canecas também, e velas. Estou sem trabalho, e procurando algo pra ganhar a vida, que não é fácil, mas não tenho grana pra investir.
    Li o seu artigo e todas as perguntas e respostas, antes de fazer as minhas, porque tem muita repetição de perguntas, e acho bacana de nossa parte considerar que você responde as dúvidas da galera por bom coração, gentileza, de forma que não é legal te fazer perder tempo. Por isso (e pela fome de informações, claro) li tudinho antes de tirar minhas dúvidas. Vou perguntar apenas o que não vi aqui.
     
    Tipo: como eu disse, não tenho grana pra investir, apenas o mínimo pra começar, pra poder juntar uma graninha pra comprar o material necessário para oferecer toda a qualidade possível e a um preço competitivo. Então, o que tenho em casa é: uma impressora a jato de tinta (que pelo q vi não tem cartuchos recarregáveis, mas nisso eu me virava assim mesmo, por enquanto, porque dentro dos custos que tenho visto, o de impressão não representa dos maiores, me corrija se estiver enganada, por favor) e uma impressora a laser colorida. quero evitar de usar a laser, porque o custo aumenta consideravelmente. Minha dúvida é: para tecidos de algodão (como me informei ao longo das perguntas) há grande diferença no resultado de impressão na jato de tinta para a laser? O que vc indica, dentro da sua experiência?
     
    Outra coisa: não tenho prensa (quermo muito comprar uma, mas não tenho grana agora). Se eu utilizar o ferro de passar, ficará minimamente satisfatório? Vou começar pra testar, vendendo camisas para amigos, amigos de amigos, coisa e tal, quero ver se dá certo, e preciso ganhar dinheiro pra investir, sabe? O que você me diz a respeito? Daria pra trabalhar com camisas de algodão com o transfer sendo aplicado com ferro de passar?
    Agradeço muito pela gentileza em dispor de seu tempo para nos ajudar e aguardo pela sua valiosa opinião! Abraços!
     
    Lyndy Luca

    • Olá Lyndy, Obrigado por reconhecer o meu empenho. É muito bom escrever, mas é melhor ainda ler. Poucas pessoas pensam assim.
      Vamos ao que te interessa… Para o tecido de algodão, o que vai mudar é a qualidade do transfer, ja testei transfers para algodão impressos em laser que não ficaram bons, e outros que ficaram excelentes, assim como eu ja testei transfers de impressão a jato de tinta que apresentaram resultados semelhantes. O que você deve tomar bastante atenção, é quando o transfer deve ser impresso em uma laser: verifique com o fornecedor do transfer qual impressora e qual modo de impressão é indicado para obter o melhor resultado de impressão.
      Em relação ao uso do ferro de passar, é a mesma coisa que você querer entrar numa corrida de carros com um carro popular 1.0, entende minha analogia? Hoje você consegue comprar uma prensa por um preço muitíssimo acessível, e com condições muito facilitadas, por exemplo na Metalnox encontra prensas pequenas que vão de R$ 2.000 até R$ 6.000 e dá para parcelar pelo PagSeguro em 12x, por exemplo.
      é isso aí. até mais!

  113. Ola, 

    Estou tentando começar uma estamparia, ainda estou no processo de pesquisa, e foi ótimo ter encontrado seu site. Minhas perguntas são:
    qual o melhor metodo para estampar camisetas, o digital, o sublimatico ou o litografico? qual a melhor impressora, a laser ou tinta?   em qual metodo a impressão dura mais tempo? a impressão dura mais feita a laser ou sublimatica? fica mais bonita na laser ou na sublimatica? preciso de uma impressora diferente para cada metodo? quanto ao tecido qual a melhor trama? nossa sao muitas perguntas neh
    aguardo sua resposta
    obrigada  

    • Olá Cidinha, desculpe demorar responder.. mas ai vai…
      O metodo de estampar camisetas, são vários, mas a sublimação está em alta e é tendência, pelo fato da facilidade de trabalhar e o baixíssimo custo que ela tem, não há dúvidas que pra quem está começando, é uma ótima escolha. O digital exige muito investimento e o retorno financeiro está próximo ao do sublimático. Os transfer litográficos também vale a pena, pois voce irá terceirizar a impressão deles, mas neste caso, você precisa ter uma tiragem grande para que o custo dele seja vantajoso e lucrativo, a prensagem é igual ao da estampa sublimática…
      É isso aí… Acho que ta respondido! Se tiver mais dúvida, pode acessar aqui o portal e perguntar!

    • Cada uma tem um processo diferente de impressão, a sublimatica trabalha com jato de tinta e usa cartucho com tinta sublimatica a impressora a laser trabalha cilindros e calor e a tinta é o toner. Você deverá escolher a impressora de acordo com a sua necessidade. Se for usar o transfer sublimático, deve usar uma Epson, caso transfer a laser, verifique a compatibilidade de seu trasnfer com a impressora que vai comprar. Mas no final compensa você comprar uma impressora sublimática e terceirizar as impressões em laser.

  114. Olá Luiz,

    Inicialmente, gostaria de lhe parabenizar pelo site e todas as informações pacientemente dadas.

    Li todos os posts aqui e foi bem esclarecedor, estou esperando chegar meu kit A3 da Metalnox para começar a trabalhar.

     Gostaria contudo de tirar algumas dúvidas:

    1. No que tange às camisas escuras, posso utilizar a tinta comum que vem de fábrica da Epson, desde que use os papéis já citados anteriormente (dark…etc), correto?      

    2. Ainda sobre as camisas escuras, ao utilizar este transfer específico, os tecidos ficarão com aquele relevo emborrachado?

    3. Em estampas escuras com detalhes brancos por exemplo, seria possível não imprimir o fundo preto no transfer para utilizar o fundo preto do próprio tecido?

    4. No que tange a chinelos, existe alguma fôrma que permita a prensa do par ao mesmo tempo? Imagino que prensar 1 pé por vez gaste tempo demais, se levarmos em consideração a necessidade de atender um número maior.

    Desde já agradeço a atenção e o compartilhamento da sua experiência.

    Obrigado.          

    • Obrigado Gustavo! Bom saber que o portal está sendo útil para seu trabalho. Vamos as respostas para suas duvidas.
      1. Cada tipo de papel tem suas características, quando você compra o papel você tem que verificar qual é o modo de impressão que deve ser feito nele. e como ele deve ser prensado, essas informações é o fornecedor que irá te passar, tem transfers que são impressos em impressora a laser e outros que são impressos em jato de tinta. Verifique isso.
      2. Isso dependerá do transfer que você usar, mas na maioria deles sim.
      3. Não. A impressão acontece no fundo branco e o preto é impresso de qualquer forma, indiferente da cor que ficará no fundo.
      4. neste caso, se couber dois chinelos em uma única forma, não há nada que te impessa de fazer isso, eu nunca fiz dessa forma, por isso não sei qual é o resultado.
      E é isso aí, acho que ajuda um pouco… Desculpa não te responder antes, estou numa correria de trabalho, que ficou dificil se dedicar um pouco aqui. A essas alturas do campeonato já deve ter chegado a sua prensa… o que está achando dela???

  115. Boa noite Luiz,realmente é muito bem esclarecido as duvidas. A minha é a seguinte:

    Uso o que pra fazer transfer em camiseta preta? Vou usar malha PV e DRYFIT.

    Obrigada
    Noeli
     

  116. Ola Lúis,compramos uma prensa,e tivemos muitas dificuldades em usa-la,a última é que não estamos conseguindo passar a imagem para a blusa,nosso material é tod sublimático,tinta,papel e blusa,não estamos entendendo o que esta acontecendo,será que vc pode nos ajudar?

    Parabéns pela sua iniciativa,acho muito legal compartilhar e ajudar,vou fazer isso no meu blog!
    Um abraço e muito obrigada.  

    • Oi Jaqueline.

      acho que tres pontos devem ser analisados^: a prensa térmica, o tempo e a temperatura que você usa, pode estar aí o problema.

  117. boa noite, que bom que encontrei este portal, pois estou começando um novo empreendimento e precisarei muito da sua ajuda, por exemplo: a mesma impressora que utilizar pra estampar chinelos de borracha me servira para estampar camiseta? e a tinta é a mesma?

  118. ola Luiz. gostaria de saber se no site que vc mensiona posso comprar papel transfer e tinta pra impreçao em camisetas pretas de algodaon?
    Muito obrigada.

    • La você encontra tudo mesmo, a tinta, o papel transfer, para camisetas pretas de algodão tem o transfer OBM. da certo tambem!

  119. Olá Luiz, se blog é realmente muito interessante e tirou várias dúvidas que eu tinha, mas teve uma que restou!
    Estou no ramo de luminárias há 10 anos e tenho alguns projetos novos que incluem a sublimação, pretendo utilizar fotos de paisagens impressas em tecido branco (poliéster), gostaria de saber se a qualidade do sistema de sublimação fica boa com fotos? Obrigado desde já. 
    Alexandre Ferrari. 

    • se você usar o tecido certo, fica ótimo!!!
      eu mandei imprimir fora, uma impressão de uma foto em plotter com sublimação e mandei prensar na empresa de um amigo meu que tem uma estamparia com uma prensa pta12000 da Metalnox. Até eu que ja trabalho com isso fiquei boqueaberto com o resultado… ficou excelente. nitdes, qualidade de cores, tudo ficou bom. Mas é aquela coisa, tem que fazer do jeito correto, sempre de acordo com as especificações de cada produto.rsrsrs faz alguns testes… você ja tem impressora e prensa? Conhece alguem que pode fazer isso para você?

  120. Olá tenho dúvidas sobre sublimação em chinelhos!
    Gostaria de saber como que seria o processo de personalização dos chinelos, a sublimação e direta na borracha do chinelo, ou tenho que estar utilizando algum tipo de verniz antes e depois da sublimação?
    Trabalho com chinelos que possui uma camada de poliester sobre o EVA e a aplicação da sublimação e direta não necessita verniz por causa do poliester, agora no procedimento direto na borracha e o mesmo?
    Muito obrigado e até mais…

    • Não. Cada vez que você estampa uma camiseta, o transfer é descartado, cada transfer impresso serve apenas para uma aplicação.

  121. Olá. Estou tentando passar o transfer para a sacola ecobeg, tecido em algodão cru, o transfer fica bonito mas o tecido queima, em um  tempo de 20 segundos, então diminui para 15 segundos e a foto ficou com falhas. Vocês poderiam me enviar alguma dica?
    Obrigada 

    • Bom dia Irani, Qual é o transfer que você está utilizando nesta ecobag? Verifique com o fornecedor do teu tecido qual é a temperatura que ele suporta, uma forma de uma prensa térmica trabalha a 200°C. Se você usa transfer de sublimação, precisa usar ecobags de poliéster e não algodão, um exemplo, é a Ecobag da Metalnox;
      Verifique essas informações, talvez possa resolver, cada tipo de tecido possui suas características e limitações, sempre consulte o fornecedor para saber o que dá para fazer com o tecido comprado.

  122. Vi em uma resposta sua que você fala que não é bom usar o chinelo personalizado, pois a resina sai com facilidade. , você quer dizer que não se pode vender um chinelo para uso só para lembrança ?, porque o produto não é duradouro ? Gostaria de entender um pouco sobre isso.

    • é por que a resina que é aplicada sobre o chinelo tende a gastar naturalmente em contato e atrito com o pé, assim a estampa some com o tempo de uso. Se quiser usar, pode, mas vai diminuir a vida útil da estampa.

  123. Olá, estou querendo entrar nesse negócio e gostaria de umas dicas como: Qual  a melhor opção de máquina de estampar camisetas? Qual a melhor impressora? Qual o tamanho máximo de estampa que posso usar em camisetas? A minha intenção e fazer uma coisa diferente do que se vê em lojas, como por exemplo: uma camisa com uma estampa em alto relevo ou emborrachada com um desenho diferente mas não sei se posso fazer esse tipo de coisa (Estampas em alto relevo e emborrachadas) com essas máquinas, então gostaria de algum auxílio. Muito Obrigado!

    • Bom dia Hudson

      A melhor opção de máquinas de estampar camisetas é a Metlanox, o tamanho máximo que você pode usar, depende da sua necessidade, se você quiser, pode investir em uma prensa térmica que tenha até 1×1,4m, as impressoras você pode trabalhar com Epson, são mais indicadas, quando se trata de grandes formatos, aí então outras marcas de impressoras começam a surgir para sublimação além da epson. Alto e baixo relevo, você precisa comprar uma prensa térmica que permita a aplicação de embossing (relevo), a PLE 280 da metanox é uma opção prar pequenos formatos, já a PES300 é uma opção de formatos um pouco maiores. Estampas emborrachadas, você encontra transfers prontos por aí, agora não me pergunta aonde, por que eu não sei, rsrsrsrsrsrsr, eu não uso transfer emborrachado. espero que essas informações te ajudem um pouco Hudson, até mais!

  124. Olá Luiz,

    Gostaria de agradecer pelas respostas.

    E não há o que desculpar, o simples fato de você compartilhar seu conhecimento é um grande favor a todos.

    Eu recebi o kit da metalnox sim e o material é muito bom, estou começando a fazer as propagandas para divulgação e tal.

    Luiz, gostaria de fazer uma pergunta que julgo ser de interesse de todos.

    Para a formação de preço dos produtos, é necessário detalhar cada custo para somente no final termos um o custo total e aí sim calcularmos nossa margem de lucro.

    Logo gostaria de saber como calcular a tinta e energia que utilizo em cada trabalho, mesmo que seja uma média.

    Novamente agradeço sua disponibilidade de sempre.

    Abraços!    

    • Obrigado Gustavo.
      Que bom que você entende minha situação…rsrsrsrsrs, você está certo, todos os custos operacionais você deve calcular para formar o preço de venda final.
      Primeiramente, procure verificar seus concorrentes, o quanto estão cobrando, se não há concorrentes na sua região, pesquise na internet qual é o preço de venda médio. A partir daí, você deverá pensar no custo da caneca, no frete, no custo da tinta e do papel, no tempo investido, vou dar o exemplo de uma caneca.
      Digamos que o custo dela seja de R$ 4,50, o custo do papel impresso seja de R$ 0,50 neste papel dá para imprimir 3 canecas então colocaremos R$ 0,16 por caneca. Logo o seu custo será de R$ 4,66, agora você terá que pensar em quanto que custa o frete e dividir pelo numero de produtos que você comprou no pedido, e dar este percentual para o valor do custo, lembrando que quanto maior o pedido, menor fica o preço do frete, contar outros custos operacionais. A média de custo chega a R$ 5,00, então você pode começar a dar um preço de venda mínimo. Para os casos em que o teu cliente faça pedidos grandes, e um preço de venda máximo para vendas unitárias. Aqui você define de acordo com a margem de lucratividade que você quer ter.

  125. Boa noite,
    Quero saber qual o nome ou a formula da resina usada para a sublimaçao em chinelos,
    pois, usei uma comprada no paralelo e nao deu certo a imagem migra.
    As de marcas conhecidas sao muito caras e conheço empresas quimicas que podem fazer num preço mais em conta, porem,
    tenho que  fornecer a formula ou o nome da mesma!

    Desde de ja agradeço,(urgente)

    • Olá claudete, eu nao confiaria muito em tentar passar resina no chinelo, compensa muito mais você comprar os chinelos prontos para sublimar, na maioria das vezes, aquilo que parece barato pode sair caro, se você compra os chinelos prontos para sublimaçao, você terá mais garantia que seu produto sairá certo.

  126. Caro, continuo aguardando resposta ok? Agradeço se puder me ajudar!!!

    Caro, boa tarde!
    Este espaço tem me ajudado muito pois sou nova neste ramo.
    Já tenho a impressora epson sublimática, prensa e outra impressora jato de tinta.
    Segui sua indicação e estou fazendo um pedido na METALNOX de vários materiais sublimáveis.
    Veja por favor se estou certa:
    1 – Para camiseta em malha, não conseguimos usar sublimação. Para estampar, usaremos aquele transfer encontrado em papelaria que o plástico fica fixado ao tecido (tanto branco quanto tecido escuro).
    2 – Para usar sublimação em tecidos, estes devem ser em poliester ou sintético. Usaremos o transfer sublimático para tecido branco. E para estampar em tecido escuro, existe este transfer?
    3 – O transfer DARK é para impressão em outro tipo de impressora certo? Não podendo usar a sublimática ou jato de tinta.
    Aguardo sua orientação e agradeço.

  127. Olá Luiz, estou com mais uma dúvida em relação ao tipo de impressão, quando se estampa uma camisa por exemplo, com a imagem de um coração eu terei que fazer o recorte dele para que ao sublimar não apareça o quadrado da impressão ao passar para a prensa?(não sei se me expressei bem na pergunta )
    Outra coisa, vi o vídeo de como estampar chinelos, a minha dúvida está exatamente no recorte da imagem, tipo, se for uma imagem vasada , a exemplo novamente de um coração,o fundo vai fazer o recorte e terei que sempre imprimir de acordo com cada tamanho do chinelo?pois vi que vc imprimiu a imagem cuja o formado foi exatamente a do papel sublimático, e ao colocar na prensa ele já estava em recorte de chinelo?é na própria impressão que se faz o recorte?
    Agradeço desde já.

    • NA verdade, não precisa fazer o recorte, no vídeo eu fiz somente um exemplo, no caso do chinelo eu usei um desenho no tamanho do gabarito do chinelo e a impressão saiu no tamanho do chinelo.

  128. Luiz , parabéns pelo seu site e pela sua presteza, que é de grande valia, para todos os leigos em sublimação. Adorei esse site, principalmente, vc que sempre está buscando resposta bem explicadas para todas as dúvidas surgidas, que vc continua assim, parabéns. So tenho uma dúvida, é que qiando fui fazer sublimação no pad mause, quando fui tirar o papel de transfer ainda quente, ele colou e sujou toda minga base. o que pode ter ocorrido.
    Abraços.

    • Obrigado Newton…

      talvez o transfer passou do limite do mouse pad. o que eu faço para não sujar a base é usar um papel kraft, e assim trocá-lo sempre que precisar, assim terei sempre uma base limpa e não mancharei outros foto produtos.

  129. VC CONHECE O TECIDO DE POLIESTER QUE AGORA É USADO NA SUBLIMAÇAO DE CHINELOS? DIZEM QUE ELE DÁ UMA MELHOR DEFINIÇAO E DURABILIDADE AO PROCESSO E QUE AJUDA A MANTER O DESENHO POR MAIS TEMPO…SABE ONDE POSSO ADQUIRI-LO? GRATO.

  130. Ivan boa noite.

    Minha base da prensa termica, é de madeira forrada laminada. posso usar borracha de silicone na base para prensar com 10 de espessura. quando tiver fazendo sublimação, posso colocar o teflon emcima do transfer para sublimar.

    • Olá Newton, nesse caso, da para usar sim, mas veja com o fornecedor da tua prensa qual é o material mais adequado para isto. Talvez um feltro resolva o teu problema. Quanto ao teflon, pode usar sim, mas verifique com o fornecedor da prensa térmica como usar o teflon na prensa. Eu uso uma prensa da metalnox que já possui uma camada dupla de teflonização direto na forma, então não precisa colocar outro teflon.

  131. Boa Tarde Luiz,

    Muito boa suas informações, me ajudou muito, mas gostaria de tirar uma dúvia.
     Qual é o tempo de duração de uma estama em um chinelo, levando em conta que foram utilizadas tintas de ótima qualidade, papel correto, material correto e temperatura correta.

    Obraido e parabéns    

    • Acho que ja respondi uma pergunta dessas, em algum post aqui no blog, mas volto a repetir, o chinelo não é indicado para ser usado, mas sim para decoração e recordação

    • Olá celina, vou dar as dicas desde o princípio: compre uma prensa térmica para fazer estampas, desta forma você terá mais garantia de executar um trabalho com qualidade profissional, um ferro de passar também faz isso, mas nem sempre apresenta resultados satisfatórios.

  132. Olá, gostei muito do texto!
    Adoro personalização e camisetas estampadas, e queria fazer umas em tecido algodão. Você sabe me indicar qual é a melhor maneira de fazer? Tenho os desenhos no computador (muitas cores) e já pesquisei, mas não achei resposta esclarecedora. Sublimação não é bom para algodão. Transfer com impressão a jato de tinta desbota fácil.
    Dá certo usar a mesma adaptação de tinta sublimatica em uma impressora, mas usando tinta de tecido, e depois passando para a camiseta pelo papel tranfer? E seria numa máquina de prensa a quente?
    Qualquer ajuda é muito bem vinda!
    Att

    • hummm, quantas perguntas…
      vou resumir tudo tá.
      Para o algodão você deve usar transfers diferentes da sublimação que são o Ink Pró, Inneo, Dark, alguns são usados em impressora jato de tinta e outros em impressoras a Laser. E não desbota esses transfers não!

  133. Amigo preciso mt de uma informação… Li toda a matéia mas estou preocupado com uma coisa, espero que me ajude nesta duvida, pois estou para fechar um negocio e nao posso correr riscos… Seguinte, estou pretendendo fazer algumas camisas, pensei no silk, porem procurei uma empresa que me diss que a sublimação seria ideal… Legal vim pesquisar o que era e me deparei com a seguinte duvida…
    Sublimação é a mesma coisa de foto em camiseta como antigamente? Pegava-se a foto e fazia-se um transfer, so que depois e algumas lavagens sumia tudo, fica feio pra caramba… Seria isso? Ou a Sublimação me da garantia que a impressão é resistente?

    Meu medo é fazer uma certa quantidade e depois de algumas lavagens a impressão ir saindo ou apagar, desbitar, descascar… Devo partir ou devo pensar no antigo Silk? Grande abraço e parabens pelo blog   

    • Roger,
      vou te dar um exemplo que eu tenho certeza que você vai reconhecer e muito bem.
      Você já viu camisetas de futebol, como a do flamengo, do corinthians, palmeiras, desbotarem depois de algumas lavagens?
      Pois as listras dessas camisetas são todas feitas através do processo de sublimação, ou seja, é muito resistente, você pode lavar muitas vezes, que não vai desbotar, (lembrando que o tecido deve ser 100% poliéster)
      então está respondido a sua pergunta. Forte abraço e sucesso em sua empreitada!

  134. Boa tarde!
    Estou começando agora com o processo de estamparia sublimática e, tenho feito as artes das estampas no photoshop, minha dúvida é:

    FEITO A ARTE, COMO SALVA-LA SEM O FUNDO PARA QUE EU POSSO ESTAR ESTAMPANDO EM CAMISETAS COLORIDAS?

     Desde já, obrigada.     

    • Olá Rita.

      Não importa a forma que você salva a arte, para estampar em camisetas coloridas você precisa de um transfer para camisetas escuras, por exemplo o OBM, mas para que você tenha a arte com fundo recortado, esse recorte deve ser feito à mão.

  135. Sr Luiz Ivan Schroeder, bom dia!
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho. Já possuo uma máquina/prensa da Metalnox, e já faço trabalho de estampagem, mas gostaria de diversificar produzindo minhas estampas. Tenha uma impressora Hp officejet j4660 all-in-one. Essa impresso serve para fazer impressão em estampas sublimáticas? O que o senhor aconselha?
    Forte abraço e sucesso na atividade. att. Arthur Sousa.

    • Use uma impressora Epson com cartuchos recarregáveis e tinta sublimática para camisetas poliéster, já para camisetas em algodão, use o transfer ink pró em sua impressora jato de tinta.

  136. Olá, Luiz.
    Estou com problemas na sublimação de canecas. Tem acontecido da caneca sair perfeita da prensa e ao colocá-la para esfriar – em temperatura ambiente – começam aparecer manchas. Dá impressão que a tinta da sublimação começa a vaporizar e manchar a parte impressa.
    Quando trabalho com foto isto fica menos evidente mas com figuras – Ex.: um coração vermelho – começa a vaporizar e manchar a parte branca da caneca, principalmente acima da imagem.
    Agradeço se puder me ajudar.
    Obrigado.

    • Talvez diminuir um pouco a temperatura possa resolver, ou experimentar colocar a caneca em água morna/fria (faça um teste primeiro para ver se não quebra a caneca), outra dica é colocar a caneca com a boca virada para baixo.

  137. comprei recentemente uma impressora t25 epson com bulkin e tinta sublimática.
    minha duvida é: as cores de impressao tipo vermelha, sao mais fracas do que o transfer para algodão?
    pois imprimi varias folhas sublimaticas e o vermelho sai quase um rosa, é normal?
    qunto tempo devo utilizar para sublimação na prensa?
    ufa varias duvidas…
    espero poder sana-las..grato Marcio guarulhos- SP 

    • POde ser que sai fraca por falta de tinta, por causa do modo de impressão ou por que a prensagem não está sendo feita com a pressão, o tempo ou a temperatura correta.
      Verifique esses fatores, geralmente o tempo a ser usado para prensagem em poliéster é de 25segundos à 200°c, com pressão média para alta.

  138. OBS. sou leiga no assunto, tudo o que sei é o que eu li no blog, que por sinal é fabuloso e me incentivou para que eu tenha me decidido a fazer algo. 
    Estou precisando investir em algo que seja prazeroso e rentável. Então fuçando aqui e ali na internet achei teu blog, Tenho 63 anos sou artesã. Porque gosto de qualquer tipo de artesanato e pratico vários, o que mais gosto é reciclagens, faço tudo isso por hobby e não como profissão. Mas preciso fazer algo que me dê prazer e lucro. O que pensei depois de muito pesquisar é, Confeccionar chinelos de dedos, do início, estou negociando algumas coisas particulares, para levantar o valor para comprar todas as máquinas e materias primas necessários para iniciar um negócio. já tenho R$ 5,000.00, com este valor será que poderei comprar uma máquina de fazer chinelos, ou o caminho mais certo seria, comprar os chinelos prontos e investir na impressora, e na prensa, como inicio, A pergunta certa seria. Qual seria o retorno imediato. Comprar a máquina de chinelo, e vender sem sublimação.  Ou comprar os chinelos e as respectivas máquinas e vender com sublimação. Obrigada.

    • Olá, senhora Cleris. Tudo bem?

      Gostaria de agradecê-la por nos dar o prazer da sua visita, Fico muito feliz que a senhora tenha gostado do nosso trabalho.
      Também queria aproveitar para lhe parabenizar pela iniciativa, e por ter um estilo de vida bem ativo mesmo após os tantos anos.

      Vender o produto personalizado com sublimação com certeza agrega muito mais valor. Pois a Senhora não vende um chinelo, vende uma ideia, um sentimento, seja o amor que um casal tem um pelo outro, a paixão do torcedor de um clube, e por aí vai.

      Várias vezes fui indagado: “Mas será que eu vendo uma caneca por R$ 25,00? Eu não acredito que alguém pague isso por uma caneca”. Ao que eu respondo: Vende! Eu já vi várias lojas vendendo canecas por este preço. É tudo uma questão de abordagem, e de perspicácia. Com os chinelos é a mesma coisa. Um chinelo exclusivo, que só aquela pessoa tem, agrega muito valor e a sua margem de lucro pode ser bem grande.
      No site da Metalnox tem uma página dedicada exclusivamente a como personalizar chinelos. Lá a senhora pode solicitar atendimento de um consultor pelo chat, que lhe dará mais dicas.

  139. Boa noite para nós!
    Por gentileza, sou cliente da Metalnox, tanto nos fotoprodutos, como na prensa térmica e de canecas desde abril ultimo e sempre fiz as artes e davam certo. Porem ao fazer uma arte no photoshop com letras no tom cinza, ao imprimir este tom saiu avermelhado, já fiz tudo e não deu certo, podem me ajudar?
    outra, a impressão do tom azul, arte vetorizada no corel, o azul sai lilas e manchado, o que fazer?
     
    Agradeço muito a atenção.
     
    Utilizo transfer da Metalnox, caneca, etc
     
     

    • Olá, Marilia.

      Tudo bem?

      Neste caso, recomendo que você execute o processo de limpeza de cabeçotes de impressão.
      Caso você já tenha feito isso, recomendo levar a uma assistência Técnica de impressoras e solicitar uma limpeza manual da cabeça.

      • Olá, Marcos.

        Tudo bem?

        Antes de seguir adiante na resposta, gostaria de agradecê-lo por visitar o Portal da Sublimação. Ao mesmo tempo quero parabenizá-lo pela pergunta.
        As pessoas costumam confundir transfer com sublimação, em um contexto mais amplo, de forma geral, bem simplificada, superficial e leiga, pode-se até dizer que é a mesma coisa. Daí respondendo à sua pergunta. Sim Você usa as mesmas máquinas.

        No entanto, prevendo que vai aparecer alguém aqui e dizer que transfer não é a mesma coisa que sublimação, eu terei de concordar e será gerada uma enorme confusão.
        Vamos às definições técnicas:

        No sistema de transfer o processo ocorre através da termo-transferência ou seja a transferência de uma imagem impressa em uma impressora especial em papel também especial utilizando-se uma prensa térmica para transferir a imagem para o material desejado através de pressão e calor, exemplos de materiais a serem estampados: Camiseta, boné, mouse pad, quebra-cabeça, jogos americanos, tecidos em geral e etc.

        A sublimação, como explicado acima, “é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo estado líquido. Como por exemplo, a naftalina, que se evapora diretamente de seu estado sólido. Na estampa sublimática, bastante utilizada na confecção de foto produtos, acontece o mesmo processo. A tinta para sublimação que está no papel transfer em seu estado sólido entra em contato com o tecido ou superfície do foto produto e através de calor e pressão que evapora penetrando nas fibras do tecido, ou demais superfícies.

        Espero não tê-lo confundido ainda mais.

    • Olá, Marcos.

      Como vai?

      Primeiro vamos esclarecer uma coisa:
      Prensa térmica não imprime, ela simplesmente aquece e pressiona o papel tranfer sobre o seu insumo, seja camiseta, caneca, etc.

      Quem imprime é a impressora, no caso de impressão para sublimação, eu recomendo que você utilize de uma impressora específica para tal finalidade. Neste caso, posso recomendar as impressoras jato de tinta da Epson, pelo custo mais baixo os modelos T33 e T50 ou T1110 para tamanhos A3. Preste atenção, não é qualquer impressora que pode ser usada para sublimação.

      Outra coisa: muito cuidado com máquinas usadas, às vezes elas podem vir com defeitos que você não vê na hora de comprar, e só vai ver na hora de estampar ou algum tempo depois de comprar.

      Marcos, espero ter esclarecido suas dúvidas.


  140. Olá, tenho visto que o ramo da sublimação tem crescido muito, e a aceitação do produto é vista. Estou pesquisando a ideia que tive de aderir este ramo, hoje trabalho com confecção. Mais as dúvidas são muitas, primeiro, gostaria de me informar sobre valores, depois sobre  suplementos que vou  ter de esta comprando para sustentar o produto  de sublimação. Gostaria de me informar sobre a máquina que faz as folhas (impressora dos desenhos) para sublimação, não somente a prensa térmica da qual encontrei em vários sites  mas gostaria mas também sobre a  impressora própria para esses desenhos, queria que  pudesse esta me passando nomes, lugaras e  sites, das quais posso ter acesso a essa impressora e esta me informando sobre o produto final dela. E Mais, queria saber se o papel e a tinta para este produto se  são de fácil acesso e onde eu posso estar encontrado estes aviamentos. E se com essa mesma máquina eu possa estar usando para outros fim como talvez, usar a mesma impressora trocando a tinta e o papel para fazer um foto produto para talvez um poster placas faixas e outros produtos de divulgação. Tipo estando somente trocando os cartuchos (tintas para tal trabalho), e o papel. Eu acho não sei  que este trabalho também requer a um programa de computador  para esta fazendo a resolução dos desenhos escolhidos, um programa que melhore ou ajude esse trabalho. Se tiver esse conhecimento sobre tal programa, gostaria que,  se você  puder esteja me passando  como posso ter aceso a ele talvez nomes também seria bom.SÓ PARA ESCLARECER UM POUCO …. quero adquirir a impressora doas desenhos e talvez a prensa térmica. Moro em Gaspar SC. Espero por sua resposta.    OBRIGADO DESDE JÁ…

    • Olá, Jaqueline.

      Tudo bem?

      Já que você mora em Gaspar, sugiro que você dê uma passadinha na Metalnox, que fica em Jaraguá do Sul, tenho certeza que você encontrará uma pessoa que conversará com você. A Metalnox tem tudo o que você precisará para seu negócio, desde a impressora, as tintas, o papel, a prensa e os foto produtos, ou seja a solução completa para você neste link você pode ver toda a linha de foto produtos, prensas e insumos. Vistando a empresa, você terá a oportunidade de conhecer a fábrica e toda a estrutura que tem lá, além de ver e ter os produtos na sua mão. além de conversar pessoalmente com um consultor esclarecer todas as suas dúvidas.
      Entre em contato com um consultor e agende uma visita (como se trata de indústria) as visitas devem agendadas e acompanhadas.
      Comercialmente falando, creio que seja uma opção interessante pra você pois como é perto, você mesma pode buscar suas mercadorias e economizar uma boa grana com frete.

      Espero ter ajudado. Votos de sucesso para o seu negócio.

  141. Boa tarde, iniciei recentemente este negócio e como tal adquiri uma impressora Ricoh Afício SG 3110DN e uma prensa ( combinado 5em1 ) HEATPRESS. estou a ter problemas relativamente ao tecido. consigo estampar correctamente a imagem só que a volta da estampagem aparece um acastanhado ( enso que é queimado ) e não consigo saber o porquê. Podem me ajudar?

    • Olá, Lionel.

      Tudo bem?

      Vários fatores podem estar influenciando para que você obtenha este resultado:
      - Verifique com o fornecedor dos seus insumos, acerca do tempo e da temperatura corretos;
      - Qual a composição do tecido, não é qualquer tecido que pode ser usado na sublimação;
      - Tete outro fornecedor de papel transfer para sublimação

      Espero ter ajudado. Caso o problema persista, sinta-se à vontade para voltar aqui nos relatar com mais detalhes a sua operação.

  142. Boa tarde, 
     
    Gostaria de saber sobre a questão do armazenamento de chinelos depois de sublimados. Qual a melhor forma de guardar para conservar a sublimação perfeita sem correr o risco de sair a tinta ou manchar? Obrigado!

  143. Boa tarde, tenho algumas dúvidas que não consegui encontrar resposta aqui:
    - No caso de sublimação em pratos, os pratos podem ser utilizados para comer alimentos normalmente? A tinta não é tóxicas?
    - Há algum risco de câncer, por exemplo por emissão de ondas ultravioletas, raio-x, gama, etc?
    Desde já eu agradeço muito!

    • Olá, Fábio.

      Tudo bem?
      Inicialmente, muito obrigado por nos visitar e contribuir com seu comentário. Sua pergunta é muito pertinente.
      Até onde se sabe estes produtos não causam mal à saúde, até pelas baixas quantidades de cada elemento, resina, tinta, etc.
      No entanto, não recomendo a utilização dos pratos para servir alimentos, visto que a utilização de produtos pontiagudos ou cortantes pode acabar estragando a personalização.

  144. Bom Dia,
    Estou começando neste ramo de sublimação e tenho algumas dúvidas, gostei da iniciativa do portal em proporcionar este “manual” muito prático e eficiente.
    Comecei comprando umas camisetas 100% poliéster para testar a prensa, porém logo que chegaram as camisetas que comprei por um site de SC, ao qual não seria ético publicar, não gostei da qualidade e oleosidade do tecido, tampouco o acabamento e não me sinto confortável em colocar a venda algo que não tenha qualidade, pois não procuro apenas vender para lucrar e sim fidelizar meus clientes com produtos bons.
    Eis minha pergunta:
    Existe um tecido 100% poliéster para sublimação, com maior qualidade de que outros?  Haveria algum outro tipo de tecido que fixe tão bem quanto o 100% poliéster? Prefiro de longe o 100% algodão, porém ao que vejo na internet este tecido não transfere com a qualidade e tem menos durabilidade que o 100% poliéster.
    Obrigado desde já e parabéns pela iniciativa.
     
    At.te,
     
    Yuri Cruz

    • Olá Yuri. Primeiramente gostaríamos de agradecer a sua participação aqui no blog e também, dar boas-vindas a você e desejar-lhe sorte nesse mundo da sublimação.

       

      Como você disse, realmente pode não ser ético citar o site ou empresa embora, caso não tenha gostado ou tenha algum elogio pra fazer, isso é bom pois alerta os demais que como você podem ter dúvida dos mais variados assuntos. Comentando sobre qualidade de camisas de poliéster, testamos por várias vezes as camisas da Metalnox que são consideradas hoje as melhores do mercado. Possui toque suave, uma excelente gramatura e estão disponíveis nas versões masculina, feminina e infantil com a grade completa. Acesse a loja virtual http://www.lojametalnox.com.br e confira os modelos. Agora vamos ao seu questionamento.

       

      A sublimação em tecidos, é recomendada para 100% poliéster devido ele ser um tecido sintético. Dessa maneira, as suas fibras aceitam muito melhor a pigmentação da tinta sublimática e por esse motivo o algodão perde de longe para o poliéster quando o assunto é sublimação. Mas não se desespere, você pode continuar com os tecidos 100% algodão porém, dependerá de outros substratos para poder fazer a sublimação com papel para camisas de algodão (OBM, DARK, entre outros). Assim você terá o toque e o conforto desejado sem perder a qualidade.

       

      Espero ter ajudado.

       

      Forte abraço e sucesso!

  145. Olá, primeiramente gostaria de parabeniza-los pela página, verdadeira enciclopédia do mundo da sublimação. Bom vamos lá, gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Primeira, gostaria de saber se o mercado da personalização está favorável a novos negócios, se é viável investir no ramo? Gostaria de saber tbm se vale a pena investir em uma máquina sublimática 3D ou as máquinas convencionais ainda são as melhores em termo de qualidade? e se vale a pena investir em uma máquina 3D para se iniciar o negócio já que a mesma tem várias opões para ser explorada como canecas pratos chinelos copos e etc?

    • Olá Evandro, agradecemos a sua participação e ficamos muito felizes e tê-lo aqui conosco. Fique a vontade pra deixar seus comentários e dúvidas sempre. Vamos a sua pergunta. Se você está pensando em ingressar no mundo da sublimação, essa é a hora. Temos muitos eventos esportivos acontecendo no Brasil todos os anos. Em 2014 a Copa do Mundo trará muitos turistas ao nosso país. Em 2016 teremos as Olimpíadas. Fora os demais eventos, locais ou não, que acontecem simultaneamente. Todos eles movimentam muita grana e é aí que você pode atuar. Trabalhe em parceria com hotéis, monte um site pra comercialização dos seus produtos, saia às ruas pra vender. Meta a cara! Você vai ver como isso pode ser saudável e principalmente muito rentável pra você e sua empresa. 

      Se você ainda não tem nenhuma experiencia com sublimação, talvez investir em uma máquina 3D logo no início seja um pouco arriscado. Quem está no ramo sabe dos “macetes” e das particularidades que esse negócio possui. Minha dica e opinião pessoal seria de que você deve primeiro começar com uma prensa plana e uma prensa de canecas até gerar uma renda, você aprender e conquistar clientes. Daí pra frente, você decide se investe ou não, em um equipamento novo.

      Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

      Forte abraço e bons negócios pra você!

       

      • Sim. Esclareceram sim, muito bom se eu ainda tinha alguma dúvida sobre o assunto voces me ajudaram a tomar a decisão e iniciar no ramo. Agora goataria de saber se ja ouviram falar da mini prensa térmica 3D? Se ainda sim é arriscado investir em uma já q possui praticamente as mesmas funções da prensa termica 3D anterior mais com a vantagem de ser bem mais em conta em relação a custo benefício? Ou se mesmo assim na sua opinião o investimento na plana e na prensa de canecas valemais a pena para iniciar o negócio?http://youtu.be/sb0Ds1BVQUA

        • Olá Evandro. Que bom que pudemos ser úteis. Já ouvimos falar na mini prensa 3D sim. É uma máquina bacana e principalmente o preço é um atrativo. Acho que é válido adquirir uma dessas antes de uma outra máquina maior com as mesmas funções. O bacana é que pode adquirir juntamente da prensa térmica plana e de canecas e oferecer um produto diferenciado aos seus clientes. Forte abraço!

    • Olá. Gostaríamos de agradecer a sua participação aqui no blog. Fique a vontade pra deixar seus comentários e dúvidas sempre que quiser. Sobre a sua dúvida, se observar no descritivo do site verá que disponibilizam dois tipos de malhas:
      Dry Fit (100% poliéster): é o mesmo tecido de camisas de futebol;
      PV (Poliéster e Viscose): é um tecido próprio pra sublimação.

      O processo de sublimação é o mais indicado pra chegar a resultados próximos daquele que você viu.
      Espero ter ajudado.
      Forte abraço.

    • Olá Tomazia. Com relação a sua dúvida, algumas empresas que fornecem insumos e foto produtos, possuem materiais específicos para sublimação em tecidos 100% algodão. Uma delas é Metalnox Foto Produtos que confio bastante e posso falar de boca cheia do material. Eles possuem o Papel OBM que é uma película de poliéster com uma cola especial que adere ao tecido quando faz a aplicação/prensagem. Ela deixa a camiseta com um toque mais grosso mas o resultado é muito bacana. Outro item da Metalnox Foto Produtos é o Papel para Algodão Claro/Escuro. Esse é recomendado pra utilização em impressoras de tinta pigmentada. Ele vai deixar a camiseta com um toque muito semelhante a estampas de estamparia convencional.
      Dá uma olhada nesse link que possui toda a linha de papéis da Metalnox: http://www.metalnoxfotoproduto.com.br/resultados.html?busca=papel

      Espero que eu tenha ajudado.
      Forte abraço!

  146. Boa tarde, já faço sublimação em camisetas. Agora tem as camisetas amarelas do Brasil. Fiz um teste e as cores verde e vermelho saíram legais, mas a cor azul na camiseta amarela, ficou cinza. Teria alguma forma de mesclar algumas cores para chegar no azul?

    Obrigada.

    • Olá Luciana. Sobre o seu questionamento, talvez o que esteja ocorrendo seja a má calibração da cor azul (ciano) da sua impressora. Tente fazer novas limpezas de cabeça e reiniciar os testes. Outra coisa que pode ocorrer é a composição desse azul na sua arte precisar de algum ajuste até chegar no tom desejado. Muitas vezes a cor de fundo, ou seja, a cor da peça pode influenciar no resultado final ppis uma cor ou outra pode migrar.

      Forte abraço.

  147. Amigo boa tarde, em relação as impressoras pode me dar algumas dicas?

    Amigo, esta T33 estou encontrando no mercado livre somente artigo usado?
    Provavelmente ja tenha saido de linha, certo?
    Encontrei estas duas e achei interessante, vc aconselharia?
    Epson XP 214 = R$540,00
    link:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-560820835-impressora-sublimatica-a4-c-brinde-exclusivo–_JM#DS:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:2

    Esta o vendedor informa que é bulk ink de fabrica, procede?
    Epson L355 Multifuncional + 400ml Tinta Sublimática + Bulk
    link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556887908-epson-l355-multifuncional-400ml-tinta-sublimatica-bulk-_JM

    vc indicaria uma das duas, para quem esta começando e deseja personalizar capinhas para celular, canecas, etc?

    Em relação a estampar camisetas, dai eu teria que ter duas impressoras? pela questao de mudar as tintas?

    grato

    • Olá Ricardo. Ao invés de comprar um equipamento usado por que voce não adquiri um equipamento novo e que ainda esteja em linha? Indico pra você a impressora Brother Multifuncional DCP-J 140w que além de impressora é também scanner. Vai facilitar muito o seu trabalho. Caso queira impressões maiores, em formato A3, você pode utilizar a impressora Epson T1110. Todos esses equipamentos você poderá adquirir na Metalnox Foto Produtos. Empresa brasileira que possui equipamentos e insumos para sublimação.

      Forte abraço.

  148. Olá bom dia parabéns pela ajuda estou iniciando e por isso venho investigando muito sobre o assunto sublimação e tenho várias dúvidas sobre o assunto:

    Trabalho com luvinhas de academia em EVA atualmente faço a logo dos clientes em silk, resultado bom porém muito trabalhoso.Será que consigo por meio da sublimação em eva de 05mm. Se sim qual tempo e temperatura da prensa?
    Existe outra forma de Transfer para eva utilizando a prensa térmica?

    Em camisas de algodão o transfer utilizando o papel Ink pro, Dark, Puff e feito na prensa? qual tempo e temperatura? Qual a tinta usada?

    Qual a melhor sandalia para sublimação? a quem já vem com o tecido própio para sublimação ou a que vem resinada a qual é própria tbem para este fim?
    Desde já agradeço e aguardo retorno.

    • Carlos, vamos as suas perguntas.
      Sobre o EVA, é possível trabalhar com a sublimação desde que ele possua tratamento em sua superfície que possibilite a transferência. Caso contrario, a imagem ficará esfumaçada e sumirá com o tempo. Sobre o tempo e a temperatura dos papeis ink pro, dark e também o puff, recomendo que verifique com o fabricante ou vendedor pois podem haver variações dependendo da marca ou característica.

      Sobre as sandálias ou chinelos como alguns chamam, eu prefiro aquelas que são resinadas e nao possuem tecidos pois ele pode soltar com o tempo.

  149. Olá!
    Eu gostaria de saber se existe algum tamanho padrão para desenvolver estampas totais para camisetas (abadás, por exemplo). Uso o Photoshop de forma amadora, e às vezes abro documentos com tamanho 2000×3000 px mas a falta de um padrão atrapalha o trabalho.
    Obrigada, desde já!

  150. Olá Patricia..

    Em relação as canecas, veja o post Como Personalizar canecas I e Como personalizar canecas II , lá você verá que as canecas tem que ter uma resina especial para a aplicação da sublimação, não é qualquer caneca que pode ser sublimada. A impressora você deve utilizar uma EPSON (t50 ou t33) que você possa colocar os cartuchos recarregáveise a tinta para sublimação. Entre no site da Metalnox para ver as canecas para sublimação (http://www.metalnoxfotoproduto.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

dois × 5 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>