O que eu preciso para fazer sublimação

Qual modelo de prensa térmica usar?

Prensa térmicaDepende da necessidade de uso, existem presas térmicas de vários tamanhos e modelos, tamanhos que vão de 15x15cm até mais de 1,5m.

Uma prensa térmica com o tamanho de 28 X 38cm é um tamanho em que se pode produzir uma gama muito extensa de foto produtos compatíveis com uma impressora comum (tamanho A4).

Porém com o sistema intercambiável, é possível substituir as formas por tamanhos maiores (compatíveis com tamanhos A3), além de formas para outros tipos de aplicação tais como pratos e bonés. Existem também prensas térmicas para sublimação de canecas, e formatos cilíndricos. Eu indico tanto para quem está começando quanto para quem quer comprar sua prensa nova, a marca Metalnox, pois a qualidade no produto final que temos com as prensas térmicas Metalnox é excelente!  Além também de todo o suporte que a empresa dá para os  clientes, vale a pena o investimento!

Qualquer tipo de papel transfer e tinta podem ser usadas para sublimação?

O papel transfer, é um papel especial e tratado para sublimação, onde a sua absorção da tinta é bem menor em relação a papéis comuns, já a tinta, é à base de água onde somente os corantes são sublimáticos. Tanto o papel transfer quanto as tintas para sublimação estão na linha de insumos oferecidos pela Metalnox a pronta entrega.

 

 Quais foto produtos podem ser sublimados?

foto produtos

 

A sublimação pode ser aplicada em diversos produtos, desde que eles recebam o tratamento adequado para poder fixar com qualidade imagens e artes através do processo de sublimação. Listei aqui alguns foto produtos que a Metalnox oferece:

Canecas brancas, coloridas, de vidro, de chopp, camiseta, capa de almofada, capa de travesseiro, sandálias/chinelos, mouse pads, quebra cabeça, pijamas, relógios, squeeze, toalhas, capa de notebook, capa de netbook, capa para vinho, porta latinha, placa de homenagem, bandanas, agendas, vidro personalizável, babador infantil, bonés, avental, pantufas, etc.

Gostou deste post? Então comente! Dê a sua sugestão! Tire suas dúvidas.

Foto produtos para sublimação

 

 

339 comentários em “O que eu preciso para fazer sublimação

    • Olá Cleide.

      Depende de que chinelo você está utilizando, se for um chinelo branco comun comprado em supermercado e estampado direto nem adianta passar nada pq não vai resolver.
      Chinelos em que você aplica resina eu não recomendo pois dá muito trabalho, precisa o preparo do chinelo que tem um tempo certo de cura, a aplicação da resina tem alguns macetes na hora da aplicação que também não é tão simples de se fazer, além de poder dar algo de errado e você perder tempo para corrigir ou até perder o chinelo. Existem produtos que ja vem preparados, a qualidade é garantida, você não precisa se preocupara em aplicar resina, agilidade no processo, diminuindo o prazo de entrega dos teus produtos.
      O que eu recomendo é comprar chinelos que já vem preparados para aplicação da sublimação como por exemplo os chinelos da Metalnox, você só prensa ele e está pronto, não precisa passar nada em cima para durar mais, pois eles já são tratados para ter qualidade e mais durabilidade.

      Obrigado por participar do portal, sempre que tiver dúvidas e comentários, sinta-se a vontade!

      • ola.
        eu tambem estou iniciando com estampas em camisetas e azulejos, mais estou com certas duvida, ja temtei estampar camisetas 100% algodao mais ñ obtive aquela qualidade ficou ruim o azulejo tambem a minha pregunta qul e o papel ideal para os dois sendo q tenho uma impressora epson t50 com bulk ink com tinta sublimatica comprei papel sublimatico a 19,00 reais 100 folhas tambem comprei papel OBM me falaram q este daria para estampar as camisetas que tenho aqui no caso algodao ñ deu certo e nos azulejos as fotos ficam sem vida e meia esverdiadas uma porcaria gostaria muito da sua ajuda por favor estou dezesperado ja gastei um dim dim e ñ obtive retorno me ajuda por favor
        att
        luiz

        • Olá Luiz,

          Vamos “corrigir” isto no princípio, primeiro, verifique se o fornecedor que você está trabalhando realmente é confiável e fornece produtos de qualidade, faça um teste com outro fornecedor, peça algumas amostras e faça o teste conforme indicação de tempo e temperatura, vou te indicar a Metalnox, eu trabalho com os produtos deles e nunca tive problemas, tem ótimos produtos e o preço é justo, faça um teste com eles, você vai ver que a sublimação dá certo. Faça isso e depois me diga se deu certo.

          • Olá, Henrique.

            Sim, isso mesmo.
            Tinta sublimática é para tecido mínimo 75% poliéster, e produtos tratados para receber a personalização.
            Para trabalhar com o tecido algodão é usada a tinta pigmentada.

  1. Ola Luiz estou iniciando o trabalho com sublimação e estou enfrentado o seguinte problema qual tipo de canecas de vidro e porcelana posso fazer a sublimação, se eu compra copos comuns posso fazer a sublimação neles? Os fornecedores desses produtos vendem com valores muito altos.
    Outra coisa vc conhecer algum fornecedor que possa me indicar?

    • Oi Bárbara.
      Copos e canecas comuns não são preparados para aplicar a sublimação, canecas e copos usados para sublimação eles são desenvolvidos especialmente para esse tipo de trabalho, recebem um tratamento químico especial para receber a sublimação. Um fornecedor que eu indico é a Metalnox (www.metalnoxfotoproduto.com.br) ou entra em contato direto com um vendedor que me atende, o joão vitor: vendas3@metalnox.com.br.
      Agora eu te pergunto, quais são os valores altos que você se refere? tem que analizar o custo benefício do produto (preço x qualidade)

      Obrigado Bárbara pela sua participação, fique a vontade para tirar suas dúvidas, dar seus comentários, opiniões.

      grande abraço!

  2. OLá Luiz!
    Acabo de comprar a prensa pra caneca, e fiz minha primeira experiência, utilizando papel A4 normal(papal ofício). A imagem ficou meio desbotada. Não gostei do resultado. Então te pergunto: Será que faz diferença se imprimo num programa vetorial(corel) ou bitmap(photoshop)? posso mesmo usar papel comum na impressão? ou qual tipo de papel poderia ser? papael fotográfico?
    CAra, se puder me dar uma dica, agradeço. Ontem eu exportei a imagem pra JPG, depois puxei no corel e imprimi. Por fim, o resultado não ficou bom. Ainda mais que eu já tinha terceirizado(antes de ter todo equipamento) e o resultado era muito melhor do que o que eu consegui ontem.
    Se puder me responder, agradeço imensamente.
    wnbs@hotmail.com

    • Bom dia Santos, peço desculpas em nao te responder antes…
      sabe como é, é dezembro, vem aquela correria de final de ano, e só agora estou aqui para te ajudar!
      mas vamos ao que interessa… No teu caso você não pode usar o papel comum para a sublimação… use um papel transfer para sublimação que é o único papel indicado para esse tipo de aplicação, a sua impressora deve ser uma Epson com cartuchos recarregáveis com tinta para sublimação, não use o bulk pois ele entope e pode dar mais problemas. Sem contar tambem que a caneca que você comprar deve ser preparada para a aplicação da sublimação. Ela recebe um tratamento especial para isso.
      Eu te aconselho a comprar esses insumos com a Metalnox Foto Produtos, pois ela é a maior distribuidora de foto produto do país, lá você vai encontrar tudo o que você precisar desde o papel transfer para sublimação, as tintas para sublimação e as canecas preparadas que você precisa, sem contar a váriedade de outros produtos que você vai encontrar por lá… entra aqui neste link que você vai encontrar o que precisa!

      valeu Santos!

      até mais!

  3. Oi Luis,
    gostaria de uma ajudinha sua tb. estou fazendo uns calendários com por sublimação, mas está ficando com alguns defeitos: em alguns as cores de fundo estão saindo borradas e em outros as fotos ficam com defeitos, umas granulações….o que vc me sugere fazer??? estou com urgência em resolver isso….
    obrigada….

    • Oi Raquel!

      temos vários fatores que podem ser analisados… qual é o material do calendário? alumínio, papel, etc. Que papel você está utilizando para imprimir, que tinta… no caso do alumínio, vou usar um exemplo que aconteceu comigo, que se assemelha bem com a dúvida que você tem… primeiro vc tem que verificar o tempo e temperatura indicado pelo fornecedor, uma coisa que eu sempre faço quando eu vou sublimar o alumínio é colocar em cima do transfer antes de abaixar a forma um pedaço de tecido que cubra a superfície do alumínio… isso ajuda a completar a pressão que o aluminio não recebe na hora de sublimar… isso ajuda bastante. acredito que possa resolver o seu problema…

      qualquer dúvida, estou a disposição!!

      abraços!!

  4. Olá Luiz,

    Encontrei seu blog através do google, procurando sobre sublimação. Estamos pensando em abrir uma empresa de estamparia e estou pesquisando sobre sublimação, porém em alguns lugares eu vejo impressões apenas em camisetas brancas na chamada “malha fria”. A sublimação não pode ser impressa em algodão? Só pode ser impressa em camisetas brancas? O tom emborrachado que vejo em algumas camisas pode ser feita pela sublimação?

    Desde já agradeço ao seu tempo e dou meus parabéns a você pelo site!

    abraços

    Taygor Fernandes

    • Bom dia Taygor!
      Obrigado pelos parabéns ao site… Lembre-se que o sucesso do blog é devido a sua visita e a sua contribuição com seus comentários, e claro, pela visita de todos ao blog!
      Vamos ao que te interessa… Não pode ser impressa no algodão pois o algodão não tem a capacidade de fixar a pigmentação da tinta sublimática, na prensagem da estampa ela fixa, mas com uma qualidade algumas vezes inferior, e nas primeiras lavagens, a tinta solta do algodão. Ela só pode ser impressas em camisetas que possuem poliéster na sua composição (acima de 75% de poliéster eu aconselho) a tinta para sublimação fixa no tecido e não sai mais. Veja as camisetas de futebol, como as do Flamengo, do Fluminense, do Corinthians e outros times, elas são todas sublimadas em poliéster. O tom emborrachado que você vê em algumas camisetas não é sublimação, pois ela se faz nas fibras do tecido… este caso pode ser aplicação de power-film ou transfers lithograficos, puff entre outros.

      Grande Abraço, feliz natal e um 2011 de muita paz!

    • Bom dia Fabiano!

      Para você aplicar sublimação em chapa de alumínio, primeiramente a chapa de alumínio deve ser justamente como eu falei no post: "A sublimação pode ser aplicada em diversos produtos, desde que eles recebam o tratamento adequado para poder fixar com qualidade imagens e artes através do processo de sublimação." você precisara justamente de uma impressora com cartuchos recarregáveis, a prensa térmica (Metalnox) e um computador.

      Grande abraço!

  5. Olá Luiz,

    Estou começando minha loja de personalização e gostaria de saber se posso sublimar em caixas e sacolas feitas de papel, papelão, papel cartão.
    Obrigada pela atenção.

    • Olá Sara…
      Para você poder sublimar caixas e sacolas feitas de papel elas devem ser preparadas para receber a sublimação assim como para qualquer outro tipo de produto, recebe-se uma resina especial que absorve a pigmentação sublimática. Caso o produto não possua algum tratamento para receber essa pigmentação, pode não funcionar, ficar desbotado e se funcionar, corre o risco de perder as cores com muita facilidade.

      Obrigado Sara pela sua visita!

  6. Bom dia Luis…
    venho procurando sobre sublimação e transfer e encontrei o seu site. Parabens ! é o melhor da categoria.Tenho um neném pequeno e tive essa ideia como uma renda extra aki dentro de casa ja que nao posso sair.Tenho varias duvidas ainda.Quero algo que eu possa fazer em casa e ganhar um bom dinheirinho! O que vc me recomenda transfer normal em algodao ou sublimaçao em poliester? qro fazer umas camisetas diferentes,engraçadas,tipo as do panico ! fico grata pela ajuda.
    Ainda nao comprei nada.Estou fazendo minha lista desde as prensas ate as camisetas….

    • Boa tarde Lorena!
      Obrigado pelos parabéns, é a sua participação que faz o portal ser grande!
      Show de bola a sua iniciativa de querer tirar uma renda extra dentro de casa, pode ser assim que vc estará iniciando uma grande empresa, assim como Bill Gates! hehehe
      Vou te recomendar um pacote completo para quem quer começar a trabalhar com personalização. É um kit de prensa térmica, prensa para caneca, e todos os insumos que você vai precisar para começar a vender e faturar. Detalhe que o dinheiro que você faturar com os insumos do kit já paga o investimento. Você vai encontrar esse Kit na Metalnox, lá eles vão te dar um suporte completo para você abrir um negócio, eles vão ter de tudo desde camisetas, tintas, cartuchos, transfers, canecas, prensas, e uma linha completa de foto produtos para personalização… entra no site http://www.metalnoxfotoproduto.com.br ou entra em contato pelo telefone 46 2107 4959!

      Pesquise aqui mesmo no portal posts relacionados a como vender, para quem vender, como ganhar dinheiro, pegue algumas dicas para vc lucrar mais!

      Grande abraço Lorena! E boa sorte com o seu novo negócio!

  7. Olá Luiz, tudo bem?
    Estou iniciando na área da sublimação e gostaria de saber se compensa comprar uma curadora de resina. Qual seria o custo para isso?
    Adorei esse blog e com certesa serei cliente metalnox.
    Parabéns.

    • Olá Nei!

      Obrigado pelos elogios ao blog!! Fico muito contente em saber que estou atendendo às suas expectativas…
      Ao meu ver, você não precisa comprar uma curadora de resina. Os foto produtos desde que comprados com fornecedores confiáveis como a Metalnox já vem resinados e não precisarão de cura após a aplicação.

      Obrigado, e espero sempre poder ajudar com suas dúvidas e de todos os leitores!
      Grande abraço!

  8. Olá Luiz,
    Gostaria de saber se posso sublimas canecas de alumínio? Se a qualidade fica boa e se o procedimento é o mesmo das canecas de porcelana? Você me indica algum revendedor dessas canecas? Se não puder, existe alguma outra alternativa pra mim, que não seja porcelana ou vidro? estou querendo preparar umas canecas para o carnaval mas essas de vidro e porcelana além de pesadas não são indicadas pra essas festas de rua, pelo risco que oferecem de quebrar, de serem usadas numa briga…
     
    Grata,
     
    Sara Gazzinelli

    • Boa tarde Sara,

      Realmente, você tem razão, já fiz essa pergunta para mim mesmo quando eu estive na Oktoberfest em Blumenau-SC. Teoricamente o processo é o mesmo para as canecas de alumínio, desde que ele seja tratado para receber a sublimação. Agora eu não conheço algum fornecedor que ofereça canecas de alumínio para sublimação, mas te faço uma pergunta você quer fazer grandes quantidades para vender no carnaval, quer fazer tiragens únicas personalizadas para cada cliente? Pois dependendo do caso, se você quer fazer grandes tiragens compensa você trabalhar com serigrafia, o custo e o tempo é menor que a sublimação, já se você for fazer pequenas quantidades posso indicar o squeeze que é de alumínio e você encontra no site da Metalnox. Pode ser uma solução para seu problema!

      Obrigado pela sua visita!
      Tenha o Portal da Sublimação na sua lista de amigos:
      http://www.facebook.com/portaldasublimacao

  9. Olá, boa noite! O seu site é muito bom! Parabéns! Mas notei que você só indica a Metalnox. Você pode indicar outros lugares para comprarmos foto produtos? Pois nem sempre na Metalnox vale a pena os preços. Desde já, obrigada!

    • Bom dia Viviane,

      Boa pergunta essa que você fez, e obrigado pelas considerações ao blog! Temos a Metalnox como parceira sempre conseguimos muitas dicas de novos foto produtos diretamente com eles… E como você falou dos preços, eu acredito que vale a pena os preços por causa da qualidade dos foto produtos que a Metalnox oferece… O barato pode sair caro, hoje tenho um suporte do pessoal que nos permite manter o portal, a concorrência é livre, a parceria foi realizada com base em uma pesquisa avaliando a reputação, estrutura e avaliações que encontramos nas mídias, este é um ponto que temos a evoluir, porém hoje não temos condição de estar obtendo material de todos, testando e comprovando a qualidade. Hoje o pessoal da Metalnox me oferece isso.

      Grande abraço! Sempre que precisar, estaremos à disposição para ajudar!”

  10. Olá!
    Parabéns pelo seu Blog! Gostei muito!
    Gostaria que você me tirasse uma dúvida. Tenho a pretenção de comprar os materiais para fazer a sublimação (inicialmente em camisas e sandálias). Porém vi que alguns sites que oferecem camisas personalizadas, as camisas são 100% algodão (que são mais aceitas que o poliester), e o efeito que o desenho na blusa é de um material emborrachado e resistente….
    Gostaria de saber se este efeito emborrachado é feito com a prensa térmica e que método eu faria para obter este resultado em camisas 100% algodão?
    Desde já, agradeço a atenção.

    • Olá Laura.

      Obrigado pelas considerações ap portal! Agradeço muito!

      O caso do efeito emborrachado que você comentou é do transfer utilizado, através da sublimação não é possível fazer este efeito, que na verdade não é bem um efeito, é uma característica do transfer.

      Obrigado Laura…

  11. Olá, parabéns pelo Blog.. lendo os post’s sanei muitas dúvidas!! tbm estou tentando começar com sublimação, acabei de ganhar uma prensa, mas tenho uma dúvida em relação a impressora, eu tenho uma já em casa, será que colocando nela cartuchos recarregaveis e tinta sublimática posso ultizar ela mesmo, ou tenho que comprar uma impressora especial?? desde já muito obg

    • Oi isabel!

      Obrigado pelos parabéns!!!
      Depende da impressora que você tem, se for uma impressora Epson que tenha os cartuchos com tintas separadas é bem possível que dê para usar, qual é a impressora que você já tem??

  12. Olá Luiz, tudo bom?

    Primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns pelo site, onde realmente esta me tirando varias e varias duvidas que possuia.
    Estou para comprar uma prensa dessa com a metalnox, para iniciar no ramo, algumas duvidas que tenho  é:

    1. Qual maquina me indicaria? Tamanha de impressão e etc…
    2. Quais papeis transfer comprar? Tem como reaproveitar este papel?
    3. Que tipo de tinta?
    4. O retorno é garantido?Minha idéia seria trabalhar com camisetas e chinelos a principio.

    Se possível ter seu contato de email para futuramente tirar outras duvidas agradeceria.

    Obrigado e novamente parabéns.

    • Boa tarde Erick.

      Agradeço pelos parabéns!
      para essas dúvidas que você tem, eu indico um Kit que a Metalnox Oferece… o kit primeiros negócios, pois ele vem com todos os itens para você começar a trabalhar.
      quanto ao retorno financeiro, ele é garantido, mas tem que correr atrás! rsrsrsrsrsrsrsrsrs, como diz uma velha frase: “O único lugar que o LUCRO vem antes do trabalho é no dicionário”
      o negócio é arregaçar as mangas que o retorno vem sim!!

      podes entrar em contato por aqui mesmo erick, outras pessoas podem ter a mesma dúvida que a sua e estar sanando-as.

      obrigado!

  13. Olá, Luiz.
    Você tem prestado um excelente trabalho, viu? Parabéns e muito obrigada.

    Por favor, tira um dúvida: como se faz o mosaico de azulejo sublimático? E os azulejos são comprados colados ou tem algum produto para eu fazer a colagem? Talvez a pergunta seja muito, muito boba, mas é que não tenho idéia de como é feito, se puder ajudar, agradeço. Ah, tem suporte para mosaico?  Obrigada.

    • Olá Leila!

      Obrigado pelos parabéns!
      ultimamente eu não tenho postado algum assunto que seja de interesse de todos aqui no blog, estou somente respondendo os comentários… mas estou preparandoum material bem interessante para postar aqui…
      no caso do mosaico de azulejo, eu posso até postar um tutorial de como fazer, mas vou adiantar como fazer… eu usei neste caso uma chapa de madeira (aprox. 5mm) e cola de silicone para colar o azulejo na madeira… o acabamento pode ficar por conta de montar uma moldura sob medida em madeira, mas vou preparar um tutorial de como fazer o azulejo.

      grande abraço.

  14. Olá…A.M.E.I. seu blog…Td que eu precisava para iniciar meu novo negócio!!!!!! Você ajuda muuuito. Parabéns!!!! Como fazemos estampa com prensa termica em camisas 100% algodão?? Grata!!!!!

    • Oi Silvia!

      Obrigado!!!!!

      para o tecido de algodão, existem os transfers digitais Ink Pró, INNEO, DARK, MAX e FLEX, cada um com seu modo de impressão e aplicação…

      valeu!!!

  15. Oi Luiz tubo bom?

    Gostei de seu blog, temos uma confeccção, e gostaria de está trabalhando agora com sublimação, estou pesquisando qual a prensa ideal tamanho qualidade e etc.. pois quero trabalhar com material esportivo abadá e etc.. Gostaria que vc indicasse pra mim uma impressora boa para imprimir o papel, pois a prensa vou adquirir na metalnox. me disseram q a epson está dando bastante trabalho pra quem está comprando. Já houvi falar numa da BM do Brasil (não sei se boa) e também tem a da mimak, por favor dê uma mão pra nós.

    • Olá Damião,

      Nunca ouvi falar de problemas com a epson… acredito que desde que você compre a impressora e os suprimentos com o fornecedor certo você não terá problemas… pelo que parece você precisará de uma impressora em grande formato (uma EPSON Stylus pro 9700), esta seria uma solução que eu indicaria para você… Mas quem vai dizer qual a melhor opção para você comprar é a J-TEK de Balneário Camboriú, eles são especializados nesse tipo de trabalho… pesquisa no google pela empresa deles… bem provável que eles vão resolver o seu problema!

      Obrigado!!!

  16. Olá Luiz

    Gostaria de saber sobre essas impressoras que estão no mercado, o devo saber para fazer a escolha certa, pois v~e se compro uma prensa de um metro e uma impressora de um de boca de impressão. Mas devido o alto valor, temos que pesquisar bem antes de fazer a compra vc pode dá alguma dica? e também é verdade que a prensa de 2 beços e melhor?

    • Ótima pergunta Damião…

      Como indiquei no outro comentário…entre em contato com a J-TEK eles vão te dar um excelente suporte em relação a isso… É verdade sim que a prensa de 2 Berços é melhor, pois agiliza a sua produção e como você falou antes… pode comprar com a Metalnox, as prensas deles são muito boas mesmo!

  17. Olá sr. Luiz Ivan, eu estou pretendendo começar um negocio nesse segmento de sublimação,(camisetas canecas sandalias latas de refigerantes etc) se possivel o sr. me  indicar equipamento e insumos, onde eu poderiar fazer um curso.
     
    Obrigado.

    • Bom dia Ivan!

      Entra no site da Metalnox Foto produto, lá você vai encontrar de tudo que precisa para fazer sublimação, entre em contato com a Metalnox, eles vão te dar a solução completa!

      att.

  18. TENHO MALHARIA E TRABALHAMOS COM SERIGRAFIA,ESTAMOS PESQUISANDO SOBRE ADQUIRIRMOS UMA MAQUINA DA METALNOX AQUELA COM DOIS BERÇOS COM SUBLIMAÇAO PARA ESTAMPARMOS AS CAMISETAS ESCOLARES E  UNIFORMES PROFISSIONAIS SERA QUE COMPENSA?

    • Olá Mary,

      depende do tamanho e do tipo de sua demanda, se você faz camisetas escolares e uniformes que saem em grande escala, talvez compense a serigrafia, mas se voce tem uma tiragem baixa, talvez compensa você continuar usando a serigrafia, é tudo uma questão de análise.
      Você pode também aproveitar seus contato e desenvolver uma linha de produtos personalizaveis, aumentando o seu faturamento… #ficaadica

      att.

  19. Olá seu Blog esta perfeito cara, Gostaria de saber mais sobre a preparação das superficies do tipo azuleijos, aluminios…
    Moro em Niterói e por aqui não tenho fornecedor para fazer este trabalho, pra trazer de São Paulo fica muito caro o frete e fica inviavel a revenda.
    pode me indicar ou me ajudar com com o preparatorio?
     

    • Obrigado Luiz Felipe! Olha, eu te aconselho comprar tudo pronto para fazer a sublimação, vou te indicar A Metalnox em SC para comprar, sei que é mais longe que são paulo, mas dependendo do quanto você for comprar, compensa pagar o frete, e o seu custo acaba ficando viável para fazer o teu trabalho. Fazer preparação desses materiais, você vai precisar de produtos químicos e tal, você perde tempo, gasta mais dinheiro, e corre o risco de ter danos a saude mexendo com essas coisas… valeu Felipe!

  20. ola, gostaria de saber se da p fazer sublimação em camisetas coloridas???
    pq li num site q é so na branca. agradeço desde ja….

  21. papel para sublimação:ola luiz, quero saber se realmaente é necessario papel especial para sublimação em poliester, estou perguntando isso porque um rapaz que conheci ele min disse que usa um papel officio especial que custa r$ 12,00 500 flhas (papel sublimatico custa r$ 140 500 folhas, obrigado desde ja.
     

    • Eu não aconselho usar este papel, pois a qualidade final da aplicação não é boa, desta forma você pode perder clientes se não oferecer foto produtos com suas artes com qualidade.

  22. Boa Tarde Ivan

    Estou começando agora sublimar, fiz um chinelo e as cores estão ficando desbotadas, porém depois de feita a transferência as cores no papel fica bem bonita, só que no papel, não no chinelo.
    A impressora é tinta sublimatica, e o papel sublimático.

    Vc pode me dizer o q estou fazendo errado?

    • Bom dia michele,

      O chinelo que você está fazendo, é para sublimação ou você comprou um chinelo comum para fazer a aplicação?

  23. BOM DIA

    GOSTARIA DE SABER SE A SUBLIMAÇÃO PEGA NO TECIDO 100% POLIAMIDA E EM TECIDO QUE CONTEM ELASTANO COMO A VISCOLAYCRA QUE A COMPOSIÇAO E 96 % VISCOSE E 4 ELASTANO

  24. Olá, existe algum produto em que eu possa passar no chinelo para retirar a resina e poder preparar o chinelo novamente para sublimação?  Agradeço.

    • Olá Lineker,

      Não compensa usar produtos químicos para você fazer seus foto produtos, pelo custo e pelo risco que traz à saúde, você pode ter um funcionário, por exemplo que use um produto desses e se contamine, isso pode te trazer prejuísos ainda maiores.
      Para mim, compensa comprar um chinelo novo.

  25. Gostei muito deste site. Quero saber se o processo de sublimação pode acarretar algum risco à saúde, tipo se as tintas são tóxicas? Obrigado.

    • Olá Leco

      Isso não acarreta nenhum problema à saúde, a nao ser que a tinta for ingerida, neste caso procure um médico… rsrsrsrs

  26. Gostei muito deste site. Ele tira muitas dúvidas.

    Estou querendo entrar no ramo de estamparia, e gostaria de saber se com o mesmo equipamento eu posso fazer os dois tipos de estampa (sublimação e transfer). Tambem queria uma orientação sobre qual a melhor opção de tamanho de estampa.

    Grata.

    • Muitíssimo Obrigado Rita.

      É possível fazer sim! em relação a melhor opção de tamanho de estampa, isso quem vai te dizer é o mercado no qual você vai atuar, vai depender da necessidade de seus clientes, mas de modo geral, é usado o A4 ou A3

      att.
      Luiz

  27. Oi tudo bem ! estou iniciando na produção de chinelos gostaria de saber de que maneira
    eu posso passar o desenho do computador para impressora em transfer os procedimentos

    abraço Albertino

  28. Olá! Também estou iniciando no ramo da sublimação. Parabéns pelo seu blog! Minha pergunta é se posso utilizar impressora a laser e ao invés de impressora jato de tinta com bulk in e tinta sublimática? Obrigada!

  29. boa tarde me oriente por favor.estou querendo trabalhar com transfer qual o material que vc me indica?impressora,prensa,tinta sublimatica ou pigmentada?posso trabalhar com todos tipos de camisas?algodao e poliester?cores etc.quero ter uma renda extra.me ajude por favor.ok tenha uma tarde abençoada muito obrigado

    • Como explica no post e nos outros comentários, a sublimação acontece somente no poliéster, eu te indico uma prensa Metalnox pela qualidade que ela oferece e a impressora Epson, pois tem cartuchos individuais e a metalnox fornece os insumos para ela como cartucho e tinta, e claro, a tinta tem que ser para sublimação.

    • Pense na qualidade e nas possibilidades que uma prensa térmica pode te dar e você verá que compensa fazer um investimento maior.

  30. Olá Luiz,

    Fiz sublimação nos chinelos que tenho e ficaram super bonitos, mas depois de 1 mes mais ou menos eles começaram a desbotar, isso memso sem usar, os chinelos estvam guardados dentro do saquino plastico, mas não estava fechados, ememso assim desbotou, o que pode ser?? Tenho que passar algum produto após a sublimação para durar mais.

    Agradeço.

    • Lineker,
      Até onde eu sei, pela minha experiência, não pode colocar chinelos em saquinhos plásticos. Utilize TNT ou outro tipo de tecido que deixe o chinelo “respirar”

  31. Olá.
    Devo comprar uma máquina Metalnox para imprimir desenhos em camisas de algodão 30.1 . Que tipo de transfer devo usar? Que tipo de materia devo usar que contenha boa qualidade para fixar desenho com um alto brilho em camisa de algodão?
    Grato; Gerson.

    • A Metalnox oferece transfer para algodão, transfer InkPró, o transfer Inneo, o transfer “Max”
      é só entrar em contato com eles que eles explicarão certo como cada transfer funciona…

  32. Olá, faço algumas bermudas e trabalho com a prensa da Metalnox PTA 950.
    Preciso de mais fornecedores de folha para sublimação já com desenho pronto e plotada apenas para eu comprar e prensar. Onde posso conseguir novos fornecedores???
    Obrigado,

    • Nunca procurei esse tipo de fornecedor, pois trabalho com foto produtos, talvez entrando em contato com a própria Metalnox, eles podem te indicar tranquilamente quem fornece esse tipo de insumo, afinal eles tem muitos clientes que também trabalham com confecções e devem ter outros parceiros de fornecedores.

  33. Ola, gostaria de saber como faco para preparar o chinelo para sublimacao , pois sei que e com aplicacao de resina…mais seria antes e depois da sublimacao? Que tipo de resina seria de boa qualidade? Sei que tem um bom parceiro para indicar os chinelos ja prontos, mais acabei de comprar uma maquina de fabricar chinelos .. Entao como estou comecando no ramo, toda e qualquer indicacao para o mesmo seria muito bem vinda, muito obrigado e parabens pelo blog, grande abraco.

    • Você encontra chinelos prontos para sublimar na Metalnox que é distribuidor de foto produtos, é só pegar o chinelo e sublimar, não precisa passar resina

  34. Parabéns pelo site! Tenho as seguintes dúvidas: p/ sublimação o papel e as tintas são especificas p/ tal e quais sâo? O papel p/ trasfer é tipo um adesivo , neste método tb preciso de tintas especificas ou a da própria impressora serve? Minha impressora é hp psc 1510 . Vou adquirir uma prensa metalnox , porém é usada e acho que não terei suporte , desde já obrigado e parabéns pelo sucesso do site .

    • Olá Tiago,

      O papel e a tinta são específicos para sublimação, a impressora, você deverá usar uma impressora Epson, pode ser uma T25 que já serve, a prensa que você vai comprar é muito boa, mesmo sendo usada, se você precisar de assistência técnica, eles vão te atender muito bem, já comprei uma prensa usada e me deram suporte e fui bem atendido.

  35. Parabéns pelo seu blog…
    estava pequisando sobre sublimação estou muito interessado em entrar neste ramo… o que vc pode mim dizer sobre a prensa multifuncional 8 em 1…
    vc poderia mim enviar algum manual que explica passo à passo como fazer sublimação…
    tenho curiosidade em todos os produtos, pois estive olhando em seu blog e não é tão facil pois muitas duvidas surgem… e antes dessas duvidas surgirem em im gostaria de um guia para resalizar este trabalho com a melhor gualidade possivél…obrigado

    • Olá Jardel,

      Não sei como funciona essa prensa 8 em 1, mas acho que é desperdício de dinheiro comprar uma dessas, afinal, o que vai te dar resultado é uma prensa de forma plana, caneca, boné e prato, que personalizam os produtos que mais saem, neste caso eu tenho certeza que você faria um investimento focado e que te traria bons resultados. Agora quanto a treinamento e manuais, isso não tem segredo não, fiquei sabendo que a Metalnox lançou um DVD de treinamento para foto produtos, que quando você compra a prensa térmica é só pedir o DVD que vem junto com sua prensa, é um material muito bom!

      espero ter ajudado!

  36. Oi, Luiz!

    Andei pesquisando um monte para saber qual a melhor marca de prensas e como funciona todo o processo de produção. Eu nem vou te perguntar da marca que já seu que vai dizer a Metalnox hahaha.
    O que eu quero saber mesmo sobre impressoras. Qual é qual a melhor impressora para sublimação. Vi que só falam da Epson e HP e também já li uma séria de reclamações de ambas.
    Na sua opinião, qual o melhor modelo? Eu consigo adaptar os cartuchos em uma impressora comum? Ou existe a impressora que já vem adaptada e prontinha para uso? O custo dessas tintas x páginas impressas é mesmo baixo? A última: É verdade que entope tinta nos cartuchos se não limparmos frequentemente?

    Obrigada!

    • Olá patrícia,

      Você está cheia de dúvidas em!
      Realmente vou indicar as prensas térmicas para sublimação da Metalnox, pois ela tem qualidade, é de fabricação nacional, tem garantia, assistência técnica, e é difícil de dar problemas, já a impressora eu indico a epson, pela facilidade de encotrar cartuchos recarregáveis para ela, a própria Metalnox fornece os cartuchos, por exemplo, o custo é baixo, cerca de 30 centavos por folha, mas isso você consegue lucrar facilmente com a venda do produto, se entope eu não sei, pois nunca fiquei com uma impressora parada por muito tempo, mas a tinta ela fica mais densa se ficar parada por muito tempo e pode acontecer isso sim.

      Obrigado por participar do portal.

  37. BOM DIA,

    ESTOU PARA ABRIR UMA EMPRESA DE ESTAMPARIA, MAS NAS PESQUISAS QUE FAÇO SOBRE PRODUTOS PARA SUBLIMAÇÃO SEMPRE FICO COM DUVIDAS, POR EXEMPLO: QUAL A MELHOR IMPRESSORA HP OU EPSON? QUAL MODELO VC RECOMENDA? É MELHOR BULK OU CARTUCHO? TEM COMO ESTAMPAR FOTO/IMAGEM EM CAMISETA PRETA? TEM COMO ESTAMPAR UMA CAMISETA E DEIXAR PARECENDO QUE É EMBORRACHADO?
    DESDE JÁ AGRADEÇO….PARABÉNS PELO TUTORIAL!!!!

    • Obrigado André Luiz

      Como você viu neste post mesmo, a impressora que você deve usar é uma impressora que tenha os 4 cartuchos de tinta individuais, de preferência da Epson, prefira usar o cartucho, ele vem a dar menos problemas, a camiseta preta, tem como estampar com uma aplicação de uma superfície de OBM, pesquisa no google, que você pode encontrar alguma coisa, só não postei sobre isto, pois ainda não uso ele.

  38. BOA TARDE! QUERIA PEDI UMA AJUDA, EU COMPREI UMA PRENSA TÉRMICA ONDE NELA PODE -SE FAZER PERSONALIZAÇÃO EM CAMISETAS, AZULEJOS E CHINELOS. O FATO É Q TENHO UMA IMPRESSORA  HP ONDE EU IMPRIMI UMA FOTO, COMPREI O PAPEL TRANSFER E PERSONALIZEI A CAMISA, MAS PRA PERSONALIZAR O CHINELO E DO MESMO JEITO? OU DEPOIS Q FIZER A PERSONALIZAÇÃO NO CHINELO TEREI Q PASSAR ALGO DO TIPO VERNIZ ?
    QUEIMEI MUITA CAMISA ATÉ CONSEGUIR O JEITO CERTO DE FAZER, MAS POR QUE TENTEI SEM Q NINGUÉM ME ORIENTA SE POR ISSO Q PEÇO AJUDA AGORA!

    AGUARDO RESPOSTA

    • Não precisa aplicar verniz no chinelo, se você entrar no site da Metalnox foto produtos, você encontrará vários vídeos explicativos de como fzer os foto produtos.

  39. Boa tarde;
    Estou com dificuldades sobre encontrar a impressora Epson T33,pois, dizem que está saindo de linha e T25 é um pouco mais lenta. A duvida que tenho é se a impressora só pode ser Epson ou existe outra que possa substituir.
    Desde já agradeço por suas dicas e sugestões.
    Isabela.

    • Eu tenho uma T-25, mas nao me importo com a velocidade dela… tem qualidade semelhante a outras impressoras epson, quanto a marca, eu sempre indico a Epson, porque é fácil de trabalhar com ela, e se encontra o cartucho recarregável pra ela também.

  40. Olá, parabéns pelo blog!
    Comecei a trabalhar com produtos personalizados e como não tenho experiência comprei alguns produtos e comecei a dar cabeçada… primeiramente achei que a máquina chamada boca de jacaré é um pouco perigosa por não ter proteção e com maior risco de queimadura então dei preferência para um modelo antigo chamada de gaveta, mas não estou conseguindo dar pressão na máquina para prensar transfer emborrachado. Gostaria de saber como faço para dar pressão neste tipo de máquina e em outras máquinas como funciona a pressão?

    Obrigada!

    • Olá Paulo,

      todas as prensas térmicas, independente do modelo, elas tem regulagem de pressão, basta consultar o maunal de instruções do equipamento que você encontrará como realizar este ajuste.

  41. Amigo gostaria de saber o que é sublimação e o que é transfer? quando se faz necessáriio aplicar ambos os casos? existe impressora pra sublimação e pra transfer? desejo comprar os equipamentos só que tenho várias dúvidas, inclusive a personalização de boné eu vir um vídeo em um lugar que aplicava uma especie de letras prontas como se fosse letras bordadas poderia me orietar. agradeço.

    Silvio

  42. Olá, parabéns pelo blog!
    Seus conhecimentos em sublimação estão me ajudando muito  a tomar a decisão de comprar todos os equipamentos para começar um negócio próprio.
    Mas de todas as duvidas aqui apresentadas, em todas elas voce indicou a metalnox, acredito por ser a melhor, mas as outras marcas ficam muito abaixo da qualidade.
    grata.

    • Olá Denise.

      O que eu sempre digo é que você tem que pesquisar fornecedores, eu fiz isso, e optei pelo melhor, afinal, a Metalnox oferece absolutamente tudo que eu preciso, como compro tudo com eles, eu acabo tendo vantagens pois pago menos de frete, tenho maior facilidade para pagar, o suporte técnico deles é excelente e muitas outras coisas que me fazem permanecer com eles comprando.

      Até mais!

  43. Bom dia! Comprei uma impressora Epson stylus T25 com tinta sublimática, mas não estou conseguindo fazer a configuração que faz as cores ficarem vivas, por mais que eu mecha, a impressão sai bem fraquinha,o preto sai cinza e as outras cores saem embaçadas, e quando lavei uma camiseta que estampei, ela desbotou bastande a estampa e foi uma camiseta própria para sublimação. Você saberia me informar o que devo fazer? Obrigado!

    • Olá Marcelo.

      Primeiramente você tem que verificar com seu fornecedor sobre os produtos que você está comprando, mas pelo que me parece, pode ser que você não esteja mandando imprimir com qualidade foto, por isso as imagens saem apagadas… outra coisa é o papel que você está utilizando… tem que ser um papel sublimático, e a camiseta tem que ser de poliéster ou que contenha pelo menos 75% de sua composição o poliéster… Confira estes pontos que pode ser que seja alguns deles, caso não vier a resolver, entre em contato com seu fornecedor…
      Obrigado por acessar o portal!
      Grande abraço Marcelo!

  44. PERGUNTA DIRETA:
     UM PRATO BEM SUBLIMADO COM A IMAGEM NO FUNDO, SEM ERRO, PODE SER USADO E LAVADO NORMALMENTE,  DIVERSAS VEZES QUE A IMAGEM NÃO SAI ????
     
    AGRADEÇO A RESPOSTA
     
    CARLOS

    • Olá Carlos, peço desculpas por te responder tão tarde, mas estou com muitos trabalhos fora do blog e não consegui dar uma atençao maior para ele.
      Mas eu nunca usei pratos para indicar eles para o uso, afinal, eles são resinados e objetos pontiagudos podem danificar a resina e fazê-la “soltar” do prato, podendo ser ingerido por que estiver usando, por isso, sempre indico para meus clientes que usem como decoração e não para servir alimentos.

      Obrigado por acessar o portal da sublimação.
      Grande abraçO!

    • Nunca cheguei a trabalhar com o OBM, sempre terceirizava esse serviço, mas o que eu sei é que você estampa o OBM com o papel sublimático e logo após, você aplica na camiseta, não posso te dar certeza disso também.

  45. boa noite!!!!
    Parabéns pelo blog!!!
    Gostaria de saber se preciso comprar uma outra impressora para estampar em tecidos de algodão sem q haja desbotamento na estampa,pois tenho o kit de sublimação porém mesmo usando o papel transfer especifico para algodão percebi q após a lavagem a estampa desbota,e ñ gostaria de oferecer aos meus clientes um produto de má qualidade.Por favor me ajude tenho encomendas em camisas de algodão,porém ñ sei oq faço. Neste caso estou certa q seria preciso  uma impressora de tinta pigmentada para tecidos em algodão???se vc conhecer alguma por favor me indique.desde já agradeço. elaine

    • Você precisa usar o transfer adequado para o algodão. Porém existem vários tipos de transfer para algodão que são, por exemplo: Ink Pró, Inneo, Dark, Maxx, etc. Cada um é indicado para tipos de impressões diferentes, destes citados, o ink pró pode ser usado em impressoras jato de tinta, com tinta comum, o aconselhável é usar uma impressora comum para esse tipo de impressão.

  46. Olá pessoal!

    Eu adquiri os equipamentos da metalnox (prensa) após realizar uma grande pesquisa de modelos, realmente são bons produtos. Tenho uma impressora laser OKI e outra t50 sublimática. Uso transfer para laser e também papel para sublimação. Para ambas as impressoras eu gerei perfis de cores personalizados e mesmo assim a sublimação tem muita variação, o que não acontece com a laser. Cada caneca é uma novidade. No tecido vai bem, mas na caneca… a tinta que uso é de primeira linha, boa saturação, mas ainda não consegui ter a caneca dos meus sonhos. Pode ser que eu esteja buscando uma perfeição que não é possível com este equipamento. Se alguém tiver alguma dica, agradeço pois já foram mais de 30 canecas. kkkk
    Willian

    • Olá willian,

      Quando tiramos os cartuchos originais da impressora ela deixará de imprimir com 100% de fidelidade de cor, e também teremos muitas variáveis que influenciam na diferenciação de cor entre o monitor e a impressão final como umidade do ambiente, o tempo que você usa para prensagem, a composição do tecido, dentre outras, então fica muito difícil de reproduzir a cor com fidelidade total no foto produto, mas sempre conseguimos chegar em um resultado muito satisfatório quando realizamos os precedimentos corretos.

  47. Bom dia!
    Tenho uma prença de estampar canecas da metalnox.Estou começando agora e não estou acertando, as fotos estão saindo muito escuras sera que é o tempo que estou deixando ? Vc pode me ajudar?
    Deixo 200ºc  e 60 seg.

    • Olá Giuliana,

      Você deve usar apenas 40 segundos na caneca, mas o que você deve fazer é consultar qual o tempo e temperatura que o seu fornecedor indica para personalização dos produtos.

    • Sim, existe.

      Mas você precisará de uma impressora maior, que trabalha em rolos.
      consulte a empresa J-teck de Balneário camboriú, eu sei que eles são revendedores aqui no Brasil.

  48. ola boa noite, preciso saber onde comprar transfer emborrachado pois vi uma pessoa com uma camisa com sublimação mais a estampa era emburrachada então me enteressei e queria saber onde comprar. desde ja muito obrigado

    • Nunca comprei esse tipo de transfer, e se o transfer é emborrachado, ele não é sublimação. Talvez o mesmo fornecedor que te vende transfer deva ter algum outro tipo de transfer incluindo o transfer que te chamou a atenção.

  49. Voloroso amigo . Tudo que vi é maravilhoso e muito detalhado , parabens ,contiue assim !
    Tenho uma dúvida . Essa sublimação aguenta exposição ao sol podendo tambem fazer fotos em porcelanas para túmulos alem das demais aplicações ?
    Forte abraço .
    Edson .

  50. ADOREI SEU SITE E SUAS DICAS… PARABÉNS!!!!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida… tenho uma Epson TX133 nova, e estou adquirindo 2 prensas. Gostaria de saber se essa impressora serve para este tipo de trabalho….
    Obrigada! 

    • Olá Márcia, pode ser que sirva, mas você terá que consultar seus fornecedores se eles tem cartuchos recarregáveis para essa impressora.
      Procure outras impressoras mais comuns para sublimação como a T1110 da epson e deixe essa impressora que você já tem para impressão de outros documentos.

  51. OLA CARO AMIGO,
     GOSTEI DE SUAS RESPOSTAS MAS TAMBEM TENHO DUVIDAS, QUERO INICIAR MEU NEGOCIO, E PRECISO SBER ALGUNS ITENS PARA NAO MARCAR BOBEIRA,QUAL E A MELHOR IMPRESSORA PARA SUBLIMAÇAO EM CHINELOS COM FOTOS? E CANECAS E A MESMA IMPRESSORA?EM CAMISAS ? QUAL E A TINTA  APROPIADA PARA CADA ITEM E  QUAL E O MELHOR PROGAMA PARA DESENVOLVER ESTES DESENHOS? E COMO  RESINAR ESTES PRODUTOS?

     DESDE JA AGRADEÇO!!1
     OBRGADO

    • Olá Wanderson.

      1ª dica: NUNCA RESINAR NADA! Procure sempre comprar produtos preparados para sublimação, pois caso houver problemas, que é raro acontecer, você pode recorrer ao suporte técnico do seu fornecedor.
      2ª dica: Compre equipamentos (Prensas térmicas) de FABRICANTES nacionais e não de Distribuidores que importam esses equipamentos, pois depois é difícil você conseguir uma assistência técnica eficaz.
      3ª dica: compre produtos para personalizar de qualidade e de um fornecedor que entende do assunto, as vezes você encontra fornecedores que vendem os produtos, mas vendem muitas outras coisas perdendo o foco do negócio e acaba sobrando para o cliente.
      Eu sempre segui essas dicas e até hoje sempre tive meus problemas resolvidos, trabalho com os produtos da Metalnox, eles tem produtos, equipamentos e insumos de qualidade e nunca me deixaram na mão: http://www.metalnoxfotoproduto.com.br

      valeu!

  52. Olá pessoal!

    Eu adquiri os equipamentos da metalnox (prensa) após realizar uma grande pesquisa de modelos, realmente são bons produtos. Tenho uma impressora laser OKI e outra t50 sublimática. Uso transfer para laser e também papel para sublimação. Para ambas as impressoras eu gerei perfis de cores personalizados e mesmo assim a sublimação tem muita variação, o que não acontece com a laser. Cada caneca é uma novidade. No tecido vai bem, mas na caneca… a tinta que uso é de primeira linha, boa saturação, mas ainda não consegui ter a caneca dos meus sonhos. Pode ser que eu esteja buscando uma perfeição que não é possível com este equipamento. Se alguém tiver alguma dica, agradeço pois já foram mais de 30 canecas. 
    Obrigado

    • William, realmente, é impossível conseguir 100% de fidelidade de cores através da sublimação, pois, primeiramente, não estamos trabalhando com a tinta original da impressora e não temos o perfil de cor exato que combine as configurações da impressora, perfil de cor do monitor, do computador e da impressora. Isso se consegue em uma gráfica, que trabalha com esses perfis sincronizados por especialistas no assunto. Mas sempre é bom fazer testes e tentar melhorar a qualidade de nossos trabalhos, e realmente, concordo contigo quando você diz da qualidade dos produtos da Metalnox. São muito bons mesmo!

  53. Boa Tarde,

    Comprei umas estampas prontas puff quadricromia. Segui as orientações do vendedor e estampei primeiro em uma camiseta sublimatica e segundo numa camiseta de algodão. Acontece que as estampas não sairam direito e rasgaram estragando as camisetas. Que problema deve ter acontecido? Será que foi defeito das estampas prontas?  

    • Pode ser que sim, uma coisa que pode ser é as estampas serem velhas ou estavam armazenadas em local inapropriado, isso pode interferir no resultado final da aplicação.

  54. Muito bom o site de vcs.
    desculpe se ja tiver essa pergunta, mas tem alguma maneira de resinar produtos q nao sao para fazer a sublimação?
    tipo, quero comprar um copo diferente, mas ele nao vem resinado, tem como eu mesma aplicar a resina pra estampa?
    muito obrigada.
    se vcs fornecem algum produto, por favor, entrem em contato.
    preciso muito de fornecedor.
    obrigada 

    • Eu nunca aconselhei usar resina, pois da muito trabalho, e no final das contas não rende… eentão compensa comprar os produtos prontos para aplicação.

  55. Ola o papel sublima tico resinado pega em canecas comuns  tipo plásticos  ou somente canecas preparadas para sublimação ? tem alguma diferença em papel transfer sublimá tico e papel tranfer sublimá tico resinado ?  Posso passar resina em canecas e copos comuns e aplicar a sublimação  com sucesso ? Obrigado 

    • A caneca precisa ser resinada para receber a sublimação, desconheço o papel transfer resinado, somente o pra sublimação. E como já falei em outras respostas, eu não aconselho o uso de resina para personalização, pois no final das contas, não rende.

  56.    Boa tarde gostaria de saber se para fazer sublimaçao de fotos em camisetas pode ser impressa a foto pelo photoshop ou por outro programa, para nao perder a qualidade ao ser impressa ??

  57. Bom dia, parabéns pelo portal! Bem completo. Estou pesquisando e quero iniciar a trabalhar com sublimação. Igual a todos, tenho muitas dúvidas, e esta ainda não encontrei resposta: Posso reutilizar o papel transfer?

    Se puder me ajudar, fico grato.
    Estou pesquisando e estou me programando para adquirir uma prensa no ano que vem, tem muita diferença de trabalhar com sublimação e outras técnicas, como por exemplo a serigráfica?

    • Olá Rafael, não da para reaproveitar o papel transfer não…Se vai adquirir uma prensa compra uma Metalnox, eu tenho uma e nunca me encomodei com ela… a maior diferença entre a sublimação e a serigrafia é os custos, a sublimação é muitíssimo mais barata.

  58. Olá!
    Estou começando a fazer sublimação,mas minhas camisetas estao saindo muito fraquinhas as cores…..nao sei o porque…se é a tinta que nao é boa,se minha prensa nao esta muito boa…..
    estou fazendo a prensagem na malha fria com 180 graus e 20 s….mas mesmo assim nao fica boa a imagem,as cores nao ficam vivas….estou ate ficando desanimada….

    por favor me ajude!

    abraços 

    • Olá Priscila.
      O tempo você deve usar 200 graus e 20 seg. O que pode ser que desbota é o uso de insumos inadequados… verifique com seu fornecedor se os produtos são realmente para sublimação… entre em cotato com o pessoal da Metalnox, eles entendem bem do assunto!

  59. Olá
    Parabéns pelo site, e é bem o que precisamos…um site onde podemos trocar informações sobre a sublimação.
    Então, tenho pesquisado sobre a sublimação e tenho idéia de começar meu proprio negocio. Mas quero investir em camisetas, chinelos e canecas. Tens como passar o que preciso para produzir esses itens,  tipo qual impressora ( de preferencia A3 ) quais prensas etc….E na caneca aquele efeito que colocando o liquido quente ou gelado na caneca vai aparecendo a imagem, isso também é sublimação ?
    Abraço

    • Bom, vou resumir um pouquinho, fora a impressora, você vai encontrar tudo, até a caneca mágica na Metalnox Foto produtos, sempre trabalhei com eles e sempre fui bem atendido. Produtos de qualidade e profissionais competentes… A impressora A3 você pode usar a Epson T1110

  60. Boa tarde Luiz amei seu blog depois de procurar a manhã inteira sobre sublimação enfim achei rsrrs. Bom vamos lá estou querendo ter uma renda extra moro em Nata RN e fiquei muito enteressa da na sublimação dos chinelos aqui não existe a sublimação. Queria muito que vc me ajudasse a eu dar o 1 passo não estou conseguindo ajuda. O que eu preciso para fazer um chinelo de qualidade onde o mesmo não rache. Se der mandar seu numero ficarei muito grata quero falar muito com alguem que entenda ou msn. Desde já grata. 

    • Entra em contato direto com a Metalnox, sempre indico eles para quem está interessado em começar seu próprio negócio, eu comecei com as prensas da Metalnox e estou até hoje… vale a pena entrar em contato com eles.

  61. BOM DIA AMIGO ESTOU COM UMA DÚVIDA… FAÇO CAMISAS SUBLIMÁTICAS E FICO UM VERMELHO LEGAL, MAS QUANDO PRENSO EM UMA CANECA O VERMELHO FICA ROSADO , O QUE SERÁ?

    • Talvez o tempo de aplicação, a pressão da sua prensa ou a caneca, verifique com seu fornecedor… talvez ele vai te passar alguns macetes de como trabalhar com o produto dele, sempre fiz isso e deu certo.

  62. Estou encantada com o seu blog,parabens é pouco p/descrever a sua disponibilidade,a clareza das resposta e o cuidado que tem com os desseperados por uma resposta simples e objetiva p/que resolva o seu problema.Por isso tomo a liberdade de tirar algumas duvidas:1º tenho  uma pequena confecção de camisetas escolares e comerciais trabalho com silk pela sua qualidade,custo baixo e garantia da impressão por infinitas lavadas,gostaria de ssaber qual a garantia de lavadas da sublimação? 2º gostaria de entrar na area de sublimação pois os meus clientes querem novidades e observei que preciso inovar,criar coisas novas.3º o que eu preciso p iniciar nesse novo desafio?qual espaço,custos,etc.
     um rapaz   de uma outra cidade disse que faz sublimação usando papel A4 eu não vi o resultado,pode ser feito com esse papel? 4º onde eu posso fazer um curso ou treinamento sobre sublimção?(presencial)

    • Nossa Maria Inês, quantas dúvidas…
      acho que quando eu comecei, eu tinha as mesmas dúvidas, mas eu pesquisei, perguntei… é isso que se tem a fazer em primeiro lugar: pesquisar.
      A primeira pergunta que você fez, eu vou fazer você pensar e analisar: as camisetas de futebol como por exemplo a do flamengo são estampadas através da sublimação… veja quanto tempo duram e você saberá a resposta… rsrsrs
      A segunda pergunta, eu digo para você Invista! A partir do momento que você tem uma prensa térmica e faz a sublimação, você terá infinitas possibilidades de criar artes para estampar, inclusive estampar fotos sem precisar fazer a quadricromia, além de você poder também aumentar a gama de produtos para mais de 300 produtos diferentes, como você encontra na Metalnox Foto Produtos que fornece quebra cabeças, chinelos, canecas, pratos, toalhas, bolsas e muito, mas muito produto diferente da simples camiseta estampada.
      A terceira pergunta já está respondida nesse post… basta você ler e seguir as dicas… desde que você compre o transfer para sublimação no tamanho A4 você pode fazer…
      A quarta pergunta, você não precisa de treinamento… quando você compra os equipamentos na Metalnox, você pode pedir um DVD com treinamento, é um dvd com vídeos de como fazer os produtos com sublimação… entra em contato com eles…
      só peço desculpas por não poder te responder antes… mas espero que você possa ler esse comentário… Obrigado!

    • Pior que não dá, uma vez sublimado ficará a estampa pra sempre, talvez você possa tentar desbotar com água sanitária, mas não tenho certeza…

  63. Olá Luiz e pessoal!

    Eu refiz os perfis de cores para caneca e comprei um papel que a parte de trás é azul, muito bom para tecido, uso como papel mate normal, senão vai muita tinta e acaba borrando a caneca. As canecas melhoraram muito! Para canecas com cores criei um perfil separado utilizando uma arte com foto como base. As fotos ficaram bonitas, mas em algumas cores de texto e logos, ainda percebo que há uma diferença comparada com minha laser – estou exigindo de mais…kkk
    Percebi que após a retirada da caneca da prensa, se colocar em água fria os textos ficam com mais nitidez. Com água usada, que vai esquentando conforme o uso, a nitidez diminui. Faço isto para parar a sublimação.

    Parabéns pelo site e iniciativa! 

    Abraço a todos!

    Willian

     

    • Não uso outro tipo de papel, só o da metalnox, porque ele me deu o melhor resultado… mas essa dica que você falou de colocar a caneca na água fria é válida… também já fiz isso e deu certo, realmente ela para de sublimar a tinta e aumenta a nitidez final, mas depois de ter trincado uma caneca de chope de vidro eu nao fiz mais isso, (claro, o vidro quebra com o choque térmico) com medo de quebrar as canecas de cerâmica, mas não me preocupei mais com isso…

  64. olá, gostaria, de saber qual os materias, especificos, para começar a fazer sublimação, os materias, quero apenas começar com camisas, de todas as cores, poderia me passar os materias com seus respectivo valor, ! da prenssa, ate os papeis, agradeço aguardo contato jhonlrodrigues@live.com, aceito qualquer tipow de ajuda, sou novo no ramo!

    • Olá Jhonatan…

      Entra em contato com o pessoal da Metalnox… eles sempre tem tabelas atualizadas, te dão o maior apoio! se eu te paço um valor agora, amanhã pode ter mudado os preços, no mercado é assim, temos que estar atento a tudo… eu peço um orçamento hoje e se eu não fechar, tenho que fazer outro orçamento na semana que vem…

      valeu!

  65. Bom dia, ja tenho uma maquina que  faz sublimação. Agora gostaria de saber como se faz a sublimação em chinelo, pode ser com o propio papel oficio ou tem q ser com outro material?
    Aguardo resposta! 

  66. BOM DIA
    POR INDICACAO DE UM AMIGO,ESTOU TENTANDO ENTRAR NO MUNDO DA IMPRESSAO DIGITAL E SUBLIMACAO, MAS PRECISO DE INFORMACAO SOBRE MAQUINAS EM BLUMENAU NO ESTADO DE SANTA CATARINA. COMO CONSSIGO CONTATOS

  67. ola, acabei de comprar uma prensa termica e uma impressora epson que trabalha com tinta sublimatica e estou tendo problemas ao sublimar, as camisas sao 100% poliester estou usando numa temperatura de 120graus e o tempo de 25 segundos so que a estampa esta rachando!
    voce tem alguma soluçao mim ajude!!! grato.

    • Depende de como você trabalha com ela, se a sua impressora tem bulk ink e dá para recarregar tinta nela, você só terá que recarregar com tinta sublimática, ai sim, dá pra fazer. Mas eu recomendo as impressoras epson que são mais garantidas para isso…

  68. Olá, gostaria de saber qual máquina da metalnox faz sublimação total em camisas, desculpa a ignorância, mas como eu não sei tenho que perguntar…fique com Deus

    • Oi natália,
      assim como você eu também já fui iniciante e tive as mesmas dúvidas que você, e fiz o mesmo que você está fazendo, eu perguntei pra quem sabia…
      Mas a Metalnox tem sim prensas térmicas que estampam camisetas inteiras sim… são prensas maiores, com formas de até 1 metro e meio de tamanho nesses casos as camisetas são estampadas antes de costurar…
      entra em contato com eles… http://www.metalnox.com.br

      obrigado!

  69. Boa noite Luiz e leitores!

    Eu acertei as cores das canecas e tecido também. Adquiri um equipamento para criar perfil e PIMBA!! Está muito boa a qualidade dos produtos. Para cada material eu preparo pelo menos duas impressões para criar o perfil, pois cada superfície é uma surpresa e reage diferentemente. Para quem vai trabalhar profissionalmente com sublimação e imagens em geral, é de se estudar tal investimento, pois o resultado e a redução nas perdas compensa. Cada impressora e material a ser sublimado, tem que criar um perfil em separado, assim terá melhor controle.  Obrigado pelas dicas e iniciativa de ajudar as pessoas Luiz! Parabéns!!!

  70. Boa tarde, Luiz!
    Estou com muita vontade de ter meu próprio negócio e tenho pensado bastante neste ramo de foto-produtos, mas assim como todo iniciante, tenho muitas dúvidas e um certo medo de me arrepender de investir neste segmento. Vejo que você sempre indica a Metalnox, não sei se este blog tem algum tipo de ligação com eles ou se indica apenas porque gosta do produto deles, mas queria saber sua opinião com relação ás Maquinas da RIMAQ e da COMPACTA PRINT. Além dos equipamentos, qual software você recomenda para elaborarmos as imagens do nosso foto-produto? Quando você começou a trabalhar com isto, teve muitas perdas?? Desde já, obrigada pela atenção. Um abraço.

    • Bom dia Luciane,

      Indico a Metalnox pois trabalho com os produtos da Metalnox, e também consegui uma parceria, onde eles me fornecem bastante informações sobre foto produtos, sobre lançamentos, novidades e tal.
      Mas em relação a indicação de máquinas sempre prezo por valorizar os produtos nacionais, assim, sempre estaremos impulsionando a economia nacional e gerando empregos em nosso país e não fora.
      A Metalnox também, além de ser a maior produtora de prensas térmicas do Brasil, eles tem 30 anos que trabalham com isso, e hoje oferecem tudo o que quem vai começar o negócio com foto produtos precisa. Desde as prensas, os insumos, matéria prima, e também o suporte necessario como um DVD de treinamento, por isso que indico a Metalnox… Você vê também que indico as impressoras Epson para impressão, por que é a mais indicada para impressão de sublimação pelo fato da facilidade de recarga que as impressoras domésticas possuem, elas são mais baratas e são ótimas para impressão para sublimação, assim como os produtos da metalnox, e também reforço a valorização da indústria nacional, eles tem uma fábrica em Barueri-SP desde 1997.
      Sobre o Software, eu uso o Photoshop, o Illustrator e o Corel Draw, isso você pode pedir para qualquer técnico de informática providenciar esses programas para você.
      E no começo, tive perdas sim, afinal, errar é humano, e temos que aprender com os erros, com o tempo, fui pegando a manha, quando eu tinha dúvidas, ao invés de tentar fazer uma camiseta nova por exemplo, eu imprimia um pedaço da arte e estampava em outra camiseta que eu já tinha errado, assim eu não precisava jogar outra camiseta fora se desse errado, se desse certo, eu imprimia a arte normal e estampava uma nova camiseta. Isso são coisas que você vai pegando o jeito com o tempo.

  71. Muito obrigada pela resposta, Luiz! Aliás, obrigada por todas as informações colocadas neste blog que com certeza estão ajudando várias pessoas que, assim como eu, têm vontade de ingressar nesta área. Com certeza voltaremos a nos falar, pois minha cabeça está fervendo de dúvidas rsrsrs. Um abraço.

  72. Olá Luiz,
    Boa tarde adorei suas dicas, vc ajuda demais a turma vc é fera mesmo.
    Deixa eu te dizer uma coisa, eu moro na paraíba estou pensando de entrar no ramo de imagens, mas de início pensei em comprar a maquina que corta as sandalias tipo havaianas, mas com suas dicas vi que vende as solas já cortadas, tenho que saber só o preço.
    Me de uma dica de fera, que vc é, eu compro a maquina de cortar ou já compro as solas daí iria comprar só a prensa.
    Me ajuda luiz, e a questão de retorno será que vale a pena.
    Estou aqui ligada esperando suas resposta.
    beijos

    • Vivemos no Brasil, país capitalista, e todos os empreendedores concordam com a frase “tempo é dinheiro” e isso realmente é verdade.
      Talvez no começo não, mas quando você começar a ter muitos pedidos para fazer, vai ver que a máquina de cortar chinelo será só mais uma coisa que vai ocupar espaço de trabalho teu e vai te tomar mais tempo na hora de produzir o chinelo.
      Então eu considero um investimento desnecessário uma vez que você pode encontrar esses chinelos prontos e cortados para você fazer a sublimação. Então compensa você comprar uma prensa para estampar o chinelo como por exemplo uma prensa térmica Magic Machine junto com os chinelos prontos para sublimação.
      E a questão de dar retorno, eu afirmo que dá retorno, mas para isso tem que trabalhar, divulgar, vender, produzir e faturar!

      Valeu elisangela!

  73. Boa tarde Luiz e colegas leitores!

    Entrei em contato com a Metalnox e até o momento tenho ficado bastante satisfeita com o atendimento. O vendedor Rafael me explicou várias coisas com bastante paciência e até me alertou para alguns pontos que outras empresas nem se preocuparam em ressaltar.
    Estamos em processo de negociação … espero que dê tudo certo e que eu fique também muito satisfeita com os materiais. Com certeza irei expressar minha opinião neste blog.
    Gostaria de verificar com você se você tem alguma tabela ou um método para calcular o custo de cada produto, incluindo consumo de energia, depreciação do equipamento e material utilizado por peça.
    Obrigada!
    Abraço!    
     

  74. Boa noite!

    Gostaria de saber se é possível fazer sublimação em ímãs de geladeira (mantas magnéticas) e em réguas com a Magic Machine da Metalnox.

    Caso não seja possível com a sublimação, saberia me dizer qual o melhor método para personalizar este tipo de material?

    Obrigada. 

    • Boa tarde Luciane, Dá pra fazer sublimação em ímãs de geladeira e réguas com a Magic Machine da Metalnox sim! Até eles próprios tem esses insumos… entra em contato lá e pergunta… eu sei que tem, pq eu recebi um mailing divulgando!

  75. Olá Luis, boa noite!

    Parabéns pelo blog, super importante esta informações para quem esta começando agora. Luis te pergunto: Qual a impressora ideal para impressão em transfer para criação de numeros e letras em camisas oficiais de futebol?

    Denis Sena
    Manaus-AM 

     

    • Olá Denis.
      Obrigado pelas considerações ao portal.
      O que eu te aconselho, neste caso, são duas soluções:
      A primeira é comprar uma plotter de recorte e fazer esses números em powerfilm, a segunda é comprar os transfers de números prontos, você também pode fazer o transfer de sublimação, imprimindo-os e estampando, mas a camiseta teria que ser branca, ou se for o teu caso, se você trabalha com confecção, e estampa as camisetas antes de costurar, você pode fazer o número na arte da camiseta. Opções você já tem, agora é só escolher o caminho mais apropriado para a sua necessidade!
      Grande abraço e até mais!

  76. Olá Luiz,boa tarde ! Estou procurando papel OBM para sublimação em camseta de cor…pode me ajudar na busca????Obrigagda pela atenção! Abraços, Simone.

    • Eu sei que a J-tek de Balneário Camboriú vende, não comprei com eles, mas terceirizei um serviço com uma empresa que compra deles, e o material é bom.

  77. Olá. Já q vc gosta tento de escrever, me responda essa dúvida por favor:
    Quais os tecidos q podem ser feitos a sublimação? ouvi dizer q é só em poliester e em algodão não fica bom. Então o q faço pra estampar fotos em camisas de algodão. Em quais malhas posso estampar?
    Obrigada. Seu blog é 10. 

    • Você pode estampar em qualquer malha, basta utilizar o transfer correto para cada malha, o poliéster é sublimação, no algodão você pode usar o OBM por exemplo, mas tem muitos outros tipos de transfer para usar, cada um com suas especificações.

  78. Caro Luis Ivan
    Vi as explicações e gostei muito, mas tenho uma duvidas
    espero que possa me ajudar.
    1º-Tem como passar uma resina em alguns produtos para deixar o produto sublimatico?
    eu vi em alguns sites vendendo uma tal resina sublimatica.
    2º Posso imprimir a mesma estampa no mesmo papel transfer sublimatico.
    3º Um produto pode ir na prensa mais de 1 vez?
    No cASO transferir uma imagem e no dia seguinte ou no mesmo dia 
    querer colocar outra tera algum problema p imagem anterior?
    4º Quero comprar uma impressora A3 vcs indicam alguma, li que as HP são termicas por isso não são mto aconselhadas. é verdade?!

    5º como descubro o tempo de cada produto, tem como descobrir sem danificar o mesmo?
    6º Usar a prensa varias vezes pode interferir no tempo e temperatura das ultimas peças? no caso de transferir a imagem p 16 peças, o tempo da 1ª será o mesmo da 16ª peça?

    7ª tem como colocar imagens na parte interna da caneca? 

    • Olá Fernando
      Ter como resinar tem, mas eu não confio na qualidade, se você comprar tudo pronto para sublimar, além de você ter a garantia do produto, você não perde tempo para ficar resinando e esperando secar, além de você precisar de espaço para deixar secar, ou seja é muito gasto de tempo e dinheiro para se obter um resultado que é uma caixinha de surpresas.
      Não dá pra usar o mesmo transfer, por que mesmo depois de estampado, fica um pouco de tinta no papel e passa denovo na próxima prensagem, estragando com o trabalho. Mas pode se colocar o produto na máquina mais de uma vez, vai depender do produto e desde que não prense em cima de outra arte já estampada.
      A impressora que eu uso é uma epson T1110 e usa A3, as HPs usam cartucho com tres cores juntas e são ruins de recarregar, é melhor usar a epson.
      Para descobrir o tempo de cada produto é so consultar o fornecedor, eles sempre tem essas informaçções, por exemplo, a Metalnox disponibiliza uma tabela de tempo e temperatura de todos os seus produtos em seu site.
      O uso da prensa várias vezes não interfere em nada nos últimos produtos, ela vai estampar o milésimo produto com a mesma qualidade que foi estampado o primeiro, desde que seja uma forma térmica plana, as prensas de caneca, tem uma vida útil mais limitada.
      Imagens na parte interna da caneca dá pra fazer através de serigrafia ou tampografia.

      ufa, agora deu… rrssrsrsrsr acho que vou começar dar curso de sublimação por ai… rsrsrsrs o que você acha Fernando, será que vinga?

      Valeu cara, se tiver dúvida, dá um pulo aqui…

      • Caro Luis te dei uma canseira de leve com minhas milhares de perguntas mas posso enfim fecha com a metalnox, e com a atenção que vc tem com todos nois aki com ceerteza vingaria um curso eu seria um aluno pois nunca é demais aprender.

  79. Estou com um problema na hora de passar a arte para camiseta através da sublimação. Toda vez fica uma pequena sobra deslocada para baixo, como se fosse fantasma em imagem de televisão sabe?! Uso papel Chamex super 90g com a prensa térmica na temperatura indicada por todos. Oque acha que pode ser???
    Obrigado e parabéns pelo site. 

    • Obrigado Marcos, o que está acontecendo é que você não usa um papel para estampar, usa papel sulfite, o correto é você usar um papel transfer para sublimação com titas sublimáticas, assim como eu descrevi nesse memso post. siga as dicas dadas aqui e você terá bons resultados.

  80. Oi Luiz estou fazendo um planejamento para começar a fazer chinelo personalizado mais estou com muitas dúvidas e gostaria de sua ajuda.  Para estampar chinelo existe a necessidade de comprar uma prensa maior que 38×38? Esse tamanho imprime 1 chinelo por vez ou 1 par? Você teria como me indicar endereços que poderia comprar o chinelo já resinado? Que modelo de impressora vc me indica comprar? Desde já agradeço Abraço!

    • Olha, não tem necessidade de comprar prensa maior que isso não, você pode ter uma prensa como a ELI 280 da metalnox, por exemplo, é suficiente, e se você procurar na Metalnox eles tem tudo, desde o chinelo resinado, a prensa térmica, a impressora, cartucho papel e tinta… tudo você encontra lá além de mais de 300 foto produtos diferentes, além do chinelo. entra lá no site deles, tem chat online, email, telefone… http://www.metalnoxfotoproduto.com.br

  81. ola Luiz,
    estou iniciado em sublimação e estou com uma duvida tem alguma maneira de estampar em camisa colorida, tipo preta, vermelha…, se puder me ajudar agradeço.

    Hugo Motta 

  82. Oi Luiz,

    Estou pensando em abrir uma loja para produzir uniformes de futebol, quais os maquinarios para estampa preciso comprar e quanto custa??

    • Tudo depende, o maquinário, eu aconselho você usar o da Metalnox, são os maiores fabricantes de prensas térmicas do Brasil, em relação ao preço, você deverá considerar o tamanho que você vai usar e a quantidade de produção.
      Você encontrará prensas térmicas de cerca de R$2.500 até R$ 15000, isso vai depender da tua necessidade, agora se falar-mos de custo benefício, ai, a Metalnox se destaca, pois além de ter um bom preço, eles tem a melhor assistência técnica e o consumo de energia das máquinas compensa muito.

  83. Estou a procura de caixa de papelão pequenas do tamanho cm, com 3cm de altura, para personalizar (sublimação), estou com certa dificuldade de achar outro fornecedor. Alguém poderia me indicar algum EM SÃO PAULO (CIDADE). Fico desde já grato !

  84. Olá, gostaria de saber qual a técnica devo utilizar para personalizar camisas de futebol oficiais. Tenho uma loja de artigos esportivos e gostaria de agregar este serviço aos produtos oferecidos, gostaria de saber qual a técnica utilizada e se tem alguma máquina específica. Grato

    • é usada estamparia com transfers. Tem transfers litográficos, powerfilms, isso depende da necessidade, as máquinas você pode comprar com a Metalnox, eles são especialistas nesse segmento.

  85. Olá … Boa dia 

    venho por meio desde poster solicitar informação pois estou comprando algumas maquinas tais  Caneca, Caneta, copos e canecas de acrílico, e estampas de superfícies planas (camisetas, azulejos, chinelos  etc…) mas como não sei de muita coisa gostaria de algumas informação….. como via a cima varias pergunta que ate me atrapalhei um pouco rsrs… tem que ter tipos de canecas para fazer estampas … e não pode ser qualquer tipo de cor de camisetas .. ? 

    desde já agradeço as informação aqui solicitadas.. 

    • olá Wemerson,

      acho que você entendeu sim o fio da meada, para sublimação, você precisa trabalhar com produtos específicos, preparados para aplicação de transfer sublimático, além da impressora adaptada para isso, para não errar procure por um fornecedor que já ofereça a solução completa, por exemplo a Metalnox que fornece as máquinas, impressoras já adaptadas, papéis e insumos para sublimação, assim você terá certeza de que está fazendo tudo de acordo.

      Obrigado por visitar o portal…

  86. Oi Luiz,
    Primeiramente parabéns por esse trabalho. Estou querendo comprar a Stylus Pro 9700. Essa é a melhor para sublimação? Não consigo encontrar um local confiável para comprar esse equipamento. Você poderia me dar uma luz em qual o melhor local para comprar essa plotter?
    Muito obrigado

     

    • Olá Fernando,

      Sim, esta impressora é excelente para impressão por sublimação, não posso dizer que é melhor, pois nunca trabalhei com outras impressoras para fazer este comparativo. Embora é muito interessante você consultar várias marcas de impressoras para analisar qual se encaixa com a sua real necessidade. De fornecedor, tem a JTeck de Bal. Camboriú, eles são revendedores autorizados da Epson, e fornecem um serviço completo de suporte para impressoras de sublimação de grande formato.

  87. bom dia
     muito obrigado por nos ajudar com suas explicações mais que esclarecedoras…que vc receba em dobro!!!
    tem acontecido um problema muito chato q eu nao sei como resolver….se vc puder me ajudar eu agradeço.
    minha impressora é uma epson tx220 com bulk de tinta sublimatica…estou tendo muito problema com entupimento da tinta preta…tem algo q eu possa fazer????
    desde ja muito obrigado

    luiz gustavo 

    • Depende de como é o seu sistema de bulk ink que você tem, se for um externo, por exemplo, eu aconselho utilizar o cartucho interno (igual ao original da impressora) isso pode eliminar esse tipo de problema.

  88. Luiz, temos obtidos ótimos resultados com todos os produtos da Metalnox! Apenas a caneca mágica que despertou uma dúvida: na maioria delas observamos uma tonalidade avermelhada bem saliente nas áreas escuras e sombreadas das fotos, característica essa que não está no transfer. Tens alguma idéia se podemos estar fazendo algo errado no procedimento?
    Desde já obrigada!

    • Olha, o que eu fiz uma vez, é diminuir a temperatura um pouco, mas liga para eles que eles vão te dar um suporte melhor. Tenho certeza que eles vão te ajudar.

  89. Bom dia! Eu tenho uma dúvida, comprei uma prensa para sublimação e estou tentando personalizar uma camisa 100% algodão, mas a estampa quebra e descasca. Não sei mais o que fazer, uns me dizem que a prensa está com defeito, outros me dizem para eu usar uma resina, para isso não acontecer. Se vocês puderem me ajudar, pois já tentei de tudo… Pressão, calor etc.

  90. Parabens pelo site, que com certeza é o melhor do sigmento e tirou muitas duvidas que eu tinha!!!

    Quero comprar uma prensa para estampar camisas, pois tenho uma firma de serigrafia e gostaria de comprar a prensa para trabalhos que os clientes forem fazer poucas camisas.

    1- A Epson T25 é boa para começar??? Ela vai me atender, ou ela tem mais facilidade para intupir as cabeças de impressão quando se usa tinta sublimática???

    2- Já que não tenho dinheiro para comprar uma impressora A3 posso juntar 2 ou 3 folhas a4 como faço no silk-screen, para que me dê um desenho maior já que irei compra uma prensa 60 x 40 ou 50 x 40???

    3- Essa prensa gasta muita energia na voltagem 110??? Quanto minha conta aumentará por mês mais ou menos por base???

    4- A sublimação o desenho fica muito mais bonito que no silk-screen????

    Muito obrigado pela atenção e desde já agradeço

     

    • Olá Flávio

      Vamos ver o que eu posso te responder…
      1- A epson T25 é boa para começar sim. Não apresenta os problemas que você questionou.
      2- Se você vê a necessidade de fazer A3, compre uma impressora A3. Você consegue parcelar ela com seu cartão de crédito. Fazer montagens não é aconselhavel pois há uma margem de erro grande, podendo te dar prejuizos. Se você for colocar na ponta do lápis isto, compensa você investir um pouco mais na impressora A3 e evitar transtornos.
      3- Você tem que consultar o seu fornecedor, com ele você saberá o consumo de energia elétrica, veja sua fatura de energia o custo do Kw/h e você conseguirá calcular o valor que aumentará no consumo de energia elétrica.
      4- Com a sublimação você consegue alcançar uma variedade de cores muito maior que o silkscreen em uma única prensagem, ou seja você reduz o custo de trabalho drasticamente.
      Acho que eu consegui te responder!! rsrsrsr se precisar, estamos por aqui!!!

  91. Boa tarde,
    Primeiramente Gostaria de parabenizar pelo site,

    Tenho 21 anos, e estou pensando em abrir digamos um estamparia de pequeno porte, muito pequeno mesmo, rs, coisa de um investimento de cerca de 4 mil reais, pois bem, alem da prensa termica e da impressora o que mais preciso para fazer as impressões? alguma coisa que proteja as camisas na hora do processo de passar a foto do papel sublimatico para a camisa, usando tinta sublimatica, posso apenas estampar no poliester ou outro tipo de tecido? se puder me dar umas dicas ficaria honrado, 

    Des de Já
     

    • Acho que você está no caminho certo… você não vai precisar de nada mais além disso que você citou… claro que também precisará de um computador bom para criar as artes.

  92. Olá, parabéns pela iniciativa de ajudar a quem não entende mto como eu por exemplo. Tenho uma pergunta, comprei uma impressora epson tx235w para trabalhar com sublimação, porém quando instalei as tintas sublimáticas e o cartucho ela não funcionou, então vou leva-la na assitencia técnica com a tinta original e provavelmente eles vão fazer-la funcionar com a tinta comum, então pergunto: Será que depois de usar tinta comum na minha impressora ela funciona tb com tinta sublimática se eu trocar os cartuchos? 

    • Em tese, deve funcionar… mas se nao funcionou de inicio, é estranho talvez possa ser os cartuchos que a impressora não está reconhecendo… dê uma olhada nisso.

  93. SOU   VENDEDOR   DE  FOTOPOCELANA    PARA  TUMOLOS   EU  QUERIA  APRENDER  APORCELANA  A   FAZER  EU  MESMO    EU  TENHO  O  CURSO   DE  FOTOSHOP    VC  PODE   ME  DAR  A   DICA   PRESISA   QUEIMAR    EM  FORNO  OU  NAO     MUITO  OBRIGADO  
    ONDE   POSO  COMPRAR  O  MATERIAL
    QUANTO FICARIA PRA MIM COMPRA UM EQUIPAMENTO DESSE

    • Olá Jean Carlos… Eu nunca trabalhei com esse material, até por que não é meu ramo… mas eu sei que no seu caso, a aplicação da estampa é diferente do processo que eu conheço, algo como serigrafia é usado.

  94. Parabéns, ótimo trabalho.

    Faço sublimação em camiseta a uns sete meses, mas ainda não consegui acertar uma marca de tinta em que o preto é realmente preto.
    Qual vc me indica.
    Desde já agradeço.

    • Eu indico a Metalnox mesmo, que é a que eu uso, mas eu uso com uma impressora Epson T1110 com os cartuchos da Metalnox, se usar outros cartuchos diferentes, talvez não de certo… pode ser isso que nao tem bons resultados o preto…

  95. Boa tarde Luiz,

    tenho todos os maquinarios para trabalhar com chinelos personalizdos,
    só estou com problemas de materia prima da borracha com tecido termocolante,
    que pra mim está sendo o melhor até o momento. Tenho feito pedidos da Rimaq, alem de caros me traz muitos transtornos.
    Estou querendo saber de você, onde posso encontrar a Borracha de EVA COM TECIDO DE POLISTER para fazer o transfer sublimatico.
    Ou onde encontro só o técido poliester termocolante pra colar na borracha?

    Desde já agradeço pelas informações. 
     

    • Na Metalnox você encontra tudo que você precisa, eles tem chinelos pronto para sublimação! você só tem que imprimir o transfer e aplicar no chinelo, fica com uma qualidade ótima!!!

  96. Oi,
    uso tinta sublimatica, imprimo em papel xamex tradicional, ponho na camiseta e estampo na maquina. o que estou fazendo de errado? pois todas estão saindo a estampa após a lavagem, preciso de suas dicas urgente.
    obrigado. 

    • Você precisa usar um transfer para sublimação. outro ponto que precisa ver é se a camiseta é de poliéster. Se não for, não da certo. papel xamex não serve para sublimação.

  97. Olá…

    Comprei as maquinas na Metalnox…

    Mas preciso comprar a impressora…pra começar quero a T25.Tem um custo legal.
    Ela não vende aqui em São Luis-MA preparada para sublimação, o que você acha de eu comprar uma Epson T25 comum e trocar os cartuchos por outros com tinta sublimatica?
    A T25 aqui é R$150 os cartuchos vazios custam 50,00 e as tintas eu ja tenho as da Matealnox…O que vc acha disso? Posso fazer assimw tem alguma recomendação? 

    • Claro que pode fazer assim, eu fiz desse jeito, comprei minha impressora em uma loja de informatica aqui e comprei os cartuchos e tintas com a Metalnox. Carreguei os cartuchos e coloquei no lugar dos cartuchos originais da impressora. Deu certo até agora. e acho que outros que trabalham com sublimação fazem assim também!

  98. Parabens pelo post excelente..
    Estou com problema na impressao, uso uma t25 com papel 120g oficio subliamatico e tinta sublimatica …so que o preto sai com falhas tipo pontos brancos na imagem e as vezes o preto fica meio azulado na caneca..pergunto se pode ser o papel?? em cores claras fica perfeito a imagem..so tenho problema com a imagem na cor preta..grato.

    • Obrigado Jorge.
      Pelo que você me falou, pode ser o papel, tenta usar os papéis transfer da Metalnox, e veja a diferença do resultado.!

  99. Ola saudações!

    Comprei uma maquina de sublimação de caneca e e camisa na metalnox mais ainda não consegui reproduzir com qualidade nenhum item
    1º as canecas saem totalmente amarelada as fotos, mesmo seguindo passo a passo para fazer a impressão, minha impressora é a Epson T25. estou usando o papel adequado que veio no kit.
    2º posso imprimir fotos não sendo co corel draw para camisas ?
    estou muito apreensiva com tudo isso.
    me ajude! Obrigada.

    • Talvez você precise diminuir a pressão da sua prensa, ja aconteceu isso comingo, mas entra em contato com o suporte deles que eles sempre resolvem esse tipo de problema, quando aconteceu comigo, liguei lá e eles ajudaram um monte!

  100. Olá gostaria de informações sobre sublimação em madeira o papel é o mesmo das camisetas aonde encontro madeira resinada? Estou nesse desafio me ajude.

    • A sublimação em madeira, eu já vi em um produto da metalnox (kit caipirinha), em outras madeiras eu nunca vi. eu sei que existe um transfer específico para superfícies rígidas como a madeira, só que tem que ser impresso em uma impressora a laser. Outro ponto que se tem que analisar é encontrar uma impressora laser que aceite um transfer diferenciado.

  101. Olá, parabéns pelo site!! Possuo uma impressora HP PhotoSmart C4480 Jato de Tinta, gostaria de saber se é possível utilizá-la para fazer a sublimação. 

    • Deixe essa impressora para imprimir documentos convencionais e impressoes das artes para mandar para os teus clientes aprovar as artes. e use uma impressora epson para a tinta de sublimação, não tem outra impressora melhor para isto.

  102. Olá Luiz,
    Comprei uma impressora Epson T25 com bulk, para trabalhar com sublimação, aqualidade da impressão é boa mas quando eu tento estampar as cores ficam muito fracas,sem vida.A tinta pigmentada pode ser usada em tecidos como algodão e poliester?
    Há, a minha máquina é compacta print.
    Por favor me ajude! Abraço.

    • eu sempre prezo pela qualidade dos equipamentos e dos insumos que eu compro, sempre comprei com a metalnox e nunca tive esse problema, talvez você ajustando a prensa com o tempo e temperatura correto, você consegue atingir bons resultados.

  103. Boa tarde Luiz,

    Estou trabalhando com trasfer e sublimação, estou com um problema na sublimação pois quando eu imprimo a imagem ela ja sai com a imagem fosca, tentamos presa mesmo assim na camiseta polieste mais continuou com a imagem fosca, por ela estar assim com a amagem fosta nao estou conseguindo nem estampar na caneca.
    Poderia me ajudar

    Obrigada   

    • olha, pelo que você me passou, o problema pode estar no transfer, verifique se o papel transfer que você está usando é adequado para sublimação, se não for, procure um fornecedor, caso for papel transfer para sublimação, verifique se está usando o lado correto, eu acho que é isso o problema.

  104. ola,to querendo abrir um negocio pra mim de personalizaçao de brindes,lembrancinhas canecas azulejos etc;mas não tenho conhecimento nenhum e não tenho ninguem pra me da uma dica
    .vc pode me ajudar me falando qual é a maquina q faz isso?o q é sublimaçao?pra q serve?por favor me ajude”!vc pode me mandar algumas dicas pro mwu negocio ser um sucesso 

    • Comece lendo os artigos aqui do blog… eles explicam bastante coisa, agora se você quer informações mais detalhadas, dicas de como abrir a empresa, etc. A Metalnox tem uma equipe de consultores comerciais que me ajudaram bastante quando eu estava começando a trabalhar… liga pra eles que você vai tirar muitas duvidas.

  105.  
    Olá,
    Sou nova no ramo e ainda tenho algumas dificuldades.
    Gostaria de saber quais produtos da sua gama, melhor se adequam a minha  necessidade.
    Vou contar a minha historia pra vocês,
    Tenho uma impressora Epson Stylus T25 com buk ink instalado e costumo imprimir com papel oficio A4.
    Só consigo estampar em camisetas brancas, e mesmo assim as cores ficam foscas e o preto desbota e fica marrom.
    Tentei comprar papel transfer, para as camisetas coloridas e das poucas cores que sairam na camiseta ficaram manchadas.
    Que tipo de papel é mais indicado para obter o melhor resultado, cores mais definidas para impressão?Existe algum papel especifico para camisetas coloridas ou pretas?
    Qual seria a melhor tinta ?
    Ou resolvo o meu problema só com um papel melhor?
    Pois, uso tita sublimatica, especial para buk ink.
    Fico no aguardo, Agradeço desde já!
    Obrigada, Thamine.

    • Olá Thamine,
      talvez o problema esta com os insumos que você usa, o papel tem que ser transfer para sublimação. e não o papel oficio A4. Observe também qual é o tempo e a temperatura que você está utilizando. Para camisetas escuras, você precisa usar o transfer de OBM.

  106. Boa Tarde,

    Estou pesquisando para comprar os equipamentos para iniciar na sublimação em geral e estou na duvida de qual impressora, gostei muito da impressão da Epson Stylus TX720wd ela é boa para sublimação ou você sugere outra?

  107. Ola amigos estou precisando muito da ajuda de todos vocês pois comprei a maquina para sublimar camisetas + impressora Epson + Bulk Ink + Papel Transfer Sublimatico + Tinta Sublimatica, o problema e que a maquina esquenta normal mostrando no termometro a temperatura mas quando abro a prensa a tinta não saiu do papel eu não entendo o que pode estar acontecendo por favor ajudem!

    • Talvez esteja ocorrendo algum problema com a temperatura da forma que ela não está esquentando, pode ser alguma falha de fabricação, o problema pode estar na resistência da forma, no controlador, etc, vários fatores podem influenciar na aparição do problema, entra em contato com o fornecedor dos equipamentos e eles te darão assitência técnica necessária, e se for possível, podem indicar uma assistência técnica para ajudar a solicionar esse problema, se a maquina estiver na garantia, melhor ainda.

  108. Olá Boa Noite,
    estava olhando na internet sobre estas estampas e fiquei muito interessada pois estou desempregada e acho que seria uma forma de conseguir dinheiro em casa, vc acha que eu conseguiria me sustentar? Tenho muitas duvidas, principalmente de tudo que precisaria para começar, se existe alguém que possa me dar um curso e me ensinar como tudo funciona… Me ajude por favor… Desde já agradeço a atenção.

    • A principio, o que eu tenho a dizer é que todo tipo de trabalho é rentável, basta ter um planejamento, prever o quanto precisará investir, prever quanto precisará vender para se manter, e por ai vai. Tendo isso em mãos, comprando os equipamentos e os insumos certos, é só vender e trabalhar… Entra em contato com a Metalnox, eles te dão uma ajuda bem legal para quem ta começando.

  109. Estou pensando em começar a trabalhar com sublimação de canecas. Gostaria de saber se podem me informar fornecedores de canecas brancas. Obrigado

  110. Luis parabéns , seu site é muito bom.
     Tenho muitas dúvidas, vc falou que os produtos precisam de uma resina especial, inclusive as camisetas? E se eu comprar essa resina , eu posso passar ?
     

    • Camisetas não precisa de resina, basta a composição do tecido ser de poliéster. É muito mais vantajoso você comprar o produto já pronto para sublimação, se você for querer passar resina, você terá muito mais trabalho e o custo final se você for calcular, acaba ficando maior. Ou seja, o que parece barato, acaba saindo caro.

    • Eu utilizo tanto um quanto outro… É interessante você saber como usar essas duas ferramentas, não que seja ne cessário fazer um curso, mas se você procurar por tutoriais de corel draw ou tutoriais de photoshop na internet, você vai aprender bastante. Muita coisa que eu sei desses dois programas, eu encontrei em tutoriais na internet.

  111. Ola pessoal,estou com uma duvida, comprei papel transfer para usalo só que ele fika meio grosso em volta da impressao na camisa, tem algum papel q a tinta pegue no tecido e fike bem malevel? Obrigado

    • Olha, newton, o correto a fazer é usar um tecido umidificado com álcool doméstico (etanol) e passar na forma quando estiver fria.
      Na parte inferior, você pode até tentar fazer o mesmo, mas não é garantido, pois como é silicone, ele pode absorver o álcool e quanto você for prensar, pode danificar a borracha. Neste caso, use papel kraft para proteger, sempre usei e nunca tive problema, aí quando começa a manchar o papel kraft, é só descartar e usar outro novo. Simples assim.
      Vi que você fez a mesma pergunta em outro post, mas já está respondido aqui.

      Grande abraço Newton!

  112. Olá!Estou começando com sublimação agora,tenho uma epson1110,e o cartucho ja veio cheio,gostaria de saber se essa tinta serve p fazer a sublimação?

  113. Boa noite Luiz, gostaria de saber se a sublimação pega em tecido com a composição: Elast.: 16% 
    Poliam.: 84%

    Att Vívian

  114. hummm muitos post

    trablalho com sublimação
    e no proprio tecido de algodao
    simplesmente faço otratamento
    e o trabalho saii perfeito 

  115. Olá! Gostei muito dos seus comentários e também estou precisando de ajuda. Quando faço a sublimação com tons escuros como preto a caneca fica manchada, parece que não passa toda tonalidade para caneca. Já perdi várias canecas e não sei o que fazer.

  116. Ola, eu tenho uma Epson sublimática 9700, estou com dificuldade de imprimir camiseta em dry fit em tons de cinza, eu tenho o desenho vetorizado no corel e se imprimir na plotter a sublimação fica em tons rosados, o que eu posso fazer também tentei com softrip wasatch adquirido junto com a impressoraque transforma o desenho em jpeg, assim mesmo saiu rosa

    • Pode ser problema de configuração de cores, precisará verificar com seu fornecedor da impressora, das tintas e do papel ajudar você a configurar corretamente essas informações.

  117. Caro Luiz Ivan.
    Estou em negociação para compra de uma prensa na Metalnox, mas não estou me sentindo totalmente segura em relação ao produto. Estou precisando começar um novo negócio pois fiquei viúva e com 3 filhos. Entrei em contato com a metalnox e estou vendo uma
    Magic Machine, mas não estou certa que essa será um bom começo. Quanto a impressora me falaram que da Epson L 200 seria uma boa opção. Seria seguro o que estou fazendo? Me ajude, pois não entendo muito ainda de sublimação, mais quero muito e preciso tabalhar em casa. Eu posso estampar qualquer tipo de tecido?E as tintas? Se você puder me responder logo, pois estou querendo fechar logo essa compra. Um grande abraço e obrigada

    • Olá Eloni.

      Tenha certeza de que este negócio é certo para você. Eu recomendo a Metalnox sim, e esse kit que você está comprando é perfeito para o seu perfil, que está começando agora, e está fazendo isso em casa. Sobre a impressora, você pode comprara Epson T33 com a Metalnox mesmo. A vantagem da Metalnox é que ela fornece a solução completa para você. Tudo que você precisar para fazer os foto produtos, você vai encontrar lá, tudo mesmo, desde a prensa, os insumos, tintas, e conte com o suporte técnico deles que é excelente.
      VOu dar algumas dicas a mais para você Eloni.
      1- Procure uma ajuda para o SEBRAE da sua região, eles desenvolvem vários projetos de auxílio e fomentação do empreendedorismo, eles vão te dar um suporte excelente em relação à abertura de novos negócios.
      2- Procure um corso de Corel Draw e de Photoshop que isso vai te ajudar bastante no teu trabalho, procure na internet mesmo dicas e tutoriais de como mecher nas ferramentas. Você comentou que tem 3 filhos, se eles tem mais de 15 anos, eu aconselho você motivá-los a te ajudar nessa empreitada, faça com que eles aprendam junto com você tudo que você precisará para fazer aumentar a sua renda, e claro, não tire em hipótese alguma ninguém da escola para trabalhar, mantenha todos na escola, seja qual for a situação.

      Agora o que eu tenho a te dizer é sucesso nessa sua empreitada, que isso ajude a você mudar a sua vida!

  118. Quero fazer sublimação em canecas. Quero que me diga tudo que preciso, entre prensas canecas etc. Mas preciso que me diga absolutamente tudo bjs. Parabéns!!!!!!!

  119. Bom dia,

    Quero iniciar um trabalho com sublimação em blusas, gostaria de saber qual o tipo de papel indicado, pois uma vez fiz um teste em uma gráfica com transfer e nas partes que não havia desenho ficou uma marca transparente, formando um retangular na blusa. Na sublimação não ocorre este problema ou tem um tipo de papel correto?

    Obrigada 

    • Pelo que você me descreveu, a “marca transparente” é a marcação da diferença de altura onde o papel transfer está, se for isto, não há problemas, isso sai prensando a camiseta novamente sem o transfer…

  120. Bom dia Luiz, eu trabalho com sublimação há um tempo e aliás também compro com a metalnox. Só que surgiu um problema ao fazer as canecas na máquina PCM 100, as canecas estão saindo com uma cor muito clara, e isso não aparenta só quando imprimo, e sim quando passo pra caneca. Será que vc pode me ajudar? devo deixar a uma maior temperatura?
    Obrigada!

    Ana Júlia 

    • Você pode chegar a ter certa fidelidade de cor, mas vai ser na base da tentativa e erro, pois, não existe padrão de cor para ser usado. A não ser que você trabalhe com plotters, aí o fornecedor da ploter sempre indica um perfil de cor adequado para sua impressora e seus insumos.

  121. Luiz, eu tenho uma impressora epson Stylus T24, gostaria de saber se posso imprimir o transfer com essa impressora e prensar em camisetas 100% algodão ou poliéster escura.

  122. Olá! gostei muito do site e tem me ajudado muito.
     Gostaria de saber que tipo de tinta eu uso para camiseta 100% algodão: sublimatica ou pigmentada?

    • Olá Bruna.

      Obrigado por visitar o Portal da Sublimação, fico muito feliz em poder ajudar as pessoas, este é o objetivo do blog.

      Para estampar camisetas de algodão pelo processo da sublimação, você usa a tinta sublimática, só não esqueça de aplicar com transfer OBM

      Espero tê-la ajudado. Volte sempre que quiser.

  123. Bom dia , gostaria de tirar uma dúvida. Qual papel devo usar para fazer sublimação sem ficar emborrachado? Pois todos que usei até agora fica toda a folha emborrachada na camiseta. E para tecidos escuros qual ? Obrigada

    • Olá Eduarda.

      Obrigado por visitar o Portal da Sublimação, espero que tenha gostado. E que volte sempre.

      Para tecidos escuros é isso mesmo, vai ficar com este aspecto “emborrachado”, para não ficar assim, você terá de aplicar as estampas em camisetas de poliéster em cores bem claras, preferencialmente brancas. Isto ocorre por que, de forma bem resumida e a grosso modo, cores escuras (ou preto) absorvem parte as outras cores distorcendo-as. Para que isso não ocorra você tem de aplicar a estampa com transfer OBM, que dará um fundo branco para que todas as cores apareçam corretamente, e é este transfer OBM que dá este aspecto emborrachado.

      Espero tê-la ajudado.

    • Olá, Edevanio.

      Obrigado por visitar nosso blog, espero que goste.

      A estampa em camiseta de poliéster preta ocorre do mesmo jeito que na camiseta de algodão, você terá de usar o transfer OBM que nada mais é que um tecido em poliéster que é dublado (colado) no tecido de algodão. A tinta e o papel continuam sendo os tradicionais para sublimação.

      Aqui tem um vídeo que mostra como estampar camisetas de cor com transfer OBM

      Espero tê-lo ajudado.

  124. Por favor, me digam se preciso de algum tipo em especial de impressora (e qual seria o modelo) para tranfer pq não consegui achar esta imformação no site.

    • Olá, Lila.

      A impressora tem de ser própria para sublimação, bem como o cartucho,as tintas e o papel, recomendamos dois modelos de impressoras, dependendo do tamanho das estampas que você pretende fazer. A impressora Epson T1110 caso você queira fazer estampas em tamanhos até A3 e a Epson T33 caso você queira fazer estampas somente até tamanho A4. Ambas são fornecidas pela Metalnox, inclusive os cartuchos.

  125. Bom dia,

    Pretendo adquirir uma impressora e uma prensa térmica para trabalhar com sublimação. Minha idéia é abrir uma pequena loja e vender produtos sublimados. Porém lendo alguns fóruns a respeito do assunto pra não dar tiro no escuro, alguém postou que sublimação só pode ser feita em cores bem claras e eu pretendo trabalhar com camisetas escuras de todos tons (marrom, azul marinho, verde escuro, inclusive preto). Estou procurando o equipamento errado então? pretendo adquirir o KIt a3 profissional da Metalnox mas fiquei com a pulga atrás da orelha pois o valor a ser investido (térmica + impressora) custa cerca de 10.000 reais e se não sublima camisetas escuras pra mim não serve. Agradeço se puder me ajudar.

    • Olá, Charlington, sua pergunta foi muito pertinente.

      Na verdade, a sublimação pode sim sr feitas em camisetas de outras cores, inclusive a Metalnox tem um modelo de camiseta preta para ser estampada com sublimação.

      Só que neste caso, o processo é um pouco diferente, você vai utilizar o transfer OBM que nada mais é que um tecido em poliéster que é dublado (colado) no tecido de algodão. A tinta e o papel continuam sendo os tradicionais para sublimação.

  126. Olá querido!
    Adorei esse seu cantinho da ajuda!!
    Bom, gostaria que vc me tirasse uma duvida, se possivel.
    Pra cada caneca tem um tempo e temperatura certa?
    qual seria para a branca e para a magica??
    e qual programa ideal para fazer as montegens…??
    mais uma pergunta, qual seria a medida certa ou ideal para estampar a caneca trad.?
    Fico no aguardo!
    Obg desde ja!

    • Olá, Greyce.

      Tudo bem?

      Obrigado por nos dar o prazer da sua visita neste humilde blog. Fico feliz que você tenha gostado. Fique à vontade para voltar aqui quando quiser.

      Respondendo às suas perguntas:
      O tempo e temperatura de cada foto produto você tem de obter com o seu fornecedor, normalmente o tempo é de 40S a 180º ou 200º (depende do fornecedor e da prensa).
      O software melhor, é aquele que você tem maior facilidade de trabalhar.
      As medidas recomendadas ficam em torno de 19,5 X 8,5 mais ou menos. No site da Metalnox, tem uma seção de gabaritos para os foto produtos, que você pode baixar gratuitamente.
      Mas atenção: Não há garantia que os gabaritos deles sirvam para foto produtos de outros fornecedores.

      Espero tê-la ajudado.

  127. .ola por favor ,quanto preciso investir (prença impressora oque mais?)para fazer transfer camisetas escuras e sublimaçao camisetas e outros produtos .

    • Olá, Marcos.

      Obrigado por visitar e comentar no nosso blog.

      De forma resumida, você precisará de um computador uma impressora (com tinta e cartuchos especiais), uma prensa térmica e os foto produtos.

      A Metalnox tem um hotsite que pode te ajudar nisso, lá você pode solicitar atendimento via chat, além de solicitar orçamento sem compromisso dos kits 1º Negócio

      Espero tê-lo ajudado.

    • Olá, Carlos.

      Pode, sim. Desde que a primeira estampa não fique na área da forma durante a segunda sublimação. Do contrário a primeira estampa irá ressublimar.

      Espero ter ajudado.

    • Olá, Carlos.

      O transfer, uma vez utilizado, não serve mais para a sublimação.
      O que você pode fazer, dependendo do caso, da arte, é imprimir em uma parte do papel, recortar, e imprimir depois na outra parte que sobrou.
      Por exemplo, em uma folha de papel A4, você pode imprimir duas artes A5, mas você só vai precisar de uma. Neste caso você imprime, recorta e guarda a parte que ficou em branco para outra vez.

  128. Olá Luís,
    Entrei para o ramo da sublimação,só que estou encontrando algumas dificuldades no caminho. Não consigo obter resultados nas impressões. Espelho as imagens,o desenho sai. Mas quando coloco na prensa. O desenho não passa para a camisa. Uso a temperatura de 200 graus , e 30 segundos. Não sei mais onde recorrer.. Me ajude!

    • Olá Sabrina. Primeiramente você deve identificar se a tinta que está sendo utilizada na impressora, é tinta sublimática ou pigmentada. A tinta pigmentada, é a comum que acompanha a impressora. A tinta sublimática é especial para a sublimação e deve ser adquirida com um fornecedor de foto produtos. Outro item que deve-se analisar é se o papel que está utilizando é um papel sublimático ou não. É a mesma situação da tinta. O papel é tratado para recebê-la e reagir da melhor maneira no momento da sublimação.

      Espero que tenha ajudado.
      Fique a vontade pra deixar seus comentários dúvidas sempre que quiser.

      Forte abraço e bons negócios.

  129. Olá amigo, trabalho com sublimação de chinelos com resina e após iniciar minha produção alguns clientes me informaram que as cores escuras estão manchando. Alguma idéia sobre este problema?

    • Olá Max Rodrigo. A sublimação em chinelos é uma coisa que deve-se tomar alguns cuidados por se tratar de uma superfície delicada. Como a sublimação é em borracha, ela naturalmente vai “espalhar” depois de um tempo. Talvez seja isso que seus clientes comentam. Outra coisa que deve-se prestar atenção também, é o fato do chinelo sofrer atrito natural pois estará sempre em contato com os pés. Desta forma, é bom salientar que esse tipo de foto produto é ideal pra recordação e a sua personalização não é permanente como a caneca de cerâmica por exemplo e o uso diário poderá sim deteriorar sua superfície rapidamente.

      Acredito ter ajudado.
      Forte abraço!

  130. Olá!!
    Parabéns pela iniciativa.
    Estou iniciando o trabalho com sublimação e estou com uma pequena dúvida e espero que vocês possam me ajudar.
    Como saber o tamanho/medida da imagem a ser colocada na camisa? Há uma regra de medida para P, M e G?Por exemplo: se vou estampar uma camisa tam. G qual seria o tamanho/medida ideal da imagem para estampar?
    Obrigada

    • Olá Domênica. Na verdade não existe uma regra para as camisetas. Você pode explorar toda a área do peito ou costas para fazer a sublimação. Geralmente, usa-se, o tamanho A4 e A3 pois são padrões das impressoras mas se quiser e conseguir, pode cobrir a área total da peça Basta tirar as medidas e passar pra arte.

      Espero ter ajudado.

      Forte abraço.

  131. Pretendo adquirir equipamento para sublimar almofadas 45×45.
    Mas quero preencher toda a face da almofada com as minhas imagens. Não quero que fique aquela bordinha branca, se é que me entende.
    Existe impressora e prensa para isso? Posso sublimar direto na almofada ou só depois de sublimar é que tenho de costurar a almofada?

    Agradeço desde ja

    • Sergio. Você tem duas formas de fazer isso. Pode fazer com a capa aberta, sem costurar e também pode fazer com as capas já costuradas no tamanho de 45x45cm como disse. Dependendo da sua estrutura, o melhor é fazer aberto mesmo. Se não tem como, e terá que fazer com a capa á costurada você pode fazer a impressão em uma impressora plotter e utilizar uma prensa compativel com o tamanho que deseja. Pra isso, consulte os fornecedores de equipamentos até encontrar o que mais lhe atende.

  132. Prezados, boa tarde.

    Estou interessado em iniciar estamparia em canecas. A minha dúvida é:
    Faço uma arte que será estampada em 200 canecas. Agora, eu tenho que imprimir essa arte 200 vezes ou uma impressão de um transfer pode ser “reestampada” nas demais canecas?

    Desde já agradeço.

    • Olá Frederico. Que bom que está iniciando nesse modelo de negócios. Tenha a certeza que não irá se arrepender.
      Com relação a sua pergunta, cada transfer servirá para apenas uma caneca. Ou seja, se você vai estampar 200 canecas, terá que imprimir 200 artes. Uma dica: em uma folha A4 você consegue encaixar até três artes para melhor aproveitamento. Ok?

      Forte abraço e bons negócios.

      • Muito obrigado pela rápida resposta Alexandre!
        Acessei o site da Metalnox e no chat eles me indicaram a impressora Epson L210.
        Quanto aos cartuchos, fiquei em dúvida: a gente compra um refil e a gente mesmo recarrega os cartuchos? Vi pela foto que a impressora parece ter um compartimento separado para os cartuchos, é isso mesmo?

        Desde já agradeço.

        • Olá Frederico. Ficamos felizes pela sua satisfação em relação ao nosso serviço. Sobre a questao da impressora Epson L210, ela possui um compartimento conhecido no mercado como bulk-ink que aumenta a capacidade de armazenamento de tinta e facilita seu trabalho. Você mesmo pode fazer a recarga deles, utilizando a tinta correta (sublimática) comprada diretamente do fornecedor de foto produtos.

          Forte abraço!

          • Ok Alexandre. Analisando as propostas, a melhor que recebi foi da Metalnox. Uma prensa PCM 100 + 72 canecas e uma impressora MULTI BROTHER DCPJ 140W que já acompanha um kit de cartuchos, 100 folhas transfer A4 e 50ml de cada tinta sublimática (CMYK).
            Esses equipamentos são bons? A oferta está muito boa e tentadora,
            Desde já agradeço.

    • Muito bem Frederico. Mantenha-nos informados. Inclusive depois que estiver com seus equipamentos, podemos trocar algumas idéias pra esclarecer possíveis dúvidas suas em relação a utilização ou “macetes” pra se chegar no melhor resultado. A idéia do blog é essa, passar um pouco da nossa experiência pra quem está começando ou já está no ramo e também tem muito a ensinar. Forte abraço e sucesso nos negócios!

      • Boa tarde Alexandre e demais usuários!
        Meus equipamentos chegaram, achei tudo bem simples de ser utilizado. Vi alguns tutoriais em vídeo e peguei o jeito rápido. Uma dúvida que surgiu foi:
        Alguns tutoriais utilizaram 120seg para sublimar as canecas, outros 150s e teve um que sublimou com 40s. Existe temperatura e tempo ideais?
        Ao sublimar as primeiras canecas elas mancharam, algo como se a tinta evaporasse e manchasse as partes brancas da caneca, vi que não se pode retirar o papel até que a caneca tenha sido resfriada, seja por temperatura ambiente ou por ajuda de algum equipamento (secador, ventilador, climatizador, etc). Isso procede?
        Desde já agradeço!

        • Olá Frederico. Bacana saber que você já está com os equipamentos e está fazendo testes pra se familiarizar com esse mundo. Vamos lá. Sobre os tempos serem diferentes, se dá ao fato de existir uma infinidade de prensas térmicas no mercado. E muitas delas são chinesas. Cada uma tem a sua particularidade. Algumas esquentam mais rápido, outras demoram um pouco mais pra esquentar. E algumas possuem um sistema que possibilita que a temperatura programada seja detectada e a partir daí o tempo de personalização “começa a correr”. De qualquer forma, oriento a você verificar no manual da máquina qual o tempo e temperatura recomendados para o trabalho ou entrar em contato diretamente com o fabricante.

          Sobre o fato das manchas, isso deve ser justamente pelo que você está fazendo. Não se deve deixar o papel na superfície sublimada até esfriar. Isso está errado. Logo após o processo de sublimação, deve-se retirar o papel da caneca e deixá-la esfriando. O papel, você tira imediatamente e joga fora. O que houve no seu caso, é o que chamamos de resublimação.

          Acho que no mais era isso Frederico. Espero ter ajudado.
          Fique a vontade pra deixar seus comentários e dúvidas aqui no portal.

          Grande abraço e sucesso!

          • Ok Alexandre, valeu pelos toques. Olhei no manual, recomenda-se trabalhar a 200º e com tempo em 30 segundos. Eu já tinha visto essas configurações no manual, mas diante de tantos tutoriais, cada um setado em um tempo diferente, fiquei na dúvida.
            Agora, por que acontece a ressublimação? O engraçado é que a ressublimação ocorreu justamente nas canecas em que eu retirei o papel e deixei esfriando, em temperatura ambiente. As outras eu coloquei-as em frente a um climatizador para resfriar mais rápido e estas não sofreram ressublimação.

            Para conferir um pouco do que já fiz, coloquei um site no ar http://www.canecas.zanitti.com.br, dêem uma conferida lá! No mais só tenho a agradecer a ajuda de vocês, muito bacana o que vocês fazem!

          • Frederico. Você está fazendo o pré aquecimento do papel e da caneca antes de realizar o processo de sublimação? O que pode acontecer é que a umidade contida nesses itens pode influenciar no resultado final. O ideal é que mantenha o papel sempre acondicionado em estufa e realize o pré aquecimento da caneca na própria máquina antes de prensar. Basta colocar na prensa por alguns segundos (aprox 5 seg).

            Uma dica bem legal: costumo manter as minhas canecas (conforme a demanda) dentro das estufas junto dos papéis. Assim, economizamos espaço, energia e ganhamos em produção e qualidade.

            O que pode acontecer ainda é que talvez você esteja “imprimindo e logo em seguida estampando” sem que a tinta seque. Se for isso, uma dica importante é você cortar as artes no tamanho certo para personalização e secar a tinta na prensa mesmo. Isso evita que borre ou espalhe a tinta enquanto ajusta o papel na caneca.

            Gostei das suas canecas. Bem legais.

            Forte abraço.

  133. Boa noite , estou iniciando um trabalho com sublimação, tenho todo o material mas falta o conhecimento, e agradeço por existir gente como vocês que nos ensinam!!!
    Tenho uma montagem de fotos no celular que fiz pelo aplicativo Cymera.
    Gostei muito dela e queria sublimar e dar de presente , o arquivo está em jpg, eu posso imprimir direto no transfer e sublimar numa fronha de poliéster,ou tenho que puxar a montagem no corel ou outro programa e alterar para cmyk ou mesmo rgb???
    Obrigado

  134. Tenho muitos clientes de camisas de futebol, mas estou tendo dificuldade com meus fornecedores para personalizar nome e número nas camisas. Qual prensa é melhor pro esse tipo de trabalho e onde encontro letras e números para esse tipo de personalização????

    • Olá Isac. A prensa ideal será aquela que você se adaptar e atender a sua necessidade. Alguns detalhes são importantes na hora de escolher a prensa como, o área útil, acabamento da fôrma (ideal é com teflon), garantia, assistência técnica e facilidade de operação. Muitas prensas que estão no mercado são chinesas e acabam te deixando literalmente na mão quando precisa de assistência técnica pois, sempre faltam peças. Aí seu investimento vai por água abaixo.

      Recomendo buscar fabricantes nacionais. Um bom exemplo é a Metalnox Máquinas que possui excelentes equipamentos e assistência técnica à disposição. Como são fabricantes, possuem todas as peças necessárias caso seu equipamento dê qualquer defeito ou precise de alguma adaptação.

      Sobre os nomes e números, você pode comprá-los prontos no mercado. Algumas empresas vendem prontos e basta você buscar o fornecedor mais próximo na sua cidade. Se preferir pode comprar o material e uma impressora de recorte. Um fornecedor de filmes adesivos bem conhecido é a CromoTransfer.

      Isac, espero ter ajudado.

  135. Alexandre, mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Bem, vamos aos pontos, o pré-aquecimento da caneca eu costumo fazer sim, agora o problema então, pelo que indicou, pode estar no papel. Eu não possuo uma estufa e deixo o papel dentro da embalagem de plástico original dentro de um armário. Quanto a “imprimir e já estampar”, bem eu não faço isso, mas creio que o tempo de secagem da tinta em temperatura ambiente não foi o suficiente em alguns casos, pois notei que quando eu ia ajustar o papel na caneca ela, às vezes, apresentava um sujinho de tinta. Você sugeriu secar a tinta na prensa, ou seja, é para colocar o papel já cortado no vão onde se prensa as canecas? Se sim, por quanto tempo? Bom, por enquanto é isso! Mais uma vez ressalto a importância do portal de vocês, principalmente para os iniciantes, muito bom mesmo!
    O meu site está em constante atualização, já tem mais trabalhos expostos lá!
    Obrigado e abraços Alexandre.

    • Frederico, agradecemos por sua ativa participação e ressaltamos mais uma vez que a intenção do blog é justamente essa, trocar experiências com quem está iniciando no mundo da sublimação e também com quem já está nesse mundo e mesmo assim tem duvidas ou dicas pra oferecer. Essa questão de você colocar o papel na caneca e “sujar” com a tinta ainda úmida, pode sim ser o motivo de suas artes ficarem borradas ao final da prensagem. Se for pensar em produção é inevitável que você tenha que imprimir e em seguida estampar, sem perder muito tempo. Entao, sim você deve “colocar o papel já cortado no vão onde se prensa as canecas” pra que o excesso da tinta seque e não manche a peça. Não é muito tempo, cerca de 3 segundo basta. Deixe secar uniformemente, movendo o papel pra que toda a área seja aquecida.

      Forte abraço e sucesso.

      • Alexandre, bom dia!
        Obrigado pelas dicas. Adquiri um desumidificador de papel e agora a umidade não será mais um problema. E o bom é que aproveito para deixar o papel impresso secando lá também, assim a tinta seca uniformemente. As manchas agora não são problemas mais. Muito boa a dica!
        Agora pra ficar tudo perfeito só falta o acerto das cores. Vejo que algumas cores não são fidedignas entre tela e impressão. Sei que isso se dá por conta das nuances entre CMYK e RGB. Existe alguma forma da impressão ficar o mais próximo possível do que se vê em tela?
        Desde já agradeço.

        • Olá Frederico. Que bom que as dicas deram certo. Muito bacana esses desumidificadores ou estufas para papel não é? Assim você faz exatamente da maneira que comentou, remove a umidade do papel antes da impressão (o melhora e muito o resultado final) e também seca o papel já impresso. Pode ainda colocar as canecas lá dentro pra esquentar e remover a umidade também.

          Com relação às cores, esse é um detalhe um pouco mais complicado. O que você disse está muito correto. Existem diferenças entre a cor da tela e o resultado que sai impresso. O que eu faria é o seguinte. Tentaria inicialmente calibrar o monitor, deixando-o o mais “acertado” o possível. Em cima disso poderemos ter um resultado mais proximo do desejado.

          Sobre a forma de explorar as cores, eu sugiro sempre criar artes em RGB e assim fazer as impressões. Como a impressora possui cartuchos CMYK, obviamente ela converterá as cores para esse formato no momento da impressão. Quando você possui um arquivo em CMYK, na tela o visualiza em RGB. Aí quando imprime acaba perdendo a exatidão da cor. Com isso, entende-se que é muito melhor termos um arquivo em RGB e a impressora converter automaticamente para o CMYK quandi fizer a impressão, que sermos tapeados pelo que vemos na tela.

          Depois disso tudo, temos que analisar ainda a superfície que será estampada. Certamente há variações entre cerâmica, têxtil, polímeros, e por aí vai.

          Não sei se consegui ser muito claro nessa explicação. É meio complicado mesmo, eu sei, principalmente a parte em que falo sobre os modos de impressão.
          Qualquer dúvida, estamos aí. Forte abraço.

  136. Boa tarde, comprei uma EPSON L355 e uma maquina de estampar!! Estou usando impressão em papel transfer porém quando vou estampar chinelos de borracha COMUM, ele gruda ou não estampa! Ja testei varias temperaturas e não consegui!! A unica coisa que deu certo foi estampar camisetas!!
    Já tentei passar resina no chinelo e estampar com folha comum e folha trasfer!!

    O que devo fazer???

  137. Alexandre, realmente muito obrigado pelas dicas. A respeito das cores, tenho que me aprofundar mais no assunto, mas valeu demais as dicas e explicações.

    Por acaso alguém poderia me indicar algum fornecedor de canecas em Belo Horizonte.

    Desde já agradeço.

    • Olá Frederico. Espero que nossas dicas estejam dando resultado pra você, a intenção é essa. Sobre algum fornecedor de canecas em BH não tenho nenhum contato pra lhe passar mas, existem fornecedores já bem conhecidos que atendem a todo o Brasil. Quem sabe você possa verificar com o seu fornecedor atual de equipamentos e canecas. Talvez seja o melhor a fazer.

      • Alexandre, bom dia!
        Com certeza esse portal foi um achado! As dias estão sendo extremamente úteis e válidas! Só tenho a agradecer. Quanto ao fornecedor, hoje estou comprando tudo com a Metalnox, o preço é ótimo, o problema é só o prazo de entrega!
        Mais uma vez, muito obrigado!

        • Olá Frederico. A nossa intenção é justamente passar nossa experiência em sublimação e negócios pra quem está começando nesse ramo. Que bom que você está tirando bastante proveito dessa ferramente. Continue por aqui. A Metalnox é uma ótima fornecedora. Possui produtos com excelente qualidade e uma variedade muito grande de itens em sua linha. Sobre o prazo de entrega, sugiro que converse melhor com seu vendedor e veja se não existe nenhuma alternativa pra diminuir o tráfego do seu produto. Se não houver, quem sabe você não possa trabalhar com programação? Atingir no início, datas comemorativas e festivas. Assim trabalha com um calendario fechado o ano todo e consegue se programar com suas compras e até “ganhar” no frete. Veja lá o que acontece e nos atualize aqui.

          • Boa tarde Alexandre!
            Bom, conversei com a vendedora com a qual sempre trato meus pedidos e realmente não há muito o que se fazer quanto ao prazo de entrega. Segundo ela, varia de 7 a 9 dias úteis a contar após a confirmação do pagamento. Creio que a melhor forma será mesmo uma programação mais definida da minha parte.
            O fato é que o negócio deu mais certo do que eu esperava, meu primeiro lote já se esgotou e estou super satisfeito! Obrigado pela paciência e apoio. Sempre estarei por aqui, se puder ajudar alguém de alguma forma, assim o farei.

          • Acredito que o melhor a fazer é isso mesmo Frederico. Programar-se com as compras pra se sair muito bem nas vendas. Uma dica, o Dia dos Pais está aí. Temos menos de um mês pra data e essa, costuma ser um das melhores datas do ano pra explorarmos com a venda de itens personalizados.

  138. Olá, gostaria de saber se é normal desbotar a estampa do chinelo resinado, mesmo sem uso, após um tempo (1 mes mais ou menos). E se existe algum produto pós estampa. Aguardo.

  139. É pessoal, estou travando uma luta ferrenha para sublimar fotos nas canecas. Por mais que eu mexa nos ajustes de brilho e contraste as fotos ainda saem bastante escuras, não sei mais o que fazer. Se eu mexo muito no brilho a as partes brancas da foto “estouram” e fica com um aspecto não muito legal. Alguém tem alguma dica que possa me ajudar?
    Desde já agradeço.

  140. Boa tarde,
    Não sei se você poderá me ajudar já não sei mais o que fazer, comecei agora no ramo de sublimação e estou tendo um problema com a minha prensa térmica, o que esta acontecendo: eu imprimo uma imagem ligo a prensa espero ela atingir a temperatura ideal e quando fecho ela transfere a imagem para o tecido ( poliéster) e também para parte superior da prensa ai quando vou sublimar de novo ela mancha o tecido com a imagem anterior que eu tinha sublimado tentei de tudo colocar duas folhas A4 manta térmica e nada você teria alguma dica para parar de transferir e manchar a parte superior da minha prensa? Agradeço desde já

  141. Prezado Moderador,
    por motivo de viagem urgente, Vendo Kit Prensa sublimatica 40×50 + impressora A3 com bulk, refil de tintas e papel com menos de 7 meses de uso…urgente… R$ 5.000,00 – Rio de Janeiro … poderia me ajudar a divulgar?
    os equipamentos estão na garantia e super novos.
    Preciso resolver isso até a semana que vem.
    Se precisar, pode divulgar o meu email. carlospontescda@gmail.com
    Desde já agradeço a força;

  142. Boa noite.
    Estamos começando um novo negócio. Vimos as prensas da metalnox na feira de serigrafia em SP e decidimos investir um pouco mais para ter um equipamento de qualidade, com garantia e suporte. Porém, gostaria de tirar algumas duvidas para poder escolher a melhor opção:
    - Qual a melhor opção de prensa (tamanho) para iniciar um negócio? é melhor investir direto em uma A3? Os kits profissionais da metalnox incluem algo além das prensas?
    - Qual a impressora mais indicada? Vi aqui no blog que existem opções de impressão com tinta sublimatica e tinta pigmentada, para tecidos de poliéster ou algodão. A pigmentada é a mesma tinta usada em impressoras comuns?
    - Existe a opção de papel para transfer para impressão em laser? Posso imprimir em uma laser colorida comum ou é preciso um tipo especial de toner? Tenho uma HP Laser Color CP1025.
    Agradeço antecipadamente pela atenção e parabéns pelo blog.

    • Olá Alexandre, meu xará. Muito legal saber que está entrando no mundo da sublimação. Você vai gostar muito.
      Vamos aos seus questionamentos.

      Primeiramente, você comentou que está pensando em adquirir equipamentos da Metalnox. Muito bom afinal é uma empresa brasileira que desenvolve e fabrica seus equipamentos aqui no Brasil. A fábrica fica em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. eu já tive a oportunidade de conhecer o parque fabril da empresa e realmente tudo está lá, sendo projetado e montado aos olhos de todos.

      Bom, sobre o tamanho da sua prensa, quem saberá qual o melhor é você mesmo. O que tem que levar em consideração é a área de abrangência de uma prensa A4 e uma A3. Se você quiser comprá-la pra fazer chinelos, uma prensa A4 está de ótimo tamanho. Agora, se comprar pra fazer camisas pode pensar em investir em uma prensa A3 pois assim terá maiores possibilidades na criação e desenvolvimento de suas artes.

      Os kits que citou, possuem uma infinidade de itens além da prensa. O ideal é verificar com o fornecedor quais os itens e quantidades que compõe cada kit. Sobre impressora, eu particularmente gosto bastante da T1110. Ela é uma impressora que faz impressões A4 e também A3 e o custo benefício dela é excelente. Existem hoje transfers para tintas pigmentadas que são bem bacanas. A Metalnox que você citou, oferece esses itens também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

quatro × dois =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>