Como personalizar canecas – I

Vejo que bastante gente vir aqui no Portal procurando saber o básico da sublimação, isso me deixa contente, pois vejo que desta forma o objetivo do blog é alcançado: explicar de forma facilitada e tirar as dúvidas de todos que trabalham e ou querem trabalhar com produtos ou sublimação.

No post de hoje vou explicar como se faz uma caneca personalizada através da sublimação. Sim, é muito simples fazer, basta ter uma prensa térmica, um computador, uma impressora adaptada para sublimação, e claro, muita criatividade.

Primeiro vamos à criação e impressão: vamos trabalhar com o programa Corel Draw pois é um programa de fácil utilização e também por que você vai encontrar os gabaritos para caneca no site da Metalnox, tudo em Corel. Basta entrar no site da Metalnox neste link aqui: gabarito das canecas e baixe os gabaritos que estão disponíveis no site.

Ao abrir o arquivo veja que terá dois retângulos – o maior é o tamanho da caneca e o vermelho, menor, é o tamanho recomendado para a arte. Os outros elementos são apenas de instrução, dê uma lida nas indicações para facilitar o seu trabalho.

Abrir o gabarito

 Feito isso, vamos importar a imagem ou a arte a ser sublimada. Então Clique em Arquivo-Importar ou File-Import e procure a imagem ou o a arte desejada, logo clique e arraste para definir a dimensão da imagem.

importar imagem

Com a imagem importada, vamos colocar ela no gabarito usando a opção/efeito PowerClip do Corel. Clique em Efeitos -> PowerClip -> Colocar em recipiente ou Efects -> PowerClip -> Place inside container… Feito isso, irá aparecer uma seta preta na qual você vai clicar dentro do gabarito menor, assim a imagem irá entrar no gabarito. Para editá-lo, clique com o botão direito em cima da imagem e selecione a opção Editar Conteúdo ou Edit Contains, para finalizar clique em Concluir edição deste Nível ou Finish Edit Object.

selecionar powerclip

Concluído isso, clique em Arquivo -> Imprimir ou File -> Print para imprimir o seu arquivo. Selecione a impressora Epson, clique em Configuração para editar as preferências, na aba Geral selecione a opção de qualidade de impressão em Foto e na aba Layout de Página selecione em mais opções Espelhar imagem. Feito, clique em OK e depois Imprimir.

configurar impressão

A sua impressão pode levar alguns minutos. Certifique-se sempre se a sua impressora está em boas condições de uso, verifique cartuchos e faça testes de impressão para verificar cores, limpezas dos cartuchos e outros cuidados que o fabricante indica.

impressão

No próximo post explicarei  como aplicar o transfer e sublimar a caneca, Aguardem.

Por enquanto vou convidar você, caro leitor a utilizar o formulário abaixo para comentar este post e me enviar suas dúvidas.

Votos de sucesso e até a próxima semana, com a segunda parte deste post.

67 comentários em “Como personalizar canecas – I

    • Olá Valderes

      Quando você baixa as artes para foto produto que tem no site da metalnox, você não precisa inserí-las no gabarito, pois elas já estão no tamanho certo, mas se ainda resta alguma duvida se o tamanho está certo, não há nenhum problema de usá-las nos gabaritos para dar aquela conferida.

      Obrigado Valderes!

  1. Pingback: Tweets that mention Como personalizar canecas – I -- Topsy.com

  2. Olá bom dia,
     
    Estamos com algumas dúvidas. Temos a máquina de prensa, mais algumas vezes ao prensar caneca mágica, ficou com a marca branca no local q colocamos a fita crepe, e também com a imagem um pouco borrada na parte de baixo , prensamos da maneira correta, o que terá acontecido.
    Gostaria de uma orientação, por favor,
     
    Obrigada

    • Uma boa pergunta GIlza…

      Quanto a fita crepe, você não precisa usar muita fita nao… outra vez ouvi falar que dá para usar aquelas etiquetinas de aplicar preço é ótimo para não ficar marcada a caneca, não cheguei usar ainda, mas vai a dica para você… quanto ao ficar um pouco borrado, temos que analisar dois fatores… um é a pressão utilizada que pode estar meio fraca, aí acontece isso… outro ponto é o tempo de uso da resistência, pois ela tem uma vida útil e conforme o numero de aplicações que você faz ela vai começar a borrar no canto, talvez esteja na hora de substituir a resistencia dela…

      Obrigado por acessar o portal!!!!!

    • Boa noite. Ganhei uma impressora epson xp-204 para trabalhar com sublimação de canecas,mas não consigo imprimir. Acusa falta de tinta sendo que os cartuchos estão cheios. Gostaria de saber também onde poderia fazer um curso de sublimação em Belo Horizonte. Obrigada

      • Bernadete. O que está havendo é que não estão sendo reconhecidos. Essa parte é bem chatinha e incômoda mesmo.
        Recomendo retirar e recolocar algumas vezes pra ver se dá certo. Caso não der resultado, retire-os e faça o reset com um clipe de papel. É bem fácil.

        Mas pode ser que não dê resultado mesmo assim. Daí é necessário trocar o chip do cartucho.

  3. Boa tarde,

    Estava verificando no portal e vi que a impressora sublimática de vcs é a mesma q tenho,a epson T24, por isso aproveito para tirar algumas dúvidas. Sempre antes de fazer qualquer impressão peço a limpeza do cabeçote,como me foi orientado,mas mesmo assim todas as impressões saem com uns pontinhos como se fossem poeira e claro q com a temperatura passa p o produto.Me aconselharam a marcar foto de alta qualidade,mas vi q vcs orientam marcar só foto…será q está aí o problema?…Outra dúvida, vejo nas lojas um brilho diferente nas canecas,sempre vivas as cores,mas as minhas sempre saem desbotadas!
    Bom,fico no aguardo.

    Obg J
    juliana

    • Realmente, o correto é usar a qualidade foto, talvez você não precise fazer limpeza de cabeçote toda vez que for fazer alguma impressão, isso faz você gastar muita tinta. Se as canecas estao ficando desbotadas, verifique o tempo e a temperatura, a tinta que vocÊ esta utilizando ou também a caneca que você esta utilizando, ela tem que ser preparada para receber a sublimação, as canecas que eu uso são da Metalnox, a qualidade é ótima!

    • Juliana,

      Já passei pelo mesmo problema que você, desses pontinhos na impressão, experimente mudar o tipo de papel nas configurações de impressão. Por exemplo, eu mando imprimir na qualidade foto, papel semi-gloss, e meus problemas foram resolvidos.

  4. Olá Luiz, estou começando agora no ramo de sublimação e estou tendo um pouco de dificuldade para criar a arte na medida certa, para canecas cilindrica. Uso Photoshop pra desenvolver as canecas, mas essa especifica ta me tirando o sono.
    Grata e no aguardo,
    Ana

    • Oi Ana.

      Você pode entrar no site da metalnox e baixar os gabaritos que eles tem disponível no site. é só acessar a página de ajuda e pesquisar por canecas, ali o site vai encontrar tudo relacionado à caneca que tiver no site, incluindo os gabaritos que vão te devolver o sono! heheheheh

      grande abraço!

  5. Olá amigo bom dia.. primeiro parabensssssssssssss pelo blog perfeito.. bom eu comprei uma maquina deixei ai uns 3 meses paradas e vi que a resistencia tem tempo de duração de 3 meses ela mesma parada ela é valido esse tempo ou são 3 meses de uso????

    Outra questão observer que vc usa para impressão na configuração da impressora como papel normal e qualidade foto … me indicarão onde comprei a impressora colocar papal foto e qualidade foto melhor qualidade …. Mais achei minhas primeiras impressões meio apagadas até na impressão tb achei apagadas… oq seria.. poderia me ajudar…

    A outra duvida nossa quantas..kkk é tem um lado certo para os papeis??? Como eu sei???

    Valeu muito obrigado e Deus abençoe.

    • Olá Anderson, são muitas dúvidas mesmo.

      Se você poder me dizer aonde você comprou seus equipamentos, eu agradeço… Se o tempo de uso indicado é de 3 meses, a qualidade para mim, já é duvidosa, uma prensa de qualidade, por exemplo se for de canecas, você pode fazer até umas 600 prensagens, se for uma plana, você pode usar até uns 10 anos! quanto a impressão, você pode usar papel normal em qualidade foto que já é suficiente, o que você usa gasta muita tinta, o papel transfer existe um lado correto para impressão sim… terás que ver com seu fornecedor qual o lado certo.

  6. Olá Luiz, parabéns pelo seu trabalho no blog, muito prático.
    A situação é que comprei uma máquina, mas não tenho plano de comprar a impressora com as tintas para sublimação ainda, mas fui num fornecedor para imprimir as fotos para mim no papel transfer, e ele me cobrou 7 reais por foto! Eu não teria lucro nenhum! Preciso de alguém que imprima para mim, Você mora em qual estado? Editar eu edito no Corel, Abraço

    • Pense na lucratividade que você terá posteriormente, o investimento que você fará hoje, será pago com o tempo e a economia que você fará em relação a tercerização deste trabalho.

  7. Olá,

    Estou ansiosa pra receber minha prensa que acabei de comprar com o Raul da metalnox.

    Espero que esta venda continue após o recebimento da máquina.

    • Olá Raquel…

      é até um pouquinho complicado eu te explicar, mas é basicamente você fazer uma seleção no tamanho do gabarito e fazer uma máscara com essa seleção.
      Dou uma dica para você procurar tutoriais de Photoshop de como usar máscaras do Photoshop, eu aprendi muito procurando esses tipos de tutoriais, outra dica, se você não tem muita habilidade com photoshop, eu encontrei apostilas de corel e photoshop no site apostilando.com, basta procurar no google por eles…

      att.
      Luiz

  8. Pessoal, a título de colaboração estou escrevendo minhas primeiras experiências.
    Alguém aí falou em impressão desbotada ou manchada na caneca.
    Alguém falou que as cores não saem vivas.
    EU TAMBÉM TINHA ESSE PROBLEMA
    Vou contar o que fiz: Estava confuso se o arquivo em Corel era CMYK ou RGB.
    Fiz vários testes. Quando imprimia em CMYK as cores saíam mais reais, mas a caneca ficava EMBAÇADA, sem vida.
    Mudei para RGB e as cores saíam VIVAS, mas o preto, por exemplo, ficava quase laranja, como se estivesse queimado.
    Estava fazendo tudo certo, pré-aquecendo a caneca e o papel. Colocava a caneca e esperava chegar aos 200 graus e só então acionava o temporizador.
    Mas, vou dizer-lhes como funcionou para mim:
    Testei vários tempos e quanto menos tempo, menos a caneca queimava. Cheguei no valor de 120 segundos e 200 graus para essas canecas de porcelana. O preto ficou realmente preto e as cores vibrantes.
    Mas, não é só isso: eu coloquei a caneca e NÃO ESPEREI a temperatura chegar aos 200.
    Já liguei imediatamente o temporizador. Então, após 120 segundos, retirei a caneca e TUDO ESTAVA CERTO: Cores vibrantes, imagens não mais borradas e bem perto das cores reais.
    Ah, e não se esqueçam: deixem o papel bem firme na caneca para não dar bolhas ou manchas e podem grudar com fita isolante branca mesmo. Abraços e até mais. Qualquer dúvida escrevam pro meu e mail. 

    • Pode ser uma solução cabível, mas o que eu aconselho é sempre consultar o fornecedor a respeito do tempo e temperatura correto para cada produto, e também, as prensas térmicas existentes no mercado possuem suas peculiaridades e procedimentos de operação diferentes, é sempre bom consultar o manual de instruções do seu equipamento.

    • está acontecendo comigo quando estampo uma caneca a cor preta fica queimado já fiz varios teste e parece que quanto maior a tempertura e tempo mais queimado fica, vc disse que resolveu o seu problema a 200 graus e 120 segundos, foi isso mesmo?

      • o correto é você consultar o fornecedor da sua prensa térmica e do insumo, eles vão te dizer o tempo e temperatura indicado para o produto comprado, eu uso uma PCM 100 e as canecas da Metalnox e uso 200º e 40 segundos.

  9. Complementando o comentário anterior, notei que as canecas estavam manchando na parte de cima. Passei a usar um balde de água para resfriar a caneca logo após retirar da prensa.
    Parece que funcionou! 

  10. Bom dia!

    Por favor me socorra, ja imprimi várias vezes a mesma foto e todas saem com listras branca o que seria??
    Será que a tinta que comprei não é de boa qualidade pois coloquei os cartuchos na minha epson TX125 e dava esse problema, comprei uma T25 pra deixar somente pra impressões do dia a dia mais antes de começar a usar coloquei esses cartuchos com sublimática que tinha tirado da multifuncional e deu o mesmo problema, e olha que nas duas eu fiz, alinhamento de cartuchos limpeza das cabeças de impressão e ficou dando o mesmo problema. Me ajude por favor pois já é 03 da madrugada e não consegui resolver. Obrigado

      • Olá Luiz! Parabéns pelo blog!

        Me identifiquei com tua resposts sobre as “rodinhas” que deixam umas marquinhas na impressão (impressora T25). As rodinhas a que tu te refere são as rodinhas metálicas? Devemos remover toda a estrutura plástica que sustenta elas?

        • isso mesmo, mas não fui eu que tirei, levei numa assistencia téncnica de um amigo meu, ele entende disso, ai eu pedi pra ele tirar… Pede pra alguem que entende fazer isso, é sempre bom, pra não dá problemas.

    • Estou com o mesmo problema que você. Achei que fosse o papel, pois fiz vários testes em papeis de outras gramaturas e as manhcas não saem, somente em papel sublimático. Comprei em outra empresa outro tipo de papel, mas as marcas brancas também persistem.
      Parece-me, assim como me disseram na empresa fornecedora, que o problema é com os roletes da impressora que estariam com muita pressão. ):
      Ó vida, ó ceus…
      Temos que tentar solucionar isso. Removê-las não sei se seria o indicado, pois como o papel será puxado?

      • Tens razão claudio, concordo com você, mas eu tirei as rodinhas por conta em risco mesmo, sabendo que poderia dar errado, mas para mim não deu. Vai de cada um querer tirar… rsrsrs… Valeu pelo seu comentário, é sempre bom termos a opinião de mais pessoas!
        Até mais!

  11. amei… eu comprei a maquina para trabalha na minha cidade pois aqui e novidade e não sabia como ia aprende, com vocês esta sendo muito mais fácil. Estão de parabéns 

  12. Boa tarde ! 

    Estou acompanhando o blog e achei muito interessante, mas tenho uma dúvida !
    Realizei passo a passo a impressão no photofiltre (photoshop), mas na hora de estampar
    a caneca, o rosto da pessoa da foto sai vermelho, como se estivesse borrado, o que pode ser ?

    Estou utilizando 180 graus e 170 segundos.

    Muito Obrigado.

    Atenciosamente

    Denys Lucio 

    • talvez o tempo que você está usando pode ser. eu uso uma prensa metalnox e o sistema dela acho que é diferente da sua, eu uso 40 segundos.

  13. Oi, gostaria de adquirir uma maquina de sublimar canecas, gostei muito dessa sua.
    Poderia me indicar onde comprar, tato a maquina como canecas, tinta, etc:
    favor mandar em meu email
     
    Celia melo

  14. Boa tarde!

    Qual a fita adesiva que é apropriada para fixar a arte antes de fazer a subliminação na caneca?

    Tentei vária e todas mancham a caneca e outra posso ja tirar a caneca da maquina e colocar em um balde de aguá pra não ficar borrando a imagem mesmo depois de tirada pois a caneca ainda esta quente e continua a subliminação ???

    • Pois é Luis.

      Também tive o mesmo problema, a fita adesiva, eu uso fita crepe, mas eu colo na caneca só um pedaço bem pequeno apenas para segurar o transfer para não correr, depois eu passo um pano para tirar o que ficou da fita na caneca. Em colocar a caneca na água… eu não sei… já fiz esse experimento com canecas de cerâmica, mas eu não coloquei direto, eu esperei um pouquinho e depois coloquei em água morna… aí eu fiz isso numa caneca de vidro e ela quebrou (meio óbvio isso, não é, rsrsrsr), só que agora eu faço diferente, eu viro a caneca de ponta cabeça depois que eu tiro da prensa… pra mim amenizou um pouco… acho que na de ceramica da certo o que você falou… mas nao testei mais isso.

  15. amigo, comecei hoje na sublimação… testei 3 canecas e apesar da impressão perfeita no papel, quando tranfiro p caneca a imagem fica listrada e a foto fica quase toda no papel… oq pode ser? obrigado

    • Talvez possa ser o papel que você está utilizando ou a tinta, verifique com o seu fornecedor se o papel é realmente adequado para sublimação, também precisa analisar se as canecas que você está tentando estampar são desenvolvidas para isto, caso não sejam, não vai dar certo.

  16. Boa tarde. Estou prestes a iniciar os testes na PC100 porém tenho só uma dúvida: Existe a necessidade de utilizar uma papel resinado ou posso imprimir a arte numa folha normal 75g? Grande abraço.

    • Fabio, se você quer estampar uma caneca com uma prensa térmica, primeiro, a caneca deve ser específica para sublimação, e o transfer que você vai utilizar deve ser transfer sublimático impresso com tintas sublimáticas. Imprimir em impressora comum com papel normal 75g não vai dar certo e você só vai perder os produtos que você fizer teste.

  17. OI bom dia…gostaria da ajuda de voces…acabo de comprar uma impressora sublimatica e estou estranhando a impressao que sai nas folhas…sou novo nesse ramo e gostaria de saber se e normal sair bem clara a impressao no papel quase transparente ou se e alguma coisa na impressora ou qualidade da tinta…obrigado e agurado que alguem possa me ajudar…

  18. Gostaria de saber qual impressora é utilizada para usar o papel tranfer para personalizar as canecas. Oque preciso para personalizar canecas quais os materiais utilizados todos oque eu preciso, entre impressora canecas…etc. Obrigado.

  19. Eu posso fazer a estampa em qualquer tipo de caneca? ou precisa ser de algum material especial? 

    E por que é tão complicado fazer personalização em canecas pretas, vermelhas e de cores variadas? 

    • Somente é possivel sublimar canecas que estão preparadas para sublimação, como as canecas da metalnox.
      Canecas com cores variadas são mais escuras que a própria tinta, então não aparece direito.
      A caneca mágica da metalnox aparece quando aquece a caneca com café ou chá.

  20. Boa noite, parabéns pelo portal,… estou iniciando sublimação em canecas e infelizmente já andei estragando algumas rs tenho algumas dúvidas, essas canecas que eventualmente ficaram borradas ou com algum defeito tem como remover a estampa? Outra coisa sempre tenho duvida referente a pressão aplicada canecas plasticos e nas de cerâmica? Canecas mágica fiz uma ficou toda falhada, como se tivesse queimado, tem um preparo especial para esse tipo de caneca?

    • Olá Danielle. Infelizmente não tem uma maneira “usual” de remover a estampa da caneca e sublimá-la novamente. O que posso dizer é que, é assim mesmo. Uma hora acertamos, uma hora erramos. Com relação a pressão aplicada nas canecas, tanto nas de cerâmica quanto nas de plástico, é ideal que a resistência envolva toda a circunferência da sua caneca, de modo que o papel transfer sublimático tenha contato uniforme com a superfície do foto produto. Essa é a regra geral para personalização de canecas. Vai de você, ajustar para mais ou para menos a pressão. Sobre as canecas mágicas estarem queimando, você deve consultar no site do seu fornecedor o tempo e a temperatura indicados. O modo de preparação e sublimação são os mesmo que das canecas brancas.

      Espero ter esclarecido as suas dúvidas.
      Forte abraço e bons negócios.

  21. gostaria de saber como faço a sublimatizaçao na caneca magica tipo a off fria on quente agradeço nao consigo fazer aparecer qndo fria o off

  22. Olá, comecei a trabalhar com estampa de canecas há pouco tempo e não tenho muita experiência nesse processo.. algumas canecas das que faço saem perfeitas, já outras saem borradas ou manchadas e acabo perdendo algumas.
    Conforme informações que tive, estou aquecendo a prensa à 200° e deixando por 160s.. Pode ser temperatura e tempo errado que estão fazendo isso? As vezes a primeira que faço sai perfeita e as seguintes totalmente manchadas, mas em outras ocasiões é o contrário.. Já tentei de tudo e não sei o que causa isso.

    • Gabriela. Na sublimação, muitos fatores devem ser analisados até que se encontre uma solução. De momento, o que posso te dizer é que mantenha o papel sublimático armazenado em uma estufa para que toda e qualquer umidade seja eliminada antes da impressão e o papel possa absorver melhor a tinta. As canecas também devem ser pré aquecidas antes da personalização. Uma dica é, manter dentro da estufa algumas canecas junto dos papéis.

      Sobre o tempo e temperatura, recomendo que entre em contato com o fornecedor para verificar qual o mais adequado. Muitas prensas estão no mercado hoje em dia e, as configurações recomendadas podem mudar de acordo com a marca.

  23. Parabéns pelas informações, estou tentando criar arte na caneca mágica, porém a primeira que fiz ficou aparecendo as fotos quando fria a caneca, seria a qualidade da caneca ou ainda não fiz correto, por favor me ajudem com alguma informação, será que tenho que esquentar a caneca primeiro?

  24. Gostaria de saber qual CorelDraw você utiliza, pois quando mando imprimir não abre a tela de configuração de impressão igual a que você mostrou na imagem. Tenho a impressora Epson T33 não sei se isso interfere em algo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

onze − 10 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>