Como fazer foto produto com sublimação

Agora que você já conhece um pouco mais sobre sublimação e o que é necessário para a produção do foto produto, vamos a um passo a passo de como fazer um foto produto.

1 – A imagem: você pode adquirir a imagem a ser estampada de várias formas, pode ser uma foto digital, escaneada, uma montagem de foto, um desenho, etc., você pode também fazer as suas montagens a partir de templates que você encontra no site da Metalnox Foto Produtos, vai da sua criatividade usar a melhor opção para  fazer a estampa.

2 – Impressão: Imprima a imagem através de uma impressora que tenha tinta para sublimação em papel tranfer para sublimação.

3 – Aplicação: coloque o transfer sobre a superfície a ser estampada (camiseta, mouse pad, quebra cabeça, cartão postal, alumínio, etc.) na prensa térmica à temperatura de acordo com a recomendada pelo fabricante aplique a pressão no tempo determinado para cada produto, por exemplo, uma camiseta aplique 20s, uma placa de alumínio aplique 120s, e assim por diante, (cada foto produto possui um tempo e temperatura certo para aplicação, veja no site da Metalnox essas informações. Lembrando que os dados de tempo e temperatura podem variar de acordo com o fornecedor). Retire o papel transfer e veja o resultado.

No site da Metalnox você encontra mais vídeos com as instruções para confecção de foto produtos, encontra também gabaritos e templates para começar a fazer seu foto produto.

Veja abaixo o vídeo de como fazer a camiseta, como exemplo. 

20 comentários em “Como fazer foto produto com sublimação

  1. Olá! Quero saber se tu pode me ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

    Ao imprir o ploter com a arte seja vetorizada ou através de foto, quando transfiro no transfer na camiseta altera algumas tonalidades e cores….

    Sabe me dizer se é a configuração do corel, ou é o papel, ou a maquina de prensar…

    Agradeço se puder ajudar.

    Obrigado

    • Olá Apulko

      existem vários fatores que podem influênciar nessa diferença de cores como por exemplo a tinta pode ser de má qualidade, o papel não é adequado para a sublimação, a prensa térmica pode não estar configurada corretamente. Mas se a alteração das tonalidades de cores não forem muito expressivas, leve em consideração o fato de que para a impressão de materiais com tinta sublimática, na maioria das vezes substituimos os cartuchos originais por cartuchos genéricos que possam ser recarregados, bem por isso ele não tem as configurações originais e padrões da impressora, sendo assim naturalmente teremos uma margem de erro em relação a fidelidade total de cores.
      Porém se a alteração das cores forem muito acentuadas, por exemplo a foto sai muito avermelhada, ou amarelada, aconselho verificar se os cartuchos estão instalados corretamente, se estão totalmente recarregados, pode ser que a tinta que está sendo usada não é adequada para a sublimação ou até mesmo o papel. Quanto a configuração do aplicativo utilizado para enviar os arquivos para impressão é só manter as configurações padrões de impressão em CMYK.
      Expliquei ou compliquei?

      espero que posso ter ajudado na sua dúvida!

      grande abraço e feliz ano novo!

    • Olá Fabiana!

      Eu recomendo usar as impressoras epson, pois elas trabalham com cartuchos separados. Mas temos que analizar o seu perfil de vendas!!! se você vende ou pretende vender grandes quantidades indico a T1110 da epson, que você pode imprimir em até o tamanho de uma A3,
      se você tem uma produção menor, ou quer fazer um baixo investimento, a impressora T33 é suficiente. No caso das tintas, eu nao recomendo o sistema de Bulk pois correm o risco de entupir tinta na magueirinha, você tem que alterar as características da impressora, precisando fazer furos para passar mangueirinhas assim perdendo a garantia da impressora, dentre outros… Prefiro usar cartuchos recarregáveis, pois você só vai tirar os cartuchos originais e colocar os recarregáveis, para recarregar você só usa uma seringa sem agulha.
      você pode encontrar os cartuchos no site da metalnos: http://www.metalnoxfotoproduto.com.br

      Obrigado Fabiana!

    • Olá Fabiana,

      como citado no post, eu recomendo as impressoras epson, mas usando cartuchos recarregáveis com tinta para sublimação, não gosto muito do bulk-ink pois ele danifica a impressora, pode entupir as mangueirinhas, etc.
      os cartuchos recarregáveis eu sempre comprei na Metalnox (www.metalnoxfotoproduto.com.br)

      abraços!

    • Não tem como imprimir o branco em impressoras comuns, existem outros métodos como a base de OBM para fazer a sublimação, pesquise no Google, pode ser que você encontre esta base.

  2. Olá.. bom dia..
     
    Eu estou tendo dificuldade em ajustar as camisetas , eu coloco na prensa mas as vezes fica impossivel ajustar o meio correto.. sempre acontece da estampa nao ficar centralizada..
    Tem alguma dica .. pois ja perdi 4 camisetas por a estampa nao ficar bem no meio da camiseta..
     
    Obrigada!
     
     

    • Uma opção melhor para camisetas é a sublimação do tecido antes da confecção das mesmas e a utilização de uma prensa de termo transferência de formato maior. Assim você consegue sublimar a área total da camiseta, frente, costa e mangas. Neste processo, você ganha a área total da camiseta, estampando a imagem já no molde/faca para a costura e não se preocupa mais com a centralização da imagem no meio da camiseta, além de deixar seu produto com um aspecto e um acabamento superior. Emporio da Stampa.

  3. Preciso de ajuda, eu gosto muito de fotografar, e quero usar as minhas fotos nas canecas, acontece que quando coloco na medida elas ficam achatadas, como faço para TIRAR afoto de tal maneira que não achate quando ponho nas medidas.
    Agradeço e aguardo. 

    • Você tem que pensar no enquadramento da imagem antes de fotografar… ao colocar na caneca e no gabarito, você vai ajustar a imagem e aumentando elas proporcionalmente, sempre clicando nos cantos da foto para aumentar ou diminuir ela, se clicar no meio ou nos lados, ela vai achatar.

  4. PRECISO DE AJUDA,,GENTE EU TO MUITO NESCESSITADA,PRECISO TRABALHAR!COM MUITO SACRIFICIO  COMPREI UMA PRENSA DE 2° MÃO,, MAS EU PRECISO Q ME ENSINEN PASSO A PASSO  QUE TAMANHO  IDEAL TENHO DE COLOCAR NA CAMERA PRA BATER A FOTO,DEPOIS EM QUE PROGRAMA JOGO A FOTO Q ELA FIQUE BONITA  E COMO EU FAÇO PRA ELA FICAR NO TAMANHO CERTO Q TENHO DE ESTAMPAR,,POR FAVOR ME AJUDEM ALGUÉM,, Q ENTENDA,,ESTOU DESEMPREGADA E MINHA MÁQUINA É MINHA ÚNICA SOLUÇÃO,,MAS PARECE Q  NINGUEM GOSTA DE AJUDAR TO DESESPERADA=[[

    • Olá, Soll. Tudo bem?

      Desculpe-me pela demora em responder, este mês de janeiro tem sido bastante corrido.

      No site da Metalnox, na página de quase todos os produtos, tem tudo o que você precisa para trabalhar, lá você vai encontrar vídeos, gabaritos, artes prontas já no tamanho certo de cada produto, e em alguns vídeos mostra como você monta a arte em cada gabarito.

      E na sessão de ajuda, você encontra tudo isso reunido

  5. ola luiz minha maior dificuldade está sendo em criar as os moldes para canecas muito dificil gostaria de saber se tem algum video ensinando passo á passo a criar os moldes obrigado agradeço a atenção..

  6. Boa tarde,
    Vi que em seus posts você cita a Metalnox, e todo maquinário que uso é proveniente de lá. Tenho algumas dúvidas, espero que possas me ajudar. Prensei foto magnéticos, porém não me agradou o resultado. Existe algum detalhe como é o caso do azulejo, onde colocamos um tecido por cima? No site da Metalnox não tem vídeo sobre esse foto-produto. E no caso de papel adesivo, como proceder, você pode informar a temperatura e o tempo.
    Obrigado.

  7. Gostaria de tirar uma dúvida.Sublimei uma caneca com foto, só que a imagem saiu feia, danificada principalmente na parte superior,como se estivesse queimado.Esta no caso, a imagem foi enviada via whatsapp.Teria alguma relação com o problema? E já em outras canecas que não possuíam fotos,saíram com as cores fracas.
    o que pode estar acontecendo? Caso tenha um e-mail mando fotos para verificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

dezessete − onze =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>